Estratégias de Marketing

Remarketing: o que é, por que é importante e como criar uma estratégia?

16 outubro, 2018 |

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para as empresas venderem mais e melhor, e uma dessas facilidades é o remarketing.

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas provavelmente se lembra de ter sido “perseguido” enquanto navegava na internet por banners de anúncios de algum produto ou serviço que pesquisou minutos, horas ou, até mesmo, dias antes.

Acredite: isso não é obra do destino, mas remarketing mesmo. A estratégia tem um forte poder de impacto sobre o usuário com potencial de consumo, por isso pode ser uma grande aliada do seu negócio.

Quer saber mais sobre a poderosa ferramenta? Acompanhe este post!

O que é remarketing?

Essa estratégia de marketing digital é também conhecida, genericamente, como retargeting. Targeting, em português, quer dizer “mirar” ou “apontar”, — e retargeting, portanto, significa mirar de novo no mesmo consumidor.

Em outras palavras, o remarketing sugere voltar a fazer marketing para usuários que já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço com o objetivo de gerar impacto mais uma vez. Mesmo depois do consumidor ter abandonado o site, por meio dessa estratégia a empresa consegue atrai-lo novamente, fazendo-o voltar e concluir a compra.

Com base nas ações anteriores executadas por um cliente potencial na internet, a empresa tem mais chances de direcionar seus anúncios on-line com eficiência e reconquistar aquele usuário que seu site considerava perdido até então.

Como o remarketing pode ajudar nas vendas?

Não é atoa que o remarketing é bastante utilizado por empresas que têm negócios na internet: essa estratégia aumenta as conversões, partindo do pressuposto que o cliente raramente faz a compra depois de uma primeira pesquisa no site — especialmente quando falamos de vendas de alto valor e complexas, como as que exigem orçamentos.

É nesse cenário que o remarketing entra — para permitir que o anúncio de um produto apareça mais vezes na tela do consumidor. Dessa forma, o cliente não só será sempre lembrado da oferta e continuará ponderando sobre a compra, como estará, aos poucos, mais convencido de que vale a pena concluí-la.

Como o remarketing deve ser desenvolvido?

Como tudo no marketing, as campanhas de remarketing requerem planejamento, para não perderem o valor. Ou seja, não basta encher a tela do usuário com os anúncios dos seus produtos e esperar vencê-lo pelo cansaço. É necessário assegurar a relevância da publicidade.

É importante ter em mente que os usuários estão em diferentes estágios do processo de compra — conscientização, consideração, compra ou fidelização —, por isso, é preciso separá-los em listas conforme o tipo de ação tomada, como se fosse a segmentação do e-mail marketing.

Por exemplo: o remarketing para quem apenas visualizou o produto no seu e-commerce será diferente daquele que for direcionado ao consumidor que inseriu o item no carrinho ou que efetivamente o adquiriu. Veja outros exemplos de listas:

  • quem visitou mais de cinco páginas do seu site;
  • quem se inscreveu no seu blog;
  • quem comprou mais de R$ 50, R$ 100 ou R$ 1.000;
  • quem deixou um comentário em seu post;
  • quem fez download de algum conteúdo que você ofereceu;
  • quem respondeu a sua pesquisa.

Existem diversas opções de listas e é sempre importante realizar essa segmentação e estruturar o plano de remarketing antes de aplicá-lo, pois, assim, sua empresa conseguirá alcançar clientes potenciais em diferentes etapas do funil de vendas.

Com relação ao seu funcionamento, o remarketing precisa de cookies: quando você acessa a página da publicidade, um cookie — uma espécie de “carimbo” — é armazenado em seu computador. É assim que o Google consegue identificar o usuário e exibir em outros sites parceiros ou nas páginas de resultados os anúncios do produto, serviço ou site anteriormente visualizado.

Desse jeito, o consumidor será impactado durante um determinado tempo por novos anúncios da marca interessada em convencê-lo a fazer a conversão. O período dessa campanha de remarketing normalmente é de 30 dias, mas pode variar de acordo com a plataforma e as configurações

Quais as vantagens do remarketing?

