Mobile Marketing

Como Fazer SMS Marketing: O Guia Definitivo

14 setembro, 2023 |

SMS Marketing: o que é? Como fazer? Quais as vantagens? Descubra agora mesmo!

Você certamente sabe o que é SMS, mas será que já considerou o SMS Marketing como uma estratégia para impulsionar o seu negócio? 

Talvez você esteja se perguntando: “Como fazer SMS marketing? ” Será que é realmente eficaz?” Bem, deixe-me compartilhar alguns dados surpreendentes com você.

Imagine que 90% das pessoas que recebem um SMS abrem a mensagem em seus celulares em até 3 minutos após recebê-la. Isso mesmo, em apenas alguns minutos! 

Com uma taxa de abertura tão alta, o SMS Marketing se destaca como um canal de comunicação poderoso.

Aqui está um pensamento interessante: Você considera o SMS caro? Mas já parou para calcular quanto tempo você gasta mexendo no seu smartphone todos os dias? Quando uma mensagem chega, você não corre para ler imediatamente?

A verdade é que o SMS Marketing pode ser uma das formas mais eficazes de se comunicar com seus clientes. Se você ainda não está usando esse canal, pode estar deixando dinheiro na mesa.

Então, vamos mergulhar nessa estratégia poderosa juntos e entender o que é SMS, como usá-lo no marketing e mais. Vamos lá!

O que é SMS Marketing?

A sigla SMS significa Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas, em português. 

O SMS no Marketing, ou SMS Marketing, é uma estratégia de comunicação e divulgação de produtos, serviços ou informações de uma empresa ou marca por meio do envio de mensagens de texto para os celulares de seus clientes ou potenciais clientes. 

Essas mensagens de texto curtas e diretas são usadas para alcançar o público de forma rápida, imediata e personalizada. 

Afinal, é uma forma de notificação que está a um disparo do alcance da audiência da empresa, já que as pessoas passam cada vez mais a usar o smartphone no dia a dia, seja para trabalho, lazer, se informar ou comprar on-line.

Ou seja, o SMS Marketing permite que as empresas se conectem diretamente com seus clientes, criando um canal de comunicação eficiente e de alto impacto. 

As mensagens podem ser utilizadas para diversos fins, como promoções, ofertas exclusivas, lembretes de eventos, atualizações de produtos, pesquisas de satisfação e muito mais.

E como vimos acima, uma das principais vantagens do SMS é a sua alta taxa de abertura das mensagens, uma vez que a grande maioria das pessoas costuma ler suas mensagens de texto quase que imediatamente após recebê-las. 

Isso torna o SMS uma ferramenta poderosa para alcançar o público-alvo de forma rápida e eficaz.

Mas, como veremos nas dicas ao longo deste guia, é importante utilizar o SMS com responsabilidade e bom senso! Evite o envio de mensagens em excesso ou não solicitadas, para não correr o risco de ser percebido como spam pelos clientes. 

Com uma abordagem cuidadosa e personalizada, o SMS Marketing pode ser uma valiosa estratégia para impulsionar o engajamento dos clientes, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com a audiência.

Leia mais: O que é tráfego orgânico e a importância para sua empresa

Como funciona o processo de envio e recebimento de SMS?

Vimos o que é SMS no marketing, agora vamos entender como funciona esse processo. Na prática, o envio e recebimento de SMS são processos relativamente simples, mas é essencial compreender o seu funcionamento para utilizar o SMS Marketing de forma eficaz.

O processo geralmente ocorre da seguinte maneira:

  1. Envio: nessa primeira etapa, a empresa escolhe um serviço de SMS Marketing, como a E-goi, que fornece uma plataforma para criar e enviar mensagens SMS. A empresa insere o conteúdo da mensagem, seleciona a lista de contatos para receber o SMS e define o horário de envio.
  2. Transmissão: depois, ocorre a transmissão por meio de uma operadora de telefonia móvel para os números de celular da lista de contatos selecionada.
  3. Recebimento: em sequência, os destinatários recebem a mensagem em seus dispositivos móveis. Geralmente, o SMS é entregue instantaneamente, o que torna essa estratégia perfeita para promoções especiais, por exemplo, ou para aproveitar o timing de algo que está acontecendo no momento.
  4. Interação: por fim, dependendo do conteúdo da mensagem, os destinatários podem responder ao SMS, interagindo diretamente com a empresa.

