Como produzir um relatório de marketing digital eficiente?

A seguir, apresentaremos alguns passos necessários à construção do seu relatório de marketing digital com informações claras e relevantes. Por fim, apontaremos algumas das principais métricas que devem compô-lo. Confira!

Durante muito tempo, comprovar os resultados dos esforços de marketing era algo complicado, mas, com o fortalecimento do meio digital, essa realidade se transformou. Agora, é possível demonstrar e afirmar a importância de cada investimento.

Se você chegou até aqui, isso não é uma novidade. Porém, existe outra questão: quais informações são realmente importantes e devem compor seu relatório de marketing digital? Para ajudar você a solucionar isso, preparamos o artigo de hoje.

A seguir, apresentaremos alguns passos necessários à construção de um relatório com informações claras e relevantes. Por fim, apontaremos algumas das principais métricas que devem compô-lo. Confira!

Apresente um panorama

Ao elaborar um relatório de marketing digital, o primeiro passo é apresentar um panorama sobre o que foi feito e algumas informações relativas aos resultados alcançados. Isso despertará a curiosidade de quem está lendo ou acompanhando sua apresentação.

Nesse momento, faça uma breve introdução das campanhas, apresente a buyer persona, as ações realizadas, em quais frentes e quais eram os objetivos estabelecidos na fase de planejamento. O objetivo é situar a audiência sobre a posição em que a empresa se encontrava e onde se almejava chegar.

Identifique as frentes de trabalho

Após o panorama, você deve abordar, de forma detalhada, quais foram as frentes de trabalho utilizadas e de que forma elas contribuíram para os resultados que serão apresentados. Nesse momento, é preciso ter muita clareza nas informações apresentadas.

Apresente essas frentes, exponha quais foram seus objetivos individuais e como cada uma delas contribui para a estratégia como um todo, evitando que a audiência fique confusa quanto ao valor de cada etapa executada.

Faça um comparativo de tempo

Ao apresentar os resultados, busque estabelecer uma linha comparativa de tempo entre as diferentes fases de cada ação ou, sempre que possível, entre as estratégias implantadas anteriormente. E, por falar em ações antigas, é fundamental manter todas essas informações devidamente registradas.

Tal comparativo é fundamental para comprovar a evolução dos resultados com o passar do tempo. Isso reafirma a importância do marketing digital para as vendas da empresa e a geração de novas oportunidades de negócio.

Utilize gráficos para traduzir dados

A adoção de recursos gráficos na apresentação de resultados em um relatório de marketing digital é extremamente indicada. Utilizar diversos slides para apresentar a evolução de um determinado produto, por exemplo, tornará sua apresentação cansativa e bastante confusa.

Portanto, sempre que for apresentar dados quantitativos, use e abuse de gráficos estatísticos. Em casos de informações qualitativas, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada, mas é possível adotar infográficos ou outros tipos de representações para apresentá-las.

Conte com uma ferramenta completa

Coletar, organizar e manter os dados em um banco de maneira correta é algo que pode se tornar muito oneroso, desgastante e, ainda, impreciso. Por essa razão, é preciso contar com o suporte de uma ferramenta de marketing digital, como a E-goi.

Por meio desse tipo de recurso, é possível:

Sem uma boa ferramenta de marketing digital, seu relatório dificilmente terá um grau de precisão e relevância elevado.

Saiba quais são as métricas de um relatório de marketing digital

Agora que falamos sobre a estrutura de um relatório de marketing digital, abordaremos as principais métricas que devem compô-lo. Afinal, nem toda informação é relevante para os resultados da empresa. Veja, a seguir, quais são elas.

Taxa de cliques

A primeira métrica é a taxa de cliques. Ela indica qual foi o volume de cliques que determinado link, produto, publicação ou anúncio teve, em relação ao volume de impressões, durante uma campanha.

Se um anúncio, por exemplo, obteve 100 mil visualizações e foi clicado 45 mil vezes, a taxa de cliques é de 45%. Um número muito baixo pode indicar que a mensagem está chegando ao público errado ou não está adequada a ele. Então, acompanhe-o de perto.

Origem de tráfego

Outra métrica essencial para avaliar o desempenho de uma campanha de marketing digital é a origem do tráfego recebido. Por meio dela, você descobrirá quais são os canais que apresentam um maior desempenho.

Além disso, sempre que for preciso, é possível reavaliar as práticas adotadas e adequar as estratégias daqueles que não estão atingindo bons resultados.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Acompanhar o CAC é a melhor maneira de saber se o volume de recursos empregados para trazer um novo cliente à empresa está sendo compensado pelo valor do ticket médio de compra.

Ter um CAC elevado nem sempre é um indício de que algo está errado. Em mercados de nicho, por exemplo, é comum que ele seja elevado, porém o valor do ticket médio é consideravelmente maior.

Lifetime Value (LTV)

O LTV representa a quantia média de tempo que um cliente permanece na carteira da companhia. Quanto maior ele for, maior será sua rentabilidade para o negócio, o que acaba diluindo seu custo de aquisição.

Taxa de conversão

Sem dúvidas, a conversão é a métrica mais importante em toda e qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque é indicada a quantidade de pessoas que evoluiu no funil de vendas até o momento da compra.

A conversão de prospects em leads, de leads em oportunidades e de oportunidades em vendas é o que move as estratégias de marketing digital. Caso você não saiba o quanto está convertendo, dificilmente poderá compreender e comprovar os resultados.

ROI

Por último, a métrica da qual os diretores e gestores mais gostam: o ROI. Por meio dela, você pode comprovar qual foi o retorno sobre o investimento realizado em cada ação, apontando o rendimento de todos os centavos.

Esses são apenas alguns dos indicadores que precisam constar em um relatório de marketing digital eficiente. Existem muitos outros que podem ser utilizados — tudo dependerá do foco do documento, dos objetivos e da realidade da empresa.

Quer saber como uma ferramenta de marketing digital pode ser útil na produção de relatórios cada vez mais eficientes? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.