A ideia dessa estratégia é manter a marca na mente do cliente enquanto ele pensa no assunto, mas talvez você esteja se perguntando se existem outras vantagens ao se investir nessa ação. A resposta é sim. Quando comparado a uma campanha comum, o remarketing apresenta vários benefícios, como:

  • foca em um perfil de usuário com elevado potencial de compra;
  • apresenta maior taxa de conversão do que a taxa das campanhas de ads em geral;
  • proporciona maior frequência de exibição dos anúncios;
  • ajuda a eliminar a indecisão na finalização da compra.

Em relação ao último tópico, é interessante frisar que o e-commerce pode usufruir desse benefício nos casos de abandono de carrinho. Para tanto, sugerimos que você crie anúncios de remarketing oferecendo frete grátis ou descontos.

Como integrar remarketing e inbound marketing?

Além de promover seus produtos, muitos e-commerces estão apostando em uma possibilidade poderosa do marketing digital: integrar retargeting e inbound marketing. Isso é, criar campanhas promovendo conteúdo.

O objetivo dessa ação é combater a grande quantidade de usuários que não voltam para consumir mais conteúdos — um dos principais problemas do inbound marketing. Sendo assim, para captar a sua audiência e gerar leads, o retargeting pode ser associado com as técnicas de landing page.

A importância dessa estratégia fica ainda mais evidente se pararmos para pensar nas etapas de cada visitante no funil de vendas. Enquanto o uso do remarketing sozinho tende a acelerar a decisão de compra, a ferramenta combinada com o inbound marketing cria oportunidades para que o consumidor avance no processo sem perder a chance de construir um relacionamento antes de vender.

Como usar o remarketing nos canais?

Facebook

O remarketing no Facebook é uma ótima opção para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce e fidelizar clientes. A rede social está entre as mais utilizadas do mundo e as chances de engajamento são altíssimas, mas é necessário prestar atenção em alguns pontos. Veja as dicas:

  • faça uma segmentação correta, para auxiliar o direcionamento do remarketing;
  • realize análises periódicas dos resultados, para otimizar a campanha quando for preciso;
  • personalize os anúncios;
  • não esqueça de atualizar a publicidade quando seus produtos sofrerem mudanças de estoque, preço, etc;
  • utilize o remarketing para pessoas que curtiram sua fanpage;
  • promova eventos com o remarketing.

Google

Investir em remarketing no Google Ads é importante para continuar mostrando o seu produto para o consumidor enquanto ele pesquisa sobre o assunto. Além disso, essa é uma ótima opção para um alcance em grande escala. Algumas possibilidades dessa modalidade são:

  • otimização de lances de palavra, para ter mais chances de mostrar seu anúncio para alguém que esteja na sua lista de remarketing;
  • diminuição de lances, para você não gastar seus cliques com usuários que não sejam compradores potenciais;
  • customização do texto do anúncio;
  • criação de listas para otimizar visitantes.

Além desses canais, existem o Instagram, o e-mail marketing e vários outros que podem ser utilizados nessa ação de resgate aos clientes. Portanto, para aumentar suas conversões no marketing digital, não deixe de utilizar o remarketing nas campanhas do seu e-commerce.

Quer se aprofundar no assunto? Então, confira 4 regras para aumentar suas conversões!

3 thoughts on “Remarketing: o que é, por que é importante e como criar uma estratégia?

    Avatar
    AILTON RENATO DORL
    21 outubro, 2018

    Gostei muito da breve explicação. Parabéns. Pena que muitas empresas nem sequer sabem disso e seus departamentos de marketing ainda estão “presos” ao passado.

      Avatar
      Daniel Bento
      30 outubro, 2018

      Obrigado Ailton, mas tudo é uma questão de tempo até tudo se adaptar 🙂

    Avatar
    Joel
    6 novembro, 2018

    Otimo Conteudo Parabens.

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