Email Marketing

O que é Email Marketing? [+ Vantagens de Usar este Canal]

10 abril, 2024 (updated) |

Descubra o que é email marketing com a E-goi. Com mais de 4 mil milhões de utilizadores, esta é a ferramenta mais rentável para o seu negócio!

Atualmente, estabelecer um convívio duradouro com os clientes requer determinação e ferramentas que possibilitem acompanhamento da sua utilidade na vida dos usuários. Com o e-mail marketing você terá a possibilidade de trabalhar por meio de métricas, que vão ajudá-lo a chegar mais perto do sucesso e melhorar seus métodos de criação de conteúdo. Mas se você quer saber o que é email marketing e os seus benefícios? Acompanhe abaixo algumas curiosidades sobre esse recurso!

O que é email marketing?

Esta pergunta o que é email marketing? É bem óbvia por que o termo já fala por si, não é mesmo? E-mail marketing é uma maneira de fazer o uso de mensagens eletrônicas para distribuir conteúdo, em busca de oportunidades de negócios. É a técnica mais antiga no mundo do marketing digital, e que se mantêm até os dias atuais como um dos melhores e mais eficazes recursos de comunicação.

Assim como as outras, têm como característica ser um canal direcionado para clientes fiéis, é capaz de retomar o contato com os que estão inativos e adquirir novos contatos, por meio da prospecção. Afinal, todos que têm um smartphone precisam de um e-mail.

Já pensou no quanto ele é relevante? Muitas mídias sociais surgiram desde a propagação da tecnologia e da internet, algumas tornaram-se tendência e, depois um tempo, outras tomaram seu lugar, oferecendo funções novas. Apesar da migração das pessoas em busca de uma plataforma digital capaz de suprir com precisão suas necessidades, o e-mail continua intacto quanto a sua utilidade.

Os objetivos e a utilidade do email marketing

Os gestores precisam entender as vantagens do e-mail marketing enquanto canal de comunicação e vendas, pois ele pode ser utilizado com vários objetivos. Basta saber a maneira correta de criar um relacionamento e ser objetivo em relação às táticas que serão usadas para atingir suas metas. Veja alguns exemplos do que pode ser feito por meio da ferramenta!

Manter contato com os clientes

Por meio de um fluxo de nutrição, você dialoga com seus clientes mostrando-se presente e, dessa forma, expõe o quanto se importa com eles. Alguns entram em contato a fim de um produto ou serviço que melhor atenda sua necessidade, outros buscam conhecimento acerca de uma nova ferramenta de gestão ou liderança.

Essas opções possibilitam a conexão com o lead. Quando for educá-lo com assuntos do interesse dele, planeje o envio de mensagens com o conteúdo que seu site oferece. Caso você não tenha essa estratégia, comece a pensar na possibilidade. Afinal, uma marca que se mostra como especialista tem um bom engajamento e gera movimentação em suas plataformas digitais.

Se for relacionado aos produtos, informe sempre que houver descontos, promoções e novas linhas de produtos/serviços. É importante ser o principal canal de informação em relação às novidades da sua organização.

Ser Top of Mind do cliente

O Top of Mind é um importante evento onde são premiadas as marcas que mais foram lembradas em uma região. Existem categorias de avaliação e é sempre uma ocasião significativa na região. É um sinal de notoriedade e uma maneira de manter este status é mostrando ao cliente o quanto você é relevante. Logo, explore as vantagens do e-mail em torno dessa premissa.

Captar novos clientes com email marketing

A prospecção é uma atividade na vida de um vendedor em que o objetivo é a conquista de novos clientes. Muitos optam pelas vantagens do e-mail na hora desta captação. Afinal, é uma ferramenta que possibilita um tom mais profissional de conversa e mostra mais seriedade. Sem contar que as empresas contam com ela para que seu negócio continue ativo.

