Como Utilizar o Gatilho Mental de Urgência/Escassez para Aumentar suas Conversões com Email Marketing

Para entender como o gatilho mental de urgência/escassez age, primeiro temos que entender como funciona a mente do consumidor.

¿Cómo Utilizar el Gatillo Mental de Urgencia/Escasez para Aumentar tus Conversiones con Email Marketing? - E-goi

Em muitas ocasiões de compra os clientes seguem as seguintes etapas: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas e a compra. O intervalo entre cada etapa pode durar alguns segundos, algumas horas, alguns dias ou meses. Ou ainda, na pior das hipóteses, a compra pode não ser realizada, até porque achar que não é prioridade é muito comum.

Em contrapartida, você já percebeu que quase tudo o que está menos disponível a nós é mais valorizado? Um produto se torna mais desejável quando é escasso. Muitas vezes até gera paixões como algumas marcas de luxo. Você já se viu sonhando com uma Ferrari?

 

Usando o Gatilho Mental de Escassez para fechar negócios

Outro exemplo, você pretende comprar um apartamento e anda avaliando algumas opções. Um dos imóveis visitados é perfeito, está numa ótima localização, o preço está dentro do seu orçamento, é espaçoso, é completamente novo, a vista é incrível, ou seja, é uma oportunidade única. Então o seu corretor de imóveis liga e diz que há um outro cliente interessado neste apartamento, e que se você realmente quiser, deverá fechar negócio já. Um imóvel nestas condições raramente aparece. O que você faria?

Pois bem, é justamente este sentimento de perda (com a urgência e a escassez), somado a uma ansiedade positiva, que coloca a razão de lado e acelera o momento de decisão de uma compra.

Aumentando as suas Conversões através do Email Marketing

Uma das formas de trabalhar com este gatilho mental é inserindo na sua campanha de e-mail marketing uma validade para uma oferta, através de um relógio com contagem regressiva. O que chega na mente do cliente é: eu tenho uma ótima oportunidade com desconto, mas se eu não comprar agora, eu perco.

Como implementar na prática

Para isso, utilizamos um serviço gratuito chamado Sendtric. O passo a passo do uso do Sendtric + E-goi está neste vídeo:

Se preferir, pode seguir também as etapas:

SENDTRIC

1) Acesse o Sendtric (http://sendtric.com)

2) Insira seu e-mail.

3) Determine a data para a contagem regressiva.

4) Escolha o seu idioma. Isto é importante para que os termos “dias, horas, minutos e segundos” apareçam no idioma adequado.

5) Escolha as cores do fundo (background) e números (numbers).

6) Se desejar que o relógio fique centralizado, marque a opção “Encapsulate in a centered table?”. Este recurso funciona na maioria dos provedores de e-mail, porém em alguns o relógio fica alinhado à direita.

7) Aceite os Termos de Serviço. E clique em “Gerenate”.

8) Copie o código gerado no Sendtric.

E-GOI

Se já é cliente E-goi, basta clicar aqui, fazer login na sua conta, e avançar para a sua campanha de email no E-goi. Consulte este guia se ainda não sabe como criar uma.

Se ainda não é cliente E-goi, basta criar uma conta E-goi aqui:

E seguir este passo a passo:

9) Acesse a sua campanha criada no E-goi (Easygoi).

10) Adicione o elemento “texto longo” em sua campanha e cole o código gerado no Sendtric.

11) E por último, a dica mais importante: faça muitos testes antes de enviar para a sua lista de contatos.

Se você tiver dúvida em alguma etapa deste processo, veja o vídeo. Se a dúvida persistir, comente logo abaixo.

O que pensam deste artigo...
  1. Andrea says:

    Muito legal e útil este post! Obrigada!

    • Alex Barbosa says:

      Andrea, obrigado pelo seu feedback. Espero mesmo que seja útil para muitos empreendedores. Sucesso para você!

  2. Valmiro Nunes says:

    Egoi vocês são demais… simbora implementar a dica.Obrigado

    • Alex Barbosa says:

      Olá Valmiro, tudo bem? Parece que esta dica foi feita para você! 🙂 Sucesso nas vendas!

  3. Alex Alberto says:

    Que dica preciosa Alex! Vou testar na minha próxima campanha.. obrigado!

    • Alex Barbosa says:

      Alex, obrigado! Espero que tenha sucesso na sua próxima campanha.

  4. Antônio Fernando - Universidade do Vendedor says:

    É verdade Alex, o “Gatilho Mental” funciona mesmo. As pessoas são motivadas pelo “Prazer ou pela Dor”… e criar um gatilho mental em cada situação vai ajudar a acelerar as vendas, pois é natural as pessoas sempre adiarem. Grato pela sua contribuição… valeu!

  5. César says:

    showww!!!

  6. Antonio Lopes says:

    Muito inteligente e proveitoso o conteúdo do blog que aqui vocês nos apresentam. De forma bastante clara e concisa.
    Parabéns e sucesso!!

  7. MOYSES ARAUJO says:

    Muito bom e simples de usar. Grato.

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