Como acertar no tom de voz da marca nas redes sociais?

A maneira como uma empresa se comunica com seu público-alvo, tanto on quanto off-line, é uma das características mais marcantes de sua identidade. No mercado, esse traço é conhecido como o tom de voz da marca.

Como acertar no tom de voz da marca nas redes sociais? | E-goi

Uma estratégia de comunicação não se limita a elementos gráficos. Afinal, os consumidores também se identificam com uma empresa — em meio a tantas concorrentes — ao reconhecer o modo como ela se direciona a eles.

Neste conteúdo, mostramos como acertar no tom de voz da marca em suas ações nas redes sociais. Quer saber mais sobre como utilizar a linguagem ideal? Continue a leitura e confira!

Considere os valores e os objetivos da marca

O primeiro passo para estruturar uma estratégia de comunicação é entender os valores e as metas do negócio. É imprescindível encontrar uma maneira de se comunicar que seja condizente com a realidade da marca e a postura que ela assume no dia a dia.

Quando a empresa se comunica com seu público de modo que ele se identifique, mas demonstra clara falta de espontaneidade e sinceridade, as chances de que o resultado seja negativo são muito maiores. Por isso, é essencial que o tom de voz da marca seja, acima de tudo, verdadeiro.

Identifique as principais características da persona

É comum que os empreendimentos — uma loja física, um blog monetizado ou outros — queiram vender algo a alguém. Para que esse processo seja bem-sucedido, é preciso que o cliente se sinta atraído pela marca.

Para se aproximar da persona e encantá-la, é necessário que se fale a língua dela e que se mantenha uma ligação com a realidade na qual ela está inserida. Essa é a forma de desenvolver um vínculo forte e verdadeiro.

Então, identifique as principais características do cliente. Isso facilita o processo de construir o tom de voz da marca, pois permite que o negócio fale o que o público quer e precisa ouvir no momento mais oportuno.

Calendario Marketing E-goi

Escolha bem as redes sociais da estratégia on-line

O próximo passo é escolher as plataformas de redes sociais que farão parte da estratégia de marketing digital. É nelas que o tom de voz da marca será usado. Essa escolha não deve alterar o tom de voz já implementado: ao contrário, deve garantir que a comunicação como um todo seja mais efetiva.

Ainda que a empresa já tenha uma linguagem própria, as redes sociais apresentam possibilidades de variação. Isso porque elas têm particularidades de engajamento e comunicação que precisam ser consideradas na produção do conteúdo.

Assim, o Facebook e o Instagram, embora tenham características parecidas, necessitam de ações diferentes. Afinal, o público interage de maneira distinta em cada plataforma e é preciso ter isso em mente ao elaborar as atividades.

Atribua valores humanos à marca

Uma das melhores práticas para agregar valor ao tom de voz da marca e fazer que ela se destaque da concorrência, é atribuir valores humanos ao negócio do ponto de vista dos consumidores e do mercado.

Por isso, a brand persona deve parecer real e demonstrar sentimentos, desejos, ambições e dificuldades como qualquer pessoa. Além disso, é essencial que esteja aberta a mudar de ideia, se necessário, e colocar-se no mesmo patamar do público para ouvi-lo.

O consumidor moderno está em constante busca por identificação e reconhecimento. Afinal, foi acostumado assim pela voz ativa que as redes sociais lhe proporcionaram. Assim, ele tem preferência por marcas inteligentes, honestas, com senso de humor e outras características que respeitem e cativem o público.

A ideia de despertar a emoção dos usuários está diretamente ligada à aproximação e ao engajamento. Tenha em mente que isso torna o diálogo entre a marca e o cliente mais natural e, consequentemente, estrutura o relacionamento com base em transparência.

Isso vai garantir que os laços construídos entre a companhia e a audiência não se quebrem com facilidade. Dessa forma, o principal resultado é a fidelização do consumidor à marca.

Faça as perguntas certas

Outra estratégia simples e efetiva para acertar no tom de voz da marca nas redes sociais é questionar-se a respeito do próprio negócio. As respostas servirão como base para melhorar as tomadas de decisão, implementar boas práticas de gestão e criar uma persona assertiva. Entre as perguntas que devem ser feitas estão:

  • Quem representa a marca?
  • Se a marca fosse uma pessoa, quem ela seria e que tipo de personalidade teria?
  • Qual seria a relação da marca com o consumidor se ela fosse uma pessoa?
  • Quais adjetivos descrevem a marca de maneira resumida?
  • Quais características negativas a marca não quer que sejam associadas a si?
  • Existem outras empresas com personalidade parecida?
  • Em que elas se aproximam da marca e quais aspectos mais chamam a atenção nelas?
  • O que a empresa quer que os clientes pensem a respeito dela?
  • Qual o principal propósito da marca nas redes sociais?
  • Qual o objetivo do perfil da marca?

Em resumo, a ideia é saber o que a empresa quer transmitir nas redes sociais. A partir disso, fica mais fácil identificar o tom de voz da marca. Uma empresa que se destaca nesse quesito é a Netflix, que adotou uma linguagem informal e estratégias que garantem alto índice de engajamento entre os seguidores.

É importante lembrar que muitas dessas práticas não se limitam às redes sociais. É possível aplicá-las, ainda, para determinar o tom de voz a ser utilizado em outros canais de comunicação da companhia, como o SMS e o e-mail marketing.

De forma geral, então, definir o tom de voz da marca a ser utilizado nas redes sociais é uma tarefa de grande responsabilidade. Afinal, pode representar o sucesso ou o fracasso das estratégias de comunicação da companhia.

Contudo, ao estabelecer os valores e os objetivos da organização, bem como definir corretamente a persona, as chances de falar uma língua que os clientes entendam são maiores. E isso, naturalmente, vai aumentar o engajamento e representar mais vendas.

Ainda tem dúvidas sobre como acertar no tom de voz da marca nas redes sociais? Quer saber como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!

  1. Marcos Cordeiro says:

    Muito bom este artigo e com certeza usarei as dicas para o posicionamento da minha marca na internet através das redes sociais e dos blogs que desenvolvo para meus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.