Interagir com os utilizadores

Nem todos os seus clientes estão nas redes sociais. Apesar delas terem um grande acesso mundial, mostrando um percentual muito alto de usuários, alguns preferem o e-mail como principal forma de comunicação. Por isso, valorize o contato com as pessoas por lá e ofereça materiais exclusivos para um melhor aproveitamento das vantagens do e-mail.

Aumentar Vendas

O aumento nas vendas é um ótimo motivo para usufruir das vantagens do e-mail. Pois assim o colaborador que tem o controle do estoque pode colocar à venda mercadorias com prazo de validade muito próximo ou explorar novos locais em que outros compradores desejam adquiri-los.

Uma oportunidade interessante de venda é quando o cliente deixa algum item abandonado no carrinho do e-commerce. Nesse momento, sua marca pode enviar um e-mail lembrando-o de que há itens esquecidos e oferecer novamente a possibilidade de finalização da compra.

Conhecer melhor o cliente

Uma das vantagens do e-mail é a privacidade da conversa entre você e o cliente. Desta forma, o usuário fica mais à vontade em expor os seus problemas e esclarecer dúvidas em relação a algum artigo ou ferramenta que deseja conhecer de maneira ampla. Logo, saiba captar tais informações e sempre alimente sua planilha de dados dele.

Fidelizar clientes com email marketing

fidelização de clientes por meio das vantagens do e-mail é um dos principais objetivos em relação ao investimento feito nessa ferramenta. Afinal, é um tempo de dedicação que não é determinado, pois depende exclusivamente do despertar do usuário quanto a um problema que precisa ser resolvido ou uma demanda que necessita ser suprida.

Quais os tipos de e-mail marketing?

Existem vários exemplos de e-mail com variados objetivos, depende muito das metas que uma empresa deseja atingir e do perfil do público que será impactado pelas ações de marketing. Reunimos alguns tipos de e-mail marketing para uma melhor compreensão de cada um deles. Confira o mais se aplica à sua estratégia, inspire-se e aplique no seu negócio:

O e-mail marketing é muito mais do que se comunicar, é uma forma de tornar dinâmico o seu serviço. Existem duas formas efetivas de iniciar essa estratégia: software de Email Marketing Local ou serviços de Email Marketing Web Based (ou online).

Os locais são prestados por meio de um programa que é instalado no seu computador, com ligação a um servidor específico na sua realização que procede ao envio e gestão dos emails aos seus destinatários.

Os web based ou online são trabalhos que podem subscrever online, onde é feito todo o gerenciamento e configuração do disparo das comunicações sem que seja necessário fazer a instalação de qualquer aplicativo.

Não basta enviar emails do meu computador e pronto?

Claro que ao enviar emails do seu computador, está a comunicar mas email marketing é muito mais do que isso e Existem duas formas de o fazer:

  • Software de Email Marketing Local
  • Serviços de Email Marketing Web Based (ou online)

Os serviços de Email Marketing locais, são prestados através de um programa que é instalado no seu computador, com ligação a um servidor específico para o efeito, procede ao envio e gestão dos emails para os seus destinatários.

Os serviços de Email Marketing web based ou online (como o E-goi), são serviços que pode subscrever online, onde é feita toda a gestão e configuração do envio das comunicações, sem que seja necessário fazer a instalação de qualquer programa.

Qual plataforma utilizar?

Ajudando a evitar spam e emails fraudulentos (phishing), qualquer empresa de email como o Gmail, Outlook ou Yahoo limitam o envios massivos. No caso do Gmail, por exemplo, não é possível enviar um e-mail para mais de 500 destinatários de uma só vez. Usar uma plataforma específica permite a realização das seguintes atividades:

  • criação de newsletter para fazer e-mail marketing como um profissional;
  • elaboração de templates temáticos para as suas campanhas de vendas;
  • ferramentas para melhorar a sua campanha (análise de html, pontuação de spam, links quebrados, etc.);
  • testes A/B;
  • métricas que lhe permitem melhorar resultados como taxas de aberturas, cliques, geolocalização, etc.

