Redes Sociais

Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no mundo? Descubra aqui!

7 junho, 2019 (updated) |

As redes sociais são o meio de comunicação em que, hoje em dia, qualquer pessoa pode estabelecer contato. São muitos os usuários ativos e cada um deles trazem uma forma de interação peculiar que vai aprimorando conforme os avanços tecnológicos e as inovações de mercado.

Existem as mais populares, aquelas consideradas redes sociais mais usadas e que abrigam um grande número de adeptos, podendo ser usadas para fins profissionais e para manter vínculo com as pessoas que você foi conhecendo ao longo da vida.

Segundo os serviços Hootsuite e We Are Social, somos mais de 4 bilhões de conectados. Vamos ver quais são as redes sociais que abrigam o maior número de usuários? Confira!

1. Facebook

Criada por Mark Zuckerberg no ano 2004, o Facebook abriga dentro da sua plataforma cerca de 2 bilhões de usuários conectados de quase todo o mundo — só não está disponível na China, local onde é proibido. Com ele você pode criar um perfil público, no qual você pode propagar uma mensagem por meio de imagens, vídeos e outras mídias.

Quem tem o cadastro tem a possibilidade de criar uma fanpage para empresas e figuras públicas, o que possibilita a divulgação de produtos e serviços oferecidos. O Facebook também conta com o Marketplace, que é uma função que permite a compra e venda de mercadorias entre usuários.

2. YouTube

Eis uma plataforma, pertencente a empresa Google, que cresce cada vez mais, sendo líder no mercado de compartilhamento audiovisual e que não precisa ter cadastro para acessar seu conteúdo. O YouTube tem cerca de 1 bilhão de usuários e está disponível desde 2005.

Nessa plataforma, o usuário pode tanto assistir um vídeo da sua preferência quanto também consegue publicar um material audiovisual e torná-lo público. Inclusive, dependendo do número de visualizações que os vídeos recebem, é possível começar a ser pago pelo conteúdo original que é divulgado.

3. WhatsApp

O WhatsApp existe desde 2009, mas em 2014 ele foi adquirido por uma das redes sociais mais usadas do mundo: o Facebook. Vendida pelo preço de US$ 16 bilhões, é considerada a rede social de envio de mensagens instantâneas mais popular do Brasil.

O aplicativo está presente em quase todos os smartphones do país, disponibilizando o envio de diversas mídias, como a possibilidade de carregar uma foto ou vídeo no status, que será apagada automaticamente 24 horas após o upload. Com sua atualização, o usuário tem a escolha de configurar o texto que será enviado com as ferramentas disponíveis: negrito, itálico e sublinhado.

4. Facebook Messenger

No começo era mais um serviço incluso, mas, após virar aplicativo, o Facebook Messenger conquistou um lugar de destaque na lista de redes sociais mais usadas no mundo. Ele tem a mesma quantidade que o WhatsApp: 1,2 bilhão de usuários, possibilitando o envio de mensagens instantâneas para qualquer usuário que seja cadastrado no Facebook.

Nele você pode saber se uma determinada pessoa está online, se ela leu a mensagem que você enviou e também tem a possibilidade de criar grupos para trocar informações com mais de um usuário ao mesmo tempo. Essa função você também pode ser encontrada no WhatsApp, sendo com um número mais estendido de participantes.

5. WeChat

Com exceção do YouTube, vemos até agora que as redes sociais que contam com o domínio de Mark Zuckerberg têm um alcance mundial muito mais alto e são bastante populares. Lembra que falei que o Facebook é proibido na China? Então, não é por causa disso que lá as pessoas deixarão de se comunicar.

O WeChat tem 900 milhões de usuários, sendo uma rede social mais utilizada pelos chineses e demais pessoas do continente asiático. Esse aplicativo também é disponível no Brasil e tem as funções “Friend Radar”, “Olhar ao Redor” e “Agitar” para se conhecer novas pessoas.

6. Instagram

Outra empresa adquirida pelo Facebook é o Instagram, que tem cerca de 800 milhões de usuários ativos. Inicialmente conhecido como um aplicativo para divulgação de fotos, no decorrer das suas atualizações, ele passou a abrigar vídeos com mais de 60 minutos e a ter a mesma função contida no Facebook e no WhatsApp de publicar fotos e vídeos que são removidos após 24 horas.

É possível enviar e receber mensagens instantâneas e postar vídeos de longa duração, 10 a 60 minutos dependendo da conta, por meio do IGTV. Para os que tem mais de um cadastro, é possível monitorar até três contas de usuário dentro da plataforma, o que é ótimo para quem tem um perfil pessoal e outro profissional, por exemplo.

7. Twitter

Com um alcance muito reduzido atualmente, comparado às outras redes sociais mais usadas, o Twitter teve sua popularidade logo em sua estreia, em 2009, mas até hoje é conhecida com uma rede social para divulgar opiniões por meio de frases mais objetivas.

Depois de muito tempo limitando o usuário a escrever com até 140 caracteres, as novas atualizações da rede social permitiram o upload de vídeos, gifs, fotos e dobraram a quantidade de caracteres. A rede ainda é muito conhecida por promover o diálogo entre figuras públicas da sociedade e empresas diversas para com seus públicos.

Seja qual for a plataforma que a sua empresa deseja se posicionar ou promover seu conteúdo, é preciso ter ferramentas de engajamentos para elaborar estratégias que enriqueçam a sua presença online. Como vimos, o Facebook é a mais popular de todas, mas isso não significa que você precisa concentrar todas as suas táticas nela, até mesmo porque a maioria das pessoas têm conta em mais de uma rede social.

Se uma empresa procura ganhar mais seguidores e ter retorno financeiro com isso é preciso bem mais que criar um perfil. São necessárias táticas que vão de encontro com a inovação, e estar sempre atento as atualizações de cada rede social e ter estratégias que possibilitem esse engajamento fará com que você conquiste o status de bom influenciador digital.

Se você gostou desse conteúdo e quer que outras pessoas se beneficiem dele, não deixe de compartilhar ele nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.