O que fazer para recuperar clientes inativos?

Precisando incrementar as vendas do seu e-commerce? Recuperar clientes inativos é uma ótima forma de fazer isso, afinal, essa é uma estratégia muito mais simples e econômica do que atrair e fidelizar novos consumidores.

O que fazer para recuperar clientes inativos no seu Ecommerce | E-goi

Talvez você esteja se perguntando: como fazer isso quando os leads parecem não mais se interessar pelos seus materiais. Como aproximar pessoas que já compraram do seu negócio, até tiveram uma experiência agradável, mas nunca mais retornaram?

É com isso em mente que preparamos este post. A ideia é ajudar você a recuperar clientes inativos e melhorar o lucro do seu e-commerce. Confira!

Quais estratégias abordar?

É preciso compreender que um antigo cliente é tão ou mais importante que um novo. Atrair novos consumidores é uma coisa ótima, mas mantê-los fiéis é uma garantia de que eles sempre voltarão a comprar na sua empresa. Veja algumas estratégias que poderão ajudar você:

Descubra quem são os clientes inativos

Uma possibilidade é criar listas segmentadas de antigos consumidores e determinar os possíveis motivos para eles terem se afastado da empresa. Acredite: o preço não é o único fator que influencia esse abandono.

Atendimento ruim, não entregar o prometido, condições de pagamento, qualidade do produto, prazo de entrega e valor do frete são exemplos de fatores que merecem a sua atenção. É fundamental conhecer o cliente para entender quais são as suas necessidades, e, assim, mostrar que a sua oferta, além de ser melhor do que todas as outras, é a solução para os problemas que ele possui.

Entenda o ciclo de compra dos seus produtos

É necessário conhecer bem o funcionamento daquilo que você vende para determinar de quanto em quanto tempo um consumidor precisaria comprá-lo. Afinal, nem sempre o cliente trocou a sua loja virtual por outra empresa. Às vezes, ele apenas não precisa do seu produto naquele momento.

Seja cúmplice do seu cliente

Até que ponto o seu negócio está preocupado em ajudar os seus consumidores? Mais do que o desejo em concluir uma venda, mostre para o cliente que o seu e-commerce está comprometido com o sucesso e os desafios dele — essa é uma das melhores técnicas de vendas que existe.

Não deixe o cliente esquecer você

O ditado “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido quando o assunto é recuperar clientes inativos. Portanto, garanta que a sua marca esteja sempre na mente do seu consumidor: não suma depois de vender, mantenha contato e tenha como objetivo criar um relacionamento.

Qual tipo de mensagem usar?

A comunicação é o melhor instrumento que você poderá usar a favor do seu negócio para reter consumidores ou recuperar os que já se encontram inativos. No entanto, é interessante compreender quais abordagens são adequadas e relevantes para que os objetivos, como a fidelização e o aumento das vendas, sejam alcançados. Veja algumas mensagens que podem ser usadas por sua loja online!

“Vamos criar um cadastro?”

O cliente visualizou o seu produto ou já o adquiriu? Sugira que ele faça um cadastro no e-commerce — assim vocês nunca se perderão de vista. Nesse momento, o ideal é:

  • deixar claro com que frequência ele receberá mensagens;
  • esclarecer quais assuntos serão abordados;
  • validar um e-mail para confirmar o cadastro;
  • criar um formulário pequeno para colher dados relevantes.

“Seja bem-vindo!”

Não existe segunda chance para causar uma ótima primeira impressão, por isso é importante caprichar no conteúdo e garantir relevância para o cliente desde já. Caso a mensagem seja enviada por e-mail, é imprescindível que o contato ocorra de modo responsivo e transparente — deixe claro que ele poderá cancelar o cadastro. Além disso, seja objetivo e ofereça algum benefício.

“Esses produtos estão esperando por você.”

Lembre o consumidor de itens que ele pareceu se interessar em outro momento. Para garantir a eficiência da mensagem, não se esqueça de inserir o link do produto, de falar sobre as vantagens dele e de oferecer descontos ou melhores condições de pagamento.

Considerando que o consumidor é o que mais importa para o seu negócio, essa é uma estratégia de remarketing bastante efetiva, pois o seu e-commerce personaliza o contato e expressa cuidado com as necessidades do cliente.

  Como aumentar massivamente as vendas com a Implantação de um Funil de Vendas

“Preparamos uma oferta especial para você.”

A personalização é chave para o sucesso no atendimento. Entenda que o cliente não quer ser tratado como mais um para a sua empresa: ele quer se sentir especial. É por essa razão que mensagens de ofertas personalizadas convertem tão bem.

Para agregar valor à experiência, você pode:

  • segmentar os contatos;
  • sugerir ofertas de acordo com o histórico de compras e navegação do usuário;
  • indicar produtos complementares;
  • evidenciar os produtos relacionados a uma aquisição anterior.

Quais ferramentas testar?

Telefonema

Será que o sua loja virtual esqueceu do poder que um simples telefonema e uma boa conversa têm? Não estamos falando de telemarketing, mas de tirar um tempo para ligar e lembrar as pessoas da sua existência.

Esse tipo de atendimento próximo do consumidor é uma das características mais fortes dos pequenos empreendimentos. Afinal, é oferecendo uma experiência positiva ao cliente — ou o lembrando de uma — que a sua loja virtual o fará recomprar.

E-mail marketing

A tecnologia oferece uma série de ferramentas poderosas para o seu negócio recuperar clientes inativos, e o e-mail marketing é uma delas. Por meio dessa estratégia e de uma segmentação adequada, é possível criar campanhas de marketing voltadas para esse público — só tenha cuidado com a insistência!

Redes sociais

As redes sociais são as suas melhores alternativas para firmar um relacionamento com os consumidores — antes mesmo, inclusive, de uma compra ser feita. Estar presente no Facebook e Instagram, por exemplo, é uma ótima maneira de lembrar um antigo cliente de seus produtos e despertar o seu interesse.

Atendimento

Invista no atendimento. Não adianta nada a sua loja conhecer o cliente como ninguém, usar as melhores mensagens para contatá-lo, criar campanhas incríveis de e-mail marketing e ter um perfil lindo nas redes sociais se o atendimento deixar a desejar.

Talvez essa seja a dica principal, pois um ótimo atendimento é essencial para a volta do consumidor — assim como todo o trabalho de remarketing. Aliás, uma pessoa bem atendida sempre retorna e indica a marca para outras pessoas.

Um cliente fiel contribui muito mais para a lucratividade de um negócio do que outro apenas atraído — por isso, é crucial prestar atenção nesses leads “esquecidos” e concentrar alguns esforços para compreendê-los, resgatá-los e retê-los.

Percebeu o quanto é importante recuperar clientes inativos? Queremos ajudar o seu e-commerce. Entre em contato conosco!

O que pensam deste artigo...
  1. Fernando says:

    Por que não consiguimos entrar em nossa conta novamente? nem funciona a tentativa de recuperar a senha???

    • Hugo Pascoal says:

      Fernando, para que consigamos ajudar, por favor abra um chamado no menu Ajuda da sua conta E-goi. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.