O que são Notificações Push? [+ 5 Razões para Utilizar]

Sabe aquela coceira que sentimos de espreitar o nosso smartphone sempre que recebemos um SMS? Não conseguimos resistir a esse impulso! Pois bem, o SMS tem um novo aliado: as notificações push.

O que são Notificações Push? [+ 5 Razões para Utilizar] - E-goi

 

O que são Notificações Push?

Notificações push são mensagens enviadas via Push Notification Service para uma APP mobile (smartphone ou tablet) ou direto no seu navegador.

O usuário de uma App pode receber notificações de novas mensagens, promoções exclusivas, convites, alertas de proximidade, comentários em nossas publicações e comentários em publicações que comentamos. E podemos recebê-las mesmo quando não estamos a usar a app.

Notificações Push vs SMS: Ao contrário dos SMS, as notificações push apenas podem ser enviadas para utilizadores que instalaram a sua app. Sempre que enviar uma notificação, as mensagens aparecem em destaque nos tablets e smartphones (IOS, Android e Windows Mobile) e as notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres/linhas e formato), de acordo com o sistema operativo (iOS, Android, Windows).

Web Push Notifications

Já deve ter reparado, sobretudo, em sites produtores de conteúdo como publicações online de jornais ou blogues, em pop ups no seu navegador, como esse:

Nós aqui no blog da E-goi, também já usamos o nosso próprio sistema de web push desenvolvido por nós. Se no email, o opt-in, ou seja, o seu consentimento para dar seus dados pessoais é realizado por meio de um formulário de cadastro, no web push o opt-in é realizado desta forma:

Web Push Notifications
Estas notificações são enviadas através do navegador (Chrome ou Firefox). Mesmo que você esteja realizando outra ação você vai acabar recebendo estas notificações quando acessar o seu navegador.

Notificações Push: 5 Razões para Utilizar + Exemplos

  • # Aumentar o tráfego do seu site, mantendo os usuários atualizados dos seus conteúdos: Por exemplo, sempre que um novo artigo for publicado;
  • # Enviar um lembrete: Imagine que está realizando um evento. Pode perfeitamente lembrar os cadastrados da data de realização do evento;
  • # Aumentar as suas vendas: E se enviar um push ao usuário que deixou um produto no seu carrinho abandonado?
  • # Melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes
  • # Converter utilizadores da sua app em clientes


Notificações Push vs Email: 
Ao contrário dos emails, as notificações push NÃO vão para o spam folder, nem tão pouco ficam esquecidas no inbox e têm (ainda) o dobro – ver mais neste infográfico – da taxa de abertura do que os emails.

Também são um lembrete para os utilizadores usarem a sua app. Quantas vezes já instalou apps que nunca mais usou e já nem se lembrava que existiam? Pois é, as notificações push podem ser um canal de comunicação muito eficaz para o seu negócio.

Conclusão

Devemos tratar o poder de comunicar diretamente com os utilizadores das nossas apps, através das notificações push, como um privilégio e não como um direito, ou seja, deve partir do principio que o utilizador não quer receber tudo o que lhe envia.  Se já fez isso com o email marketing, não cometa os mesmos erros com as notificações push