Email Marketing

Saiba como criar um fluxo de nutrição eficiente!

14 janeiro, 2019 |

Em Inbound Marketing, aprendemos que tudo é uma questão de colocar em prática técnicas precisas para atrair clientes e conduzi-los à próxima etapa do funil. Essa conquista se dá pelo fornecimento de conteúdos que dialoguem com os interesses dos leads em processo de nutrição.

Uma das maneiras de manter a relação com esses leads é criando um fluxo de nutrição. Ao enviar e-mails em sequência, o relacionamento ganha força com ações construtivas para que a pessoa em questão esteja cada vez mais preparada para a decisão de compra.

O fluxo de nutrição costuma ser usado para conduzir leads em todos os estágios do funil de vendas. Isso é diferente do E-mail Marketing, empregado em campanhas específicas, nas quais já há um público com interesses mútuos. Para ficar por dentro do assunto e avançar com tranquilidade no processo, confira o texto de hoje na íntegra. Boa leitura!

Defina uma frequência

Quando estabelece uma relação com um lead, você cria um vínculo que se fortalece conforme chega mais próximo da resolução de algum problema que possa estar enfrentando. Não dá para chegar a essa conclusão, entretanto, sem que sua comunicação com a pessoa tenha um mínimo de consistência.

Uma das dificuldades que muitas pessoas enfrentam é conhecer o princípio da mensuração. Você precisa estabelecer um tipo de frequência que lhe deixe em equilíbrio com esses dois extremos: não medir de forma complexa e exacerbada nem de modo negligente.

O ideal é que, no início do fluxo de nutrição, você comece a fazer teste de envios de e-mail com a intenção de saber qual o melhor momento para enviar aquele conteúdo. Saber da rotina do seu lead também ajuda, pois passamos a ficar mais atentos sobre quais são os horários que ele costuma visitar a caixa de entrada, por exemplo.

Identifique a persona

Uma das coisas que mais ajudam na hora de criar um fluxo de nutrição é estar por dentro da melhor linguagem e da melhor maneira de abordagem para transmitir a mensagem. Para isso existe a persona, que desempenha papel fundamental na hora de definir esses parâmetros e facilita a forma de distribuição do material.

A persona nos dá uma ideia bastante ampla a respeito de um ”consumidor ideal”, com as informações mais detalhadas que temos sobre ele. Assim, facilita-se o processo de estabelecer um tipo de comunicação que se adapte ao seu dia a dia e que esteja dentro do seu comportamento habitual.

Aposte em qualidade

De nada adianta todo o esforço para manter um fluxo de nutrição com um potencial cliente se os conteúdos disponibilizados não têm o mínimo cuidado estético ou nenhuma atenção a itens como revisão e diagramação . Devemos levar em consideração que, em Inbound Marketing, um dos intuitos é encantar o cliente por meio da atração.

Por esse e outros motivos, é necessário apostar em qualidade e trabalhar com profissionais capacitados o suficiente para entender que esse cuidado com o material futuramente enviado faz enorme diferença. Quando se produz materiais ricos, deve-se ter em mente que a oferta em questão consiste na melhor para aquele lead em especial.

Faça um calendário editorial

Lembra que abordamos a necessidade de manter certa frequência com seu lead para construir uma boa relação com ele? Portanto, quando faz um calendário editorial, você não apenas mantém a rotina de trabalho mais organizada como também delimita uma periodicidade para o envio de cada publicação.

Manter a constância e a organização ajuda a evitar a possibilidade de um dos seus e-mails serem marcados como spam. Não se esqueça de que não há fórmula exata para todo e qualquer fluxo de nutrição: tudo é uma questão de saber a melhor maneira de conduzir o lead dentro dos objetivos e do engajamento que sua empresa tem.

É interessante pensar em que momento você dará início ao seu fluxo e qual a melhor ocasião para isso acontecer. Quando trabalhamos com automação de marketing, fica mais fácil colher uma informação precisa para estar apto a abrir os trabalhos de um fluxo de nutrição.

