E-commerce

Como usar o WhatsApp Business no e-commerce

17 setembro, 2019 (updated) |

Nos dias de hoje, é difícil imaginar que as pessoas passem um único dia sem trocar mensagens instantâneas, não é verdade? Um dos grandes responsáveis por isso é o WhatsApp, que nasceu como uma forma de comunicação pessoal, mas não demorou que a sua aplicação no universo profissional ganhasse espaço. Não por acaso, o próprio aplicativo se movimentou para criar o WhatsApp Business.

Nos dias de hoje, é difícil imaginar que as pessoas passem um único dia sem trocar mensagens instantâneas, não é verdade?

Um dos grandes responsáveis por isso é o WhatsApp, que nasceu como uma forma de comunicação pessoal, mas não demorou que a sua aplicação no universo profissional ganhasse espaço. Não por acaso, o próprio aplicativo se movimentou para criar o WhatsApp Business.

Trata-se de uma excelente ferramenta para as empresas, incluindo os e-commerces, que desejam personalizar e ampliar seus atendimentos, de forma profissionalizada, proporcionando uma melhor experiência para os seus compradores. A interface é bem parecida com a versão convencional do app, mas acrescenta particularidades específicas para os negócios.

Neste texto, explicaremos como funciona o WhatsApp Business para e-commerces, elencando algumas vantagens de disponibilizar esse canal de atendimento para o consumidor. Em seguida, daremos dicas para você otimizar seus resultados. Acompanhe!

Entenda como funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp pode não fazer tanto sucesso nos Estados Unidos e em países da Europa, mas reina na América do Sul — principalmente no Brasil. Isso significa milhões de mensagens trocadas todos os dias, o que representa infinitas possibilidades de negócios.

No caso da versão do aplicativo para negócios, podemos destacar que as mudanças são mais evidentes em:

  • ajustes de empresa — modifica particularidades da parte profissional do aplicativo;
  • estatísticas — mostra todas as estatísticas da conta, incluindo mensagens enviadas e recebidas e aquelas que não foram lidas;
  • mensagens automatizadas — possibilita a configuração de mensagens de boas-vindas ou de ausência, que são disparadas conforme algumas palavras-chave que os usuários mencionam.

O WhatsApp Business ainda permite criar perfis e está disponível para acesso pelo app ou via web. Como não poderia deixar de ser, muitos e-commerces estão utilizando a ferramenta como um ótimo método de comunicação. Além de estabelecer uma ordem para a gestão de atendimento, também permite um eficiente serviço de pré e pós-venda.

Conheça as vantagens de aderir a essa ferramenta no e-commerce

A seguir, destacamos algumas vantagens de a sua loja virtual aderir ao WhatsApp Business. Veja!

WhatsApp web

Assim como acontece com a versão comum do aplicativo, é possível que o empreendedor acesse suas conta via desktop, pelo WhatsApp. Isso é indispensável para gerenciar os contatos e as comunicações da conta.

Criação de métricas

Como sabemos, as métricas são essenciais para qualquer negócio. Por meio delas, é possível identificar padrões e, assim, avançar no que dá certo e recuar naquilo que dá errado.

Por meio do WhatsApp Business, é possível ver informações relacionadas às leituras, além das mensagens enviadas e entregues. Uma vez que você fica atento a esses dados, consegue mapear aquilo que pode ser melhorado para otimizar seus resultados.

Utilização de tags

Para facilitar a organização dentro do app, há a opção de usar algumas tags, de forma que você encontre as conversas rapidamente. Com isso, as comunicações podem ser marcadas de acordo com determinadas categorias. Dentro das categorias, é possível criar etiquetas para entender as conversas com cada consumidor.

Interface intuitiva

Uma outra vantagem do WhatsApp Business é que ele é muito simples de ser utilizado. Diferentemente de uma ligação, a comunicação pelo off deixa o cliente muito mais à vontade. Afinal, é o usuário que decide quando ver e responder a mensagem, o que não é possível por meio de uma ligação.

Comunicação rápida

Como não poderia deixar de ser, a comunicação rápida é uma das grandes vantagens do WhatsApp Business. Diferentemente de outras plataformas, o app permite que a sua comunicação seja lida bem rapidamente. Por isso, é muito importante ter cuidado com a forma como você se comunica.

Novas funcionalidades

O WhatsApp Business dá sinais de que está indo muito bem e uma prova contundente disso é a criação de uma API, que facilita incluir o app entre os canais de comunicação oficiais da empresa.

Para quem não sabe, API é uma sigla em inglês para Application Programming Interface, que nada mais é do que uma espécie de “ponte” que permite a otimização de transmissão de dados entre sistemas e empresas. Nesse sentido, a API para o WhatsApp Business permite:

  • fácil acesso a informações transacionais — como acompanhamentos de pedidos pela web e a confirmação de transações;
  • utilização do WhatsApp como um canal de atendimento comercial — da mesma forma que acontece no Facebook Messenger, será possível adicionar um botão que leve as pessoas a uma janela de conversa, com informações previamente programadas.

Saiba como alcançar os melhores resultados

Adotou o WhatsApp Business no seu e-commerce? Então, acompanhe as dicas para alcançar melhores resultados que separamos para você!

Mantenha um bom relacionamento

Quando enviar mensagens para os seus contatos, tenha sempre o cuidado de falar de assuntos realmente relevantes para a pessoa com a qual estabelecerá uma comunicação, mantendo um bom relacionamento.

Utilize uma boa estratégia

Aproveite todos os recursos do app para estabelecer uma boa estratégia. Nesse caso, é válido lembrar que o WhatsApp não deve ser o único canal de comunicação com seus potenciais consumidores.

Estabeleça contato apenas com clientes

Cuidado para não transformar o WhatsApp em um canal invasivo, com ações de abordagem com pessoas desconhecidas. O app é ideal para melhorar e consolidar a relação com quem já compra de você.

Faça vendas pelo app

Como é rápido e instantâneo, o WhatsApp pode ser ótimo para você gerar novas vendas para a sua empresa. Por isso, se a sua empresa tem um catálogo ou está com alguma promoção especial, não hesite em enviá-los para os seus clientes — desde que os produtos estejam alinhados com as necessidades dos consumidores.

Realize o pós-venda

O WhatsApp é um canal excelente para você realizar seu pós-venda e checar se o consumidor teve uma boa experiência, se o produto atendeu as expectativas, entre outras questões.

E então, o que achou dessas dicas para adotar o WhatsApp Business em seu e-commerce? Como mostramos ao longo do texto, trata-se de uma ferramenta essencial para se aproximar dos consumidores e melhorar seus resultados.

Se você curtiu o texto, aproveite e conheça as 4 principais tendências de marketing digital para 2019!

One thought on “Como usar o WhatsApp Business no e-commerce

    Avatar
    Wellington
    13 dezembro, 2018

    O artigo deveria informar os leitores que a API, a característica mais interessante, não está disponível para todas as empresas, o Facebook escolhe as empresas que terão acesso, uma a uma e isto é muito estranho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.