Publicidade direcionada: o que é e como aplicá-la no e-commerce?

Com a internet como um dos grandes atores na expansão dos negócios atualmente, a publicidade direcionada vem ganhando força no escopo de estratégias das empresas preocupadas com um crescimento alinhado aos novos tempos.

Fazer lucro explorando o universo online pede atenção às novidades, e uma das mais eficazes técnicas, atualmente, é a de segmentação de marketing.

A verdade é que uma estratégia personalizada para cada cliente pode tornar o seu negócio consideravelmente mais competitivo, ainda mais em um ambiente com excesso de ofertas e informações.

Dessa forma, voltar o seu olhar aos interesses já demonstrados pelos clientes traz retornos consideráveis. Até porque as variações no comportamento dos clientes em categorias específicas são sinais de que uma estratégia personalizada pode, de fato, trazer retorno sobre investimento.

O que é publicidade direcionada?

Sabe aquela publicidade clássica que nós conhecemos, que passa a mesma mensagem e oferece os mesmos produtos na TV, nos e-mails e nos jornais? Pois é, não é isso! A publicidade direcionada é, como o nome diz, direcionada, ou segmentada, de acordo com o público-alvo.

Essa segmentação leva em consideração interesses previamente demonstrados pelo público-alvo, em que persona esse público se encaixa e outros comportamentos do grupo. Em vez de desperdiçar força de trabalho, tempo e dinheiro espalhando propagandas muitas vezes ineficazes por todos os cantos, foca em uma relação mais organizada de oferta e demanda, em busca do melhor resultado.

Como a estratégia direcionada se dá?

Hoje em dia, direcionar a sua publicidade é bem mais simples do que possa parecer em um primeiro momento. Isso porque há uma quantidade considerável de ferramentas disponíveis na internet que permitem a coleta de dados dos seus visitantes e a automação das comunicações.

Com o Google AdWords, por exemplo, você pode criar uma definição para que o seu conteúdo só seja encontrado por quem realmente o procura. Sem spam e sem chatice para quem não está interessado! É um jeito bacana de preservar a imagem da sua marca para futuros relacionamentos com clientes que, agora, não buscam o que você oferece.

Para isso, é claro, é preciso utilizar ferramentas que coletam e organizam informações sobre o público, traçando o comportamento do internauta em diversos aspectos. Páginas visitadas, carrinhos abandonados em e-commerces, pesquisas online, geolocalização e outros pontos devem ser utilizados para direcionar o seu conteúdo ao potencial cliente.

Quais são os benefícios da estratégia para o e-commerce?

Quando falamos de benefícios, talvez um dos primeiros questionamentos que vêm à mente seja: “será que vale tanto esforço para alcançar um público menor?”. E a resposta, adivinha só, é “sim”! Antes de mais nada, você economiza tempo e dinheiro. Para um e-commerce iniciante ou que não possui muita verba para investir em campanhas megalomaníacas, essa saída pode ser de gênio!

Isso porque você mira em um público com o qual tem chances de acerto muito maiores. São pessoas que já demonstraram interesse nos seus produtos ou em produtos similares ao que o seu e-commerce oferece, por exemplo.

Estamos em um período de cada vez mais demanda, na internet e na vida real, por atendimento personalizado, com foco nas necessidades reais do cliente. Quando se entende os hábitos e as demandas do próprio público, a probabilidade de fechar negócio dispara.

Para um e-commerce, então, essa é a oportunidade de ouro: menos publicidade genérica, mais publicidade focada, diversificada de acordo com os diferentes públicos. Resumindo, os benefícios são:

  • economizar tempo;
  • economizar dinheiro;
  • propagandas mais eficazes;
  • maior conhecimento do seu público etc.

Como aplicar a publicidade direcionada ao e-commerce?

Como você provavelmente já percebeu, a publicidade direcionada pode ser uma opção extremamente eficaz para alavancar as vendas do seu e-commerce. Afinal, por meio dela você poderá oferecer produtos aos clientes de maneira mais assertiva, aumentando as chances de compra. Para que a estratégia funcione da melhor maneira, é importante seguir alguns passos e ficar atento a certos aspectos. Acompanhe!

Público-alvo

Defina o seu público-alvo e separe-o em grupos de personas com diferentes estilos, profissões, idades, hobbies e hábitos de compra, entre outros aspectos. Assim, você conseguirá definir qual tipo de produto mais se encaixa em cada perfil. Elabore uma lista de perguntas que englobe:

  • idade;
  • gênero;
  • lugar onde mora;
  • profissão etc.

É bastante válido, também, fazer perguntas relacionadas aos produtos que você oferece. Por exemplo, se o seu e-commerce vende roupas, tente identificar o estilo do seu cliente. Se vende peças para carros, descubra qual automóvel o cliente dirige e assim por diante.

Relacionado:  Monitorar visitas e-commerce: como identificar suas preferências?

Acompanhamento de comportamento

Busque ferramentas digitais e até mesmo a ajuda de agências especializadas para traçar um panorama completo tanto da sua página quanto do comportamento dos clientes na sua página. Ou seja, você deve entender as características dos seus acessos e cruzá-las com os hábitos de visitação e compra do seu público.

Dessa maneira, é possível desenhar uma estratégia de comunicação que combine os interesses do público à melhor performance da sua loja online.

Definição de conteúdo

É chegada a hora tão esperada: fazer, de fato, a publicidade direcionada. Com os dados acima em mãos, você vai segmentar suas propagandas de acordo com cada perfil. Um cliente esportista entrará na sua loja online e verá propagandas de roupas de ginástica. Ou, ainda, aquele cliente que deixou uma sacola cheia, mas não finalizou a compra, verá os produtos cobiçados nos banners de outras páginas na internet.

É possível investir na publicidade direcionada em diferentes meios além dos banners, como e-mail marketing, notificações push, anúncios em redes sociais etc.

Mensuração

Uma vez iniciada a sua estratégia de publicidade direcionada, é hora de acompanhar e mensurar os resultados, sempre em busca de melhorias e revisando a estratégia desenhada em um primeiro momento. Afinal, a internet é dinâmica e pede acompanhamento constante para que o seu plano de comunicação não se torne obsoleto.

Além disso, um plano de publicidade direcionada pode ser muito mais facilmente melhorado do que uma enorme campanha publicitária. Aproveite mais esse benefício!

Consumidores que percebem que seus interesses podem ser facilmente encontrados nos e-commerces que visitam costumam retornar. Com a ajuda da publicidade direcionada, você pode construir uma clientela fiel e muito mais propensa à compra!

Pois é, agora que você já conhece a publicidade direcionada mais de perto, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das maiores novidades para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.