Tenha um objetivo

Como bem sabemos, a cada estágio do funil conduzimos o nosso lead a um convite para determinada ação. Esse tipo de estratégia, chamada de Call To Action (CTA), é um objetivo, assim como tantas outras técnicas que existem dentro do âmbito do Marketing Digital.

Seja lá o que você estiver fazendo, dentro ou fora da sua rotina de trabalho, a prática exige a definição de um objetivo. Caso não haja uma meta a ser cumprida, não há sentido em fazer puramente por fazer.

Dentro de ambientes corporativos, isso é bastante prejudicial. Sendo assim, toda vez que planejar as etapas do seu fluxo de nutrição, certifique-se de que cada passo terá um objetivo claro e preciso.

O parâmetro para classificar esse objetivo vai de princípios quantitativos ou qualitativos, passando pelo fortalecimento da imagem da empresa e pela redução de trabalho em uma determinada área a até mesmo à maximização do ramo de atuação da companhia no mercado que já integra. O propósito geral da corporação e os interesses dos leads também são relevantes dentro do processo.

Analise e otimize

O cuidado figura como exigência em todas as etapas do fluxo de nutrição. Você não pode deixar de analisar cada resultado e se questionar diante das dúvidas surgidas em determinadas situações. A análise consiste em um excelente modo de se manter sempre em busca da otimização dos seus métodos.

Métricas são precisas e ajudam em todos esses momentos. O desempenho de cada e-mail enviado, a taxa de cliques gerada por eles e a interação das pessoas com aquele material, por exemplo, devem receber a devida atenção para os resultados serem os esperados (ou até melhores).

Todos os apontamentos do artigo são maneiras de manter a qualidade dos seus métodos e observar quais pontos precisam de adaptação. Considere a elaboração de um fluxo de nutrição eficaz, pois isso pode ser a alavanca perfeita para o seu negócio!

E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje? Aproveite, então, para conferir quatro dicas sobre como construir bons templates para o seu e-mail!

6 thoughts on “Saiba como criar um fluxo de nutrição eficiente!

    Avatar
    Maria Eduarda
    14 janeiro, 2019

    Ótimo conteúdo 🙂

    Esses fluxos podem ser utilizados tanto com e-mail marketing como com outros canais, certo?

    Sobre o calendário editorial, tenho sempre alguma dificuldade para criar temas para manter uma comunicação frequente. Lembro que no ano passado vocês fizeram um calendário de marketing com várias datas para comunicar.

    Esses ano vão fazer novamente?

      Marcelo Caruana
      Marcelo Caruana
      14 janeiro, 2019

      Olá Maria!

      Sim, esses fluxos podem ser feitos com qualquer canal da Plataforma E-goi, desde o tradicional e-mail marketing, como também SMS, Torpedos de Voz, WebPush, etc.

      Pode também usar canais diferentes de acordo com o perfil da sua persona, por exemplo, uma empresa em que o target sejam pessoas com mais de 65 anos deve apostar mais no canal de voz do que no e-mail marketing porque, para esse perfil, a voz tem uma eficácia maior.

      Sobre o Calendário, fazemos todos os anos e nesse não seria diferente 🙂

      Clica nesse link Calendário de Marketing para baixar o de 2019

      Um abraço!

        Avatar
        Leonardo
        14 janeiro, 2019

        Uma dúvida. Tem diferença entre o calendário do Brasil e do calendário de Portugal?

    Avatar
    Fernando
    14 janeiro, 2019

    A gente acha muita informação na internet. Mas este é o primeiro artigo que possui uma linha de raciocinio válida.
    Principalmente quando fala sobre a frequência. Não é a toa que o Guru Erico Rocha publica 1 vídeo por dia… Nutre os leads com conteúdos práticos, curtos e de extremo valor. Eu complementaria este artigo aqui do blog com a ideia de que cada e-mail enviado deve ocasionar uma pequena transformação na vida do lead.
    Se não for possível transformar de A° a B°… que seja de A° a A¹…

      Avatar
      Daniel Bento
      7 fevereiro, 2019

      Oi Fernando, concordo a 100% com vc, é claro que fica sempre algo por dizer nos nosso artigos, mas muito obrigado por seu comentário 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.