Uma das vantagens do e-mail é a possibilidade do Teste A/B, que permite a análise de variáveis entre dois tipos de formatos. Geralmente eles são feitos em landing pages, com o objetivo de saber qual design melhor contribui na conversão de clientes. No caso do e-mail, é possível fazer com sua lista de prospecção. No entanto, sempre fique atento e saiba analisar os resultados para tomar uma decisão mais assertiva.

Quais os benefícios do e-mail marketing?

Para perceber as vantagens do e-mail marketing pense no seguinte: por que será que você geralmente não recebe todas atualizações das páginas curtidas no seu Facebook ou até mesmo publicações específicas de seus amigos? Curioso isso, não acha?

Apesar dele ou do Instagram estarem na moda, o e-mail marketing tem um enorme ganho sobre eles: o seu alcance não é limitado. Aqueles que fazem parte da sua lista receberão todas as suas comunicações, sem diferenciação. Conheça abaixo mais benefícios deste meio e note o quanto seu uso é relevante.

Melhor ROI

O retorno sobre investimento é taxa de regresso que uma empresa recebe em relação ao lucro que ela obteve com um cliente. Ela dispõe de um cálculo e muitos gestores trabalham com ela na sua rotina de negócios. Possibilita maior lucratividade, alta verba no tráfego e melhores maneiras de custo por cliques.

Claro que as redes sociais são mais modernas e atrativas. Mas o seu negócio sobrevive à custa de ferramentas bonitas ou de lucrativas? Para se ter uma ideia, o e-mail marketing tem um ROI de 3800%. Incrível, não é? As razões pelas quais este retorno é tão melhor no e-mail marketing são óbvias: simplicidade, baixo custo e alta eficácia. Com isto, não tenha mais dúvidas em começar a recorrer a essa ferramenta.

Maior interação

À primeira vista, parece que a interação é um conceito apenas ligado ao Facebook e ao Instagram. É natural pensar assim, afinal todos sabemos o quão eficaz são as redes sociais no reconhecimento da marca e na possibilidade constante de diálogo. Quantos momentos não foram compartilhados por lá, não é? Sua popularidade propicia tal comportamento.

O que você não sabe – mas que os nossos parceiros da Quicksprout descobriram – é que um subscritor de email é três vezes mais provável de interação e compartilhamento do seu conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Portanto, mesmo que elas sejam sua principal escolha, não subestime as vantagens do e-mail marketing para atingir resultados.

Para quem enviar e-mail marketing?

o que é email marketing? E para quem enviar?

Na verdade, todos devem receber. Se tem interesse na venda de bens ou serviços, então a ferramenta é útil a você. Aliás, é produtivo até aos não tem intenção de realizar transações. É perfeito para blogueiros e demais digital influencers. Por exemplo, ao fazer um aumento da base de leitores e espalhar o conteúdo, mesmo antes de terem os itens que vão saciar seu mercado.

O e-mail marketing faz maravilhas quando combinado com o e-commerce e também serve como solução ideal em muitas outras áreas de negócio. Do turismo à saúde, das imobiliárias às tarefas bancárias. O que quer que faça, é uma via obrigatória ao sucesso.

Qual o primeiro passo?

O e-mail marketing é simples, eficaz e fácil de usar. Imagine-se no início do século XX, o que é mais difícil? Enviar uma carta a alguém de localidade conhecida ou esperar que a pessoa passe na rua para entregar um folder que possivelmente nem será lido?

Essa ferramenta segue o mesmo exemplo: ao ter o endereço eletrônico de um usuário, é possível propagar uma mensagem tendo a certeza de que ela foi entregue.

Veja outra experiência: existem plataformas que é só preparar um formulário de captura ou fazer upload da sua lista de contatos e começar a mandar emails àqueles que desejar.

Não precisa ser um mago tecnológico. Quem utiliza o Google ou o Youtube aprenderá a recorrer a tal meio de comunicação.

Como fazer a lista de contatos?

