Odiávamos fazer vídeos … até que descobrimos o GoAnimate

Ouviu? Aquele som brutalmente ensurdecedor? Sabe o que era? Foi a reação do nosso designer ao descobrir que tinha de fazer um vídeo. Odeia. Odeia. Que ódio fazer vídeos! Leva uma eternidade para que fiquem minimamente bem… sem nunca ter a certeza se vão funcionar como esperado. Só vamos descobrir isso no fim.

Então porque estamos a falar sobre o GoAnimate?

Não fomos nós que escolhemos. Foi o Google. Na verdade, e após 2 anos, decidimos acabar com a nossa tortura! Não. Não decidimos abandonar a criação de vídeos 😉 Decidimos procurar After Effects Premium. Durante algum tempo estivemos indecisos sobre o Powtoon, que é excelente para iniciantes, mas no fundo é uma espécie de PowerPoint com funcionalidades avançadas. GoAnimate apareceu em primeiro lugar quando procuramos por “fazer vídeo em banda desenhada”. Por isso decidimos dar uma voltinha com ele.

Screen_Shot_044

O que acha que descobrimos?

Um sonho tornado realidade! Não precisamos de animar nada manualmente (é automático). Toneladas de efeitos especiais, personagens, animações, dublagem. Demais. Mesmo. Confesso que fiquei que nem criança em loja de doces, e não resisti! O GoAnimate venceu! Tinha de experimentar 😉

E sobre a interface do GoAnimate?

Arrastar e largar é tudo o que precisa. Procure o que quer usar (poses, personagens, adereços) no painel à esquerda e arraste para a área de trabalho (vai ver como ganha vida, automaticamente!). Pode mover, redimensionar, girar, copiar, o que quiser. Funciona assim:

É demais. O nosso designer só podia ter adorado!
Bem… na verdade, ele odiou. Como assim? Odiou, com paixão!

Humm?!

Vamos deixar o Pedro explicar:

“GoAnimate é realmente impressionante, de verdade. Fazer um personagem caminhar de A para B? Isso é uma cena. Fazer esse personagem abrir uma porta? Isso é outra cena. Movê-lo para C? Pois, mais uma cena. Um cão a ladrar? Acho que já deve ter adivinhado! Tem de adicionar uma cena por cada coisinha que acontece no vídeo. Qual é o problema com isso? Deslocar um adereço, nem que seja alguns píxeis, implica refazer em todas as cenas onde existe esse adereço! Aaargh!”

Então, porque ficou agarrado?
A resposta está neste vídeo (é apenas 1 minuto):

Espero que tenha visto o vídeo 😉 O mesmo vídeo teria levado 1 mês a ser feito em Flash/Premiere. Com GoAnimate levamos apenas 2 semanas. É fantástico 😉

Caramba! 2 semanas?!
Sim. É verdade. E esse vídeo exigiu muitas imagens e som personalizados. Na verdade, 1 semana – usando as opções base do GoAnimate. Os 8 dias extras (no total, 2 semanas) foram para ajustar personalizações.

Isso é fantástico! Quanto custa o GoAnimate?

Pode escolher entre estes planos, de acordo com as suas necessidades.

Pensa mudar outra ferramenta de criação de vídeos?

Vamos ouvir o Pedro, novamente:

“Nem pensar! Confesso que levei algum tempo para me mentalizar a usar o GoAnimate (hábitos antigos: Adobe!), mas é bom demais. É uma ferramenta forte e os resultados são espetaculares. Pela primeira vez, conseguimos cumprir com os prazos de produção dos vídeos – aliás, até conseguimos acabar antes do prazo. Estou ansioso para ver as novidades e atualizações que vêm aí.”

Mais alguma coisa?

Se nunca criou nenhum vídeo, vai adorar o GoAnimate (irá sentir-se como uma criança, novamente). Se precisa de produzir um vídeo curto, em 5 minutos, também vai adorar (inclui kits prontos a usar). Ou, mesmo que seja um especialista em Adobe (como é o meu caso) então vai ficar surpreendido com a flexibilidade do GoAnimate. Para além disso, pode experimentar gratuito durante 14 dias. Por isso, para de reclamar e “Go Animate 😉

  Vamos a Londres ajudar as startups! Tem uma startup? Fale conosco!
  1. GLEIDSON VIEIRA says:

    Gostei de conhecer essa ferramenta de criar vídeos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.