É importante lembrar que, para o SMS Marketing, é essencial obter a permissão dos clientes antes de enviar mensagens, evitando assim o envio não autorizado e garantindo uma abordagem mais personalizada e efetiva. A ideia é abrir um canal de conversa direto e instantâneo sem ser um incômodo ou spam para seus clientes.

Quais as melhores práticas no SMS Marketing?

O celular é um dispositivo bastante íntimo. Não é qualquer marca que tem acesso ao número do seu telefone, por exemplo. 

Na maioria das vezes, os contatos registrados são de pessoas que já fecharam algum tipo de compra ou negócio com você e a intenção, obviamente, é manter e aprofundar essa relação. Para que isso aconteça deve ter alguns cuidados.

Como fazer sms marketing passo a passo

Para colocar em prática as melhores práticas, vale a pena ir além do entendimento sobre o que é SMS e aprender o passo a passo, não é mesmo? Confira abaixo as nossas dicas.

1. Defina objetivos

Pensava que ia começar já a enviar SMS? Existe uma parte muito importante de qualquer estratégia que muitas vezes é deixada de lado: qual é o problema que quer resolver? Existe uma oportunidade de negócio que quer explorar? E qual é o seu objetivo?

Alguns dos seus objetivos para uma ação de SMS marketing poderão ser: aumentar as suas vendas, obter feedback através de uma enquete ou simplesmente relacionar-se com o seu público.

Tenha isso claro antes de iniciar a sua campanha de SMS marketing. E principalmente estabeleça metas, tenha números em mente. Exemplo: Quero realizar 50 vendas ou quero obter 200 participações no meu concurso.

2. Defina a sua estratégia

Agora que já definiu o seu objetivo, vamos alinhar a estratégia de como fazer sms marketing. Imagine que quer recuperar clientes inativos. Qual será a melhor estratégia? Oferecer um desconto? Comunicar que agora tem os custos de envio grátis?

Acho que já entendeu qual é a ideia 🙂

Defina claramente aquilo que vai impactar os resultados que definiu como objetivo.

3. Escolha o software de SMS Marketing

Escolha cuidadosamente o serviço de SMS marketing que vai usar. Tenha atenção a serviços que têm preços ridiculamente baixos. 

Podem estar usando rotas de qualidade duvidosas que simplesmente não vão entregar as suas mensagens. Atenção também aos números com portabilidade.

Existem serviços que não lhe permitem saber sequer se os seus SMS foram entregues nem personalizar o remetente da mensagem.  

Nós aqui na E-goi usamos o nosso próprio software de SMS marketing que é um SaaS, com um interface que lhe permite criar e enviar os seus SMS facilmente, com personalização e relatórios detalhados.

Assim só precisa focar-se na sua estratégia, nos seus objetivos e em como fazer SMS marketing da forma correta.

4. Já tem uma lista de contatos?

Já escolheu o seu serviço de sms marketing? Ótimo! Mas antes de começar precisa de uma base de dados. E pode começar por comprar uma, certo? Errado!!! Esqueça isso. Só vai trazer problemas. É como entrar na casa de alguém e só depois de estar lá perguntar se pode entrar.

Se não gosta de receber SMS que não autorizou então não faça o mesmo!

5. Seja claro e assertivo

Não se esqueça que só tem 160 caracteres para escrever a sua mensagem. E ainda bem! Vai eliminar por completo aquela tentação de dizer sempre mais qualquer coisa na mensagem. Por isso assegure-se que vai direto ao ponto e que entrega valor ao cliente.