Existem serviços gratuitos para começar a fazer email marketing de maneira profissional (e não só) como o plano Social One da E-goi.

Com ele, sua marca tem as vantagens do e-mail marketing e diversas oportunidades ao seu alcance. Sem limites de envio e com todas as grandes funcionalidades. A única diferença é que os seus emails vêm com publicidade e não terá suporte técnico personalizado.

No entanto, é possível recorrer a guias, vídeos com um conteúdo autoexplicativos e, caso seja do seu desejo se aprofundar cada vez, um curso grátis. Assim, você aposta na sua capacitação profissional e fica atento as tendências do mercado.

Quais as métricas de e-mail marketing?

As métricas são baseadas nas diversas maneiras que um empreendedor encontra para medir o resultado de uma estratégia. Isso faz com que ele fique atento ao comportamento do cliente e esteja em constante diálogo com aquilo que trará o seu sucesso. Conheça a seguir algumas opções de mensuração do seu e-mail marketing.

Custo por lead

Para ter a segurança de um bom negócio e continuar aproveitando as vantagens do e-mail, o custo por lead é uma maneira de organizar o seu orçamento. Entenda, cada pessoa que se interessou de alguma forma pelos seus serviços, vale uma quantia em dinheiro. Este cálculo é feito dividindo o seu investimento de marketing pelo número de leads.

Custo por clique

Parecido com o anterior, essa métrica é focada na média em dinheiro que sua empresa recebe com os cliques em seu e-mail marketing. O resultado pode ser calculado dividindo o número de cliques pelo valor total do investimento. Por isso, sempre aposte em mensagens com títulos atraentes e que instiguem o interesse do leitor.

Taxa de rejeição

Esta métrica mostra o percentual de pessoas que viu seu e-mail e não interagiu com o seu conteúdo. Ela é medida desde o tempo de inatividade até a opção de voltar para caixa de entrada e dar atenção a outro e-mail. Elas dizem muito sobre o interesse do usuário com o seu conteúdo, por isso, procure vê-las como uma forma de otimizar os materiais que estão sendo oferecidos.

Quais as outras ferramentas digitais?

Conhecer as vantagens do e-mail é um primeiro passo para aqueles que querem conhecer mais sobre marketing digital. Envios de mensagens personalizadas são só o início. Existem outras ferramentas e soluções que maximizam os seus ganhos. Confira abaixo o exemplo de algumas delas e como funcionam.

Automação de marketing

Muitos gestores compreendem que essa é uma importante forma de investimento para seu negócio. Pois, facilita processos dentro de uma empresa e oferece um atendimento mais personalizado para o cliente. Com a automação, sua marca melhora seu ritmo de trabalho e seus relatórios dialogam sobre a dimensão que o seu negócio tem atingido.

SMS marketing

Sabia que o SMS é bastante útil e é um serviço que também pode ser automizado? Com ele, é possível enviar lembretes e manter seu cliente atento. Seja com promoções, caso precise atingir uma certa demanda para um determinado mês, ou se você tem uma clínica e precisa informar das consultas dos seus pacientes. Sua taxa de abertura é tão boa quanto os outros canais de comunicação.

Notificações push

Trabalhando com a premissa de que os usuários estão sempre ligados em cada notificação que aparece em seus smartphones, as notificações push podem ser uma ferramenta que mantém os clientes atentos aos seus serviços. Um exemplo disso é informando sobre a data de um webinar que sua empresa está promovendo ou quando um e-book do interesse do cliente encontra-se disponível para download.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, é necessário que sua marca saiba das vantagens do e-mail marketing para poder explorar este canal de comunicação que é tão eficaz e que pode engajar cada vez mais a sua empresa. Em suma, é preciso fazer um bom uso, ser relevante na vida das pessoas que se interessam pelos seus serviços e ter sempre um pensamento estratégico.

Gostou do nosso artigo? Já que você se interessou por esse tema, que tal conhecer sobre a regulamentação do e-mail marketing?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.