Como um programa de fidelização pode elevar o nível do seu negócio

De qué manera un programa de fidelización puede elevar el nivel de tu negocio - E-goi

O que é um programa de fidelização?

Você sabe o que é um programa de fidelização, acredite. A menos que tenha vivido como um eremita na última década, já ouviu falar (ou até recorreu a) cupões de desconto em supermercados, milhas de companhias aéreas ou pontos de unidades hoteleiras. Tudo isso são exemplos de estratégias de fidelização.

Um programa de fidelização tem um objectivo bastante simples: o de convencer o consumidor a repetir o consumo. Todo e qualquer produto ou serviço pode beneficiar disto – hoje em dia há pouquíssimos produtos que só se comprem uma vez. Portanto, quem é que não quer um consumidor recorrente?


Porque é que um programa de fidelização é valioso para si?

Bem, para começar, há uma razão que diz muito a todos os empresários e directores por aí espalhados: programas de fidelização aumentam os ganhos. E é fácil perceber porquê. O custo de aquisição de novos clientes é substancialmente superior ao custo de retenção de um cliente fidelizado. O custo para atrair novos clientes é, em média, 5 vezes superior ao custo de manter um actual, segundo a Invespcro.

Há que considerar, também, a psicologia humana. Alguns programas de fidelizaçao oferecem um sistema de hierarquização de clientes (clientes “gold” ou “silver”, por exemplo), ou alguma forma de gamificação que apela ao competidor que há em todos nós. Quando bem desenhados, programas deste tipo são altamente eficazes.

Depois, e ainda dentro do campo da psicologia humana, nós temos tendência para preferirmos o que já conhecemos. É essa, justamente, a razão pela qual é tão caro atrair novos clientes, mas não manter os actuais.  É por isso, também, que apelar a valores como lealdade, gratidão e reciprocidade funciona tão bem.

Por último, há uma dimensão de branding associada a estes programas. Um programa de fidelização funciona, ao mesmo tempo, como um “obrigado” ao cliente e como mais uma camada de comunicação. É o tipo de coisa que aumenta o grau de consciencialização sobre a marca e apaixona clientes.


“Como posso iniciar um programa de fidelização?”

Antes de mais, deve pensar internamente no desenho do seu programa de fidelização, em como o vai comunicar e como funcionará o sistema de recompensas – brevemente escreveremos sobre o tema. Depois, o melhor que tem a fazer é dar uma vista de olhos no QERO, uma Plataforma de Fidelização que torna o processo muito mais simples.

Segundo as palavras do próprio QERO:

“É um sistema que permite comunicar e fidelizar os seus clientes. Com o QERO vai ter a possibilidade de ter uma app mobile – que irá correr em ambiente QERO -, comunicar com os seus clientes – através de push notification – e gerir pontos/crédito de forma fácil e rápida (não confundir com um sistema que cria e gere campanhas de fidelização).

Como o QERO está incluído no ecossistema E-Goi, poderá usufruir de todas as outras valências (veja mais em E-Goi.com.br).”

E se nos perguntar porque razão deve escolher o QERO para o ajudar, a resposta é bastante simples:

“A App QERO não tem qualquer custo associado, é completamente gratuito. Só paga uma mensalidade para enviar push aos seus clientes.
Todos os custos associados à aquisição de uma app mobile estão por nossa conta – não terá que a desenvolver, não terá que criar o design nem terá que pagar o espaço nas stores – para si deixamos a comunicação e fidelização com o seu cliente.”

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