Leia e releia a mensagem várias vezes para garantir que não existem erros ortográficos na sua campanha. Um mero erro pode prejudicar a sua reputação.

Evite queixas de consumidores e problemas legais colocando uma opção de remoção na publicidade por SMS.

6. Não seja inconveniente

Eu estava pensando em ir à loja X comprar uma máquina de lavar roupa e eis que recebo uma mensagem dessa mesma loja com uma promoção fantástica nesse mesmo produto. Incrível, não é? Mas a história não acaba aqui, porque o SMS acordou-me às 4h30 da manhã.Um pouco chato, não é? É importante enviar mensagens segmentadas, mas… não faça isto! E se tem clientes em outros países, tenha atenção aos fusos horários.

7. Não faça spam!

Então mas isso não é só no email marketing? Claro que não! Enviar mensagens sem consentimento seja no email marketing, no sms marketing, nas notificações push ou em qualquer outro canal é spam em qualquer parte do mundo.

Enquanto consumidor esteja particularmente atento a tentativas de acesso a dados confidenciais e que já passaram do email para o SMS. Chama-se smishing.

8. Crie sentido de urgência

Eu quero comprar uma máquina de lavar, até já adicionei ao carrinho de compras mas ainda não decidi comprar. Eis que recebo um SMS: “Hugo, temos na loja X, máquinas de lavar de roupa com 20% desconto. Só este fim-de-semana! Apresente este SMS na nossa loja”.

A promoção de tempo limitado pressiona a compra. Ainda por cima era algo que eu já queria comprar! Neste artigo explicamos passo a passo como usar o gatilho da escassez numa campanha de email marketing, porém ele também pode ser aplicado ao SMS, caso faça uma landing page no E-goi para o seu SMS inteligente.

9. Faça com que o cliente se sinta especial

Por vezes nem é necessário oferecer um desconto. Quem não gosta de ser tratado de forma especial? Quem não gosta de se sentir como um cliente VIP? Se o cliente perceber que a oferta é para todos nunca terá o mesmo efeito positivo. Personalizar a mensagem é meio caminho andado para que isso aconteça.

O SMS não serve só para fins promocionais. Não se esqueça que obter feedback é decisivo para continuar a melhorar o seu serviço e consequentemente a satisfação de todos os seus clientes independentemente de serem os mais valiosos ou não.

10. Chegue às Redes Sociais

Promova a interação dos seus clientes nas suas redes sociais. Incentive, via SMS, a que gostem da sua página no Facebook, comunique um passatempo ou oferta para aumentar o alcance das publicações na sua página.

11. Não se fique só pelo SMS

Se mesmo assim continuar pensando que o SMS é caro, saiba que pode combinar vários canais e poupar centenas ou milhares de Reais. 

Envie uma campanha de email marketing primeiro, segmente os usuários que não abriram e, em seguida, envie uma campanha de SMS. Desta forma chega a toda a sua audiência.

Se tem app, pode também enviar notificações push.

12. Análises e Testes

Depois de passar por estas etapas é chegada a hora de analisar os resultados. Há vários critérios de análise: taxas de cliques, bounce rates e conversões.

Depois de analisar os dados deve fazer algumas perguntas como:

  • Houve algum problema de entregabilidade numa operadora específica?
  • A oferta foi a mais adequada?
  • Segmentei corretamente a minha lista?

Leia mais:O que é clickbait e por que não utilizar

Quais as vantagens de adotar o SMS à sua estratégia?

Ao seguir as dicas aqui apresentadas, já está no caminho certo para aproveitar as principais vantagens que o SMS Marketing pode trazer ao seu negócio. Mas quais são elas? Para além do custo-benefício bastante vantajoso, tem tudo para aperfeiçoar ainda mais a relação com os seus clientes.

Tem alta taxa de abertura

A entrega instantânea é a principal grande vantagem desta estratégia. Em questão de segundos, tem uma mensagem no bolso do seu cliente. 

