Email Marketing

O que fazer para o seu email entrar na aba “Principal” do Gmail?

27 outubro, 2014 |

O email é uma componente importantíssima de qualquer estratégia de marketing, especialmente online. Se usado incorretamente (ou não usado sequer), você estará desaproveitando todas suas vantagens. Qual a melhor forma de escrever bons emails? Coloque-se no lugar da pessoa que recebe o seu email. Que gostaria ver do lado dela?

Como consultor e leitor de emails, quero que os email que recebo sigam pelo menos um destes 3 pontos chave:

  • Se identifiquem comigo
  • Agreguem valor à minha vida (pessoal/profissional)
  • Me ajudem a alcançar meus objetivos

Algumas pessoas prevêem o fim do email marketing, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Todos nós recebemos a nossa dose de spam e emails demasiado promocionais, mas continuamos lendo emails, e por quê? Estamos procurando aqueles emails que nos possam ajudar, até mudar a nossa vida. Algo que acrescente valor à nossa vivência e com o qual possamos nos identificar. A maioria das pessoas são assim. Elas aguentam com spam e emails entediantes sabendo que virá aquele email do amigo, do cliente ou da proposta de emprego de que necessitam.

Por que as pessoas têm email?

Para fazer algumas destas coisas, ou todas:

  • Manterem-se atualizadas com algum blog
  • Falarem com os amigos ou conexões profissionais (clientes, empregadores)
  • Notificações específicas (avisos, dinheiro recebido, outros)
  • Obter promoções ou ofertas relevantes

As pessoas querem estar conectadas aos seus interesses e manterem-se grudadas naquilo de que gostam – é esse o propósito do email. O email marketing, quando bem usado, pode ser mais personalizável e eficaz do que o marketing via Facebook (mas não tem que desistir de um em relação ao outro; complemente-os!). Ao usar o email para se conectar com seus leitores/clientes, pode torná-los num conjunto de pessoas interessadas em receber o seu próximo email.

O email ainda é o melhor meio para enviar ou receber informação personalizada e/ou privada. Mas é necessário ter cuidado para manter o contato de uma forma genuína, constante e personalizada, pois caso contrário poderá parecer spaminoso.

O que NÃO se deve fazer num email?

Não seja demasiado generalista. Se as pessoas se cadastraram na sua lista de email para receber informações sobre coaching empresarial, não fale sobre física quântica ou as leis da atração. É aceitável escrever sobre algumas coisas ou preferências pessoais, mas certifique-se de que mantém o tema focado no seu negócio. Conclua o seu email, estabeleça o que quer dizer.

Certos oradores, num improviso, tendem a começar a divagar e a alongar o essencial quando poderiam tê-lo concluído várias frases antes. Não envie emails com moradas do género “noreply@seu-site.com”. Se envia um email aos seus leitores, por que vai impossibilitá-los de responder a você? Fazer uma coisa dessas arruinará a conexão que quer estabelecer com eles.

O sistema de filtragem do Gmail pode afetar a taxa de abertura?

O Gmail filtra todos os emails. Os fatores que ele usa para isso determinam a aba em que o seu email cairá (Principal, Social, Promoções). Se o seu email não cair na aba Principal, a sua taxa de abertura será pequeníssima.

Não importa a relevância do que diz ao seu leitor; se o Gmail não gostar do seu email, a sua taxa de abertura cairá. Alguns entendidos pensam que o sistema de filtragem não afeta as taxas de abertura, pois o Gmail não é o maior fornecedor de email, mas na realidade o Gmail domina o mercado mundial de endereços de emails (fonte). É maior do que o Hotmail e outros fornecedores, rumo aos 500 milhões de usuários.

Como MELHORAR as aberturas para usuários do Gmail?

Se fizer alguns ajustes, poderá aumentar imenso a sua taxa de abertura. Há uma pequena coisa que descobri ao longo do tempo e que prejudica a maioria das empresas e marketers. Mais de 90% dos emails filtrados para a aba Promoções têm um cabeçalho promocional

Mais de 90% de emails na aba Principal não têm cabeçalho promocional

Portanto, se remover o cabeçalho dos seus emails, poderá aumentar a sua taxa de abertura. A razão é que a maioria das imagens ou logótipos de cabeçalho são o que distingue as marcas. Logo, emails com cabeçalho têm mais propensão para ser promocionais. O Gmail reconhece isso e envia-os para o separador Promoções. Parece fácil de resolver, certo? Não é bem assim. Imagine que remove o cabeçalho do seu email mas mantém termos de marketing no conteúdo. Será que ainda vai para o separador Principal do Gmail? Bom, às vezes vai. Mas o Gmail mais cedo ou mais tarde descobre e envia-o para outra aba. Existem outros fatores que terá de seguir para manter uma taxa de abertura elevada:

  • Redija um bom título (a maioria das pessoas abre emails com base nele)
  • Bom conteúdo com um apelo à ação
  • Envie emails frequentemente (1-5 vezes por mês)
  • Personalize o email com nome e informação relevante (quando possível)
  • Não coloque muitas imagens ou muitos links (2-3 imagens e links)

Comece implementando estas técnicas e verá suas taxas de abertura, envolvimento com os leitores e faturação aumentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.