Notificações push: conheça 5 boas práticas para usá-las

Todos os dias, você recebe avisos e mensagens dos aplicativos instalados no seu celular alertando sobre informações inéditas e atualizações? Se você faz uso frequente de smartphone e está sempre checando as novidades, com certeza, sabe o que são as notificações push.

As notificações push podem ser caracterizadas como alertas de novas mensagens nas mídias sociais, no whatsapp ou nos seus e-mails.

Além dos alertas enviados aos usuários por meio de telefones celulares, existe outro tipo de notificações push. Trata-se de um sistema de aviso que não exige um aplicativo instalado em uma plataforma mobile. Elas consistem em avisos que são recebidos por meio de um navegador via web, ou seja, que esteja conectado à internet.

Mas, talvez, o que você ainda não saiba é como esse sistema pode ser usado de maneira otimizada para desenvolver e alavancar ainda mais os resultados de um negócio.

Pensando nisso, explicaremos o que são as notificações push e por que elas são úteis em uma estratégia de marketing digital. Acompanhe a leitura!

O que são notificações push?

As notificações push são uma espécie de alerta de mensagem que é enviada, via push notification service, para um dispositivo eletrônico — mobile ou tablet — ou direto no navegador web a qualquer momento.

Ao clicar nesse alerta, o usuário é direcionado ao próprio aplicativo ou ao site de onde emanou o aviso.

Elas são enviadas com o objetivo de engajamento e contêm um conteúdo de interesse do usuário, o que gera, assim, maiores possiblidades de clique. Os alertas serão personalizados conforme as preferências individuais de cada pessoa.

Essas notificações podem ter como objetivo fazer o download de uma atualização, informar sobre uma nova mensagem recebida, promoções, convite de algum evento, etc.

Mobile push notifications

Importante mencionar que, diferente do SMS, para que as notificações push sejam enviadas, o usuário deve instalar o aplicativo e dar a sua autorização para que isso ocorra. Dessa maneira, ele controla o recebimento desse tipo de aviso.

Eles são oferecidos de acordo com o suporte do sistema operacional presente no aparelho eletrônico — IOS, Android ou Windows Mobile.

Web Push Notifications

As Web Push Notifications são outra espécie de notificações push. Elas consistem em alertas que aparecem em navegadores web e têm a aparência de pop-ups. São muito comuns em redes sociais, sites de notícias e conteúdos online, como jornais.

Como funcionam as notificações push?

Ambas as espécies de notificações push — via mobile e via web — são conhecidas como estratégias ou ações de marketing de permissão. Dessa maneira, elas podem auxiliar a relação entre a empresa e os usuários do serviço de alerta.

Assim, se houver um novo artigo no site, poderá ser enviado um alerta com o intuito de anunciar a novidade ao usuário.

Além disso, elas costumam ser muito úteis em plataformas de e-commerce, ou seja, em lojas virtuais. Assim, situações nas quais um produto tenha sido lançado, esteja em promoção ou esteja prestes a esgotar, poderão ser enviados alertas com o objetivo de avisar ao possível cliente sobre o estoque de mercadorias e possíveis facilidades de pagamentos, entre outros.

Como essas notificações podem ser úteis para o seu negócio?

O intuito das notificações push é aumentar o engajamento de visitantes e usuários que frequentam uma determinada página virtual, seja ela uma loja virtual ou apenas uma página que oferece conteúdo variado.

Ela funciona como um canal que oferece mais uma possibilidade de envolvimento e participação da possível clientela com a empresa, já que, geralmente, essas notificações convidam o usuário a realizar uma determinada ação.

Ou seja, trata-se de um dos meios utilizados para fazer com que a sua marca chegue até os usuários.

Além disso, o planejamento de uma estratégia no envio das notificações push:

  • aumenta o índice do tráfego do site;
  • permite conhecer sobre os interesses e necessidades do público-alvo — persona;
  • proporciona mais interatividade e aumenta as chances de gerar conversões;
  • facilita o conhecimento dos interesses de seus clientes potenciais;
  • melhora a relação entre empresa e cliente;
  • esculpe a reputação da marca; dentre outras vantagens.

Como otimizar as notificações push?

Podemos citar algumas boas práticas que podem ser adotadas ao enviar essas notificações. Vejamos!

  Como ser promovido? 6 técnicas para você aumentar as hipóteses de uma promoção!

1. Ter notificações realmente relevantes

As notificações push devem ter utilidade e fornecer praticidade para o usuário. Existem várias possibilidades para serem utilizadas. Podemos citar alguns exemplos:

  • informações sobre as condições do trânsito e se há engarrafamentos;
  • previsão do tempo e do clima para os próximos dias;
  • informações sobre o status de voos e conexões;
  • noticias urgentes e de última hora, etc.

2. Evitar ser invasivo com o cliente

O objetivo é consolidar o relacionamento entre os consumidores e as empresas e, assim, atrair mais chances de fechar vendas.

Porém deve-se ter a atenção quanto ao planejamento do envio desses alertas. O excesso pode ser um fator prejudicial e poderá afastar as pessoas. Elas poderão desativar as notificações e deixar de consumir o conteúdo.

Por isso, tudo deve ser feito de forma natural e sutil. O conteúdo deve ser objetivo e bem-apresentado. Isso evita que o usuário se sinta incomodado e sinta que a sua privacidade e sossego estão sendo violados.

3. Definir os seus objetivos

Primeiramente, você deverá ter um prévio conhecimento sobre a persona. A partir daí, você poderá definir os seus objetivos. O seu intuito é atrair tráfego ou gerar conversão?

Pensando nisso, daremos alguns exemplos de como as notificações push poderão ser usadas:

  • anunciar produtos novos ou promoções;
  • no caso de um ecommerce, você pode criar uma notificação que avisa aos usuários que abandonaram o carrinho de compras antes de efetuar o pagamento;
  • informar sobre atualizações, etc.

4. Utilizar a técnica de copywriting

Algumas estratégias ajudam a aumentar a taxa de conversão e, assim, impulsionar os negócios de uma loja virtual.

A técnica de copywriting pode ser usada para esse fim. Trata-se do uso de táticas estudadas previamente, com o intuito de criar conteúdos otimizados, com alta probabilidade de conversão dos leitores. Podemos citar alguns exemplos:

  • conhecer bem o público-alvo;
  • estabelecer a linguagem adequada para lidar com a persona;
  • criar laços e buscar a fidelização do leitor;
  • redigir o texto com verbos de ação;
  • fazer uso de dados e estatísticas.

5. Testar os horários de envio

A hora de envio da notificação é um momento decisivo para o desenvolvimento do negócio. Trata-se de verificar, por meio de testes feitos em diferentes horários, quando acontece o maior fluxo de cliques nas notificações e visitas na página.

A partir daí, você poderá conhecer melhor a persona e saber qual o horário e a frequência mais apropriados para o conteúdo ser enviado, aumentando, assim, as chances de conversões.

As notificações push — mobile e web — são um recurso essencial para uma boa estratégia de marketing digital. Para que tudo ocorra conforme o planejado e haja sucesso nos negócios, devem ser adotadas algumas práticas. Podemos citar a adoção de avisos relevantes, não invadir o espaço do cliente; personalizar as mensagens, entre outros.

Tudo isso ajuda a criar e fortalecer os vínculos entre os clientes e a empresa e alavancar os negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga a gente nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.