Além disso, o fato de as pessoas estarem constantemente acessando aos seus celulares e o texto conciso e direto, utilizado num SMS, faz com que esse tipo de mensagem tenha uma taxa de abertura ainda maior que a dos e-mail marketing — 97% contra 22% segundo um estudo da ConectMogul.

Torna a empresa mais atraente

Enviar mensagens de texto é uma forma de mostrar aos seus clientes — em especial os que já abandonaram o e-mail ou não o acessam com grande frequência — que você e a sua empresa se mantém a par das tendências e novidades tecnológicas.

Tem alta taxa de resposta

Seja ao enviar um questionário de satisfação ou ao distribuir um voucher de desconto, é muito fácil conseguir um bom engagement do seu público e conseguir um feedback rápido e relevante. 

Aqui, além de seguir as regras que apresentamos anteriormente, é preciso que trabalhe bem o call to action da mensagem, de forma a realmente instigar uma resposta do seu cliente.

Ajuda a fidelizar clientes

Uma das principais vantagens do SMS Marketing é o fato de se tratar de um canal intimista. Pense bem, afinal você sabe o número de telefone do seu cliente!

Que outras informações sabe que podem tornar essa mensagem ainda mais relevante? Que tal enviar uma promoção especial no dia do seu aniversário? E se sugerir um produto que esteja relacionado com outro recém-adquirido na sua loja? 

São diversas as estratégias que pode usar e que favorecem não só a recompra como a fidelização desse consumidor.

Ainda que obsoleto para a comunicação pessoal, o SMS Marketing tem se mostrado cada vez mais relevante para marcas e empresas. 

Seguindo algumas regras para uma boa execução, é possível alcançar uma boa taxa de abertura, uma conversão satisfatória e, o que é melhor, o aprofundamento da relação e a fidelização dos clientes.

Por que utilizar o envio de SMS na sua empresa?

Talvez nesse ponto você já esteja totalmente convencido de usar o SMS na sua estratégia de marketing. Mas, caso ainda não seja o caso, vamos lá!

O envio de SMS é uma estratégia de comunicação eficaz que oferece várias vantagens para as empresas, permitindo que elas alcancem e se envolvam com seus clientes de forma mais direta e personalizada. 

Algumas razões pelas quais as empresas podem considerar o uso de SMS em suas estratégias de marketing omnicanal incluem:

Taxas de abertura elevadas

As mensagens SMS têm altas taxas de abertura, geralmente acima de 90%, o que significa que a maioria das mensagens é lida pelos destinatários. Isso torna o SMS um canal eficaz para enviar mensagens importantes e urgentes.

Comunicação instantânea

As mensagens SMS são entregues quase instantaneamente, garantindo que as informações importantes cheguem aos destinatários em tempo real.

Ampla cobertura

A maioria das pessoas possui um celular e pode receber mensagens SMS, o que torna esse canal acessível a uma ampla audiência. Já em 2022, por exemplo, o Brasil já apresentava mais de 155 milhões de brasileiros com celular para uso pessoal, de acordo com o IBGE.

Personalização

É possível personalizar as mensagens SMS com o nome do destinatário ou outras informações relevantes, o que aumenta a sensação de conexão e relevância da empresa  com os clientes.

Interação e engajamento

O SMS pode ser usado para incentivar a interação dos clientes, como responder a pesquisas, participar de promoções ou fornecer feedback.

Automatização e integração

O envio de SMS pode ser integrado a plataformas de automação de marketing, permitindo campanhas mais eficazes e automatizadas.

Lembretes e notificações

O SMS é útil para enviar lembretes de compromissos, datas importantes ou atualizações de status de pedidos, o que pode melhorar a experiência do cliente.

No entanto, é importante usar o envio de SMS com responsabilidade e respeitar as preferências dos clientes em relação a comunicações via SMS, obtendo consentimento e oferecendo a opção de cancelamento de assinatura quando necessário.

Conheça os serviços de SMS da E-goi

A E-goi oferece serviços de SMS transacional, permitindo que as empresas enviem comunicações importantes por e-mail e SMS de forma rápida, segura e sem sobrecarregar a infraestrutura da empresa. Algumas razões pelas quais você deve considerar o uso dos serviços de Email e SMS Transacional da E-goi são:

1. Redução de Custos

Ao utilizar os serviços de SMS da E-goi, é possível enviar todos os tipos de comunicações, reduzindo os custos financeiros e operacionais associados ao envio de cartas impressas ou outras formas tradicionais de comunicação.

2. Mais Segurança

A E-goi proporciona uma comunicação mais segura e confiável com registro e evidências de todos os envios via E-goi Registered. Isso ajuda a garantir a autenticidade e integridade das comunicações, proporcionando mais confiança tanto para a empresa quanto para os destinatários.

3. Robusto e Confiável

Ao optar pelos serviços da E-goi, você terá um sistema robusto e confiável capaz de enviar milhões de mensagens, garantindo que elas cheguem ao destino pretendido. Essa confiabilidade elimina o risco associado a soluções self-hosted, onde a infraestrutura e a capacidade de entrega podem ser um problema.

Conclusão

Vimos neste guia o que é SMS e como usá-lo no marketing para impulsionar negócios e alcançar o público de forma rápida, imediata e personalizada. 

Com uma taxa de abertura alta e uma comunicação instantânea, o SMS se destaca como um canal de comunicação eficaz para enviar mensagens importantes e urgentes. 

Além disso, a personalização das mensagens e a possibilidade de interação com os clientes contribuem para fortalecer o relacionamento e aumentar a fidelização dos mesmos.

Para obter sucesso com o SMS Marketing, é fundamental seguir algumas práticas recomendadas, como definir objetivos claros, elaborar uma estratégia adequada, escolher um serviço confiável de SMS Marketing, ter uma lista de contatos consentida, ser claro e assertivo nas mensagens, evitar ser inconveniente ou enviar spam, criar um senso de urgência e fazer com que o cliente se sinta especial. 

Você também deve realizar análises e testes para aprimorar continuamente as campanhas e obter melhores resultados.

Bem, que o SMS marketing é realmente eficaz não há dúvidas. Mas para tirar o melhor proveito desse canal, aplique as estratégias que apresentamos ao longo deste artigo e esteja certo que terá resultados a curto prazo. 

Tem uma lista de contatos parada por aí e quer dar início a esta estratégia, mas não sabe muito bem como? Entre em contato conosco na E-goi, agora mesmo, estamos prontos para ajudá-lo!

Para continuar a leitura, confira quais são as 7 aplicações da automatização no E-commerce!

6 thoughts on “Como Fazer SMS Marketing: O Guia Definitivo

    Avatar
    João Sousa
    11 setembro, 2017

    Muito inteligente , conteúdo riquíssimo em um nicho de comunicação de massa!Parabéns pelo compartilhamento de conhecimento. Eu mesmo vou implementar estas estratégias que form comentadas no artigo, seguindo o passo a passo sugerido meticulosamente!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      12 setembro, 2017

      Obrigado pelas suas palavras, João. Depois comenta connosco se estas estratégias deram certo para você. 🙂

    Avatar
    Newton Santos
    11 setembro, 2017

    Hugo, eu trabalho com MMN e sou contra SPAM, acredito no marketing de conteúdo, neste meu negócio conquistar cliente para o meu negócio é quase um efeito hipnótico..Gostaria de suas idéias para implementar no SMS. Um abraço do Newton Santos…

      Avatar
      Hugo Pascoal
      12 setembro, 2017

      Oi Newton,
      Concerteza que estas ideias poderão ajudar a guiá-lo até à realização de campanhas de SMS de sucesso.

      Precisando de ajuda, me fala. Até breve!

    Avatar
    regina Célia Pereira
    20 agosto, 2018

    Achei ótimo esta estratégia, gostaria de entender melhor. Trabalho em uma loja de Presentes e Decorações, gostaria de reativar os clientes inativos e conquistar outros mais. Como devo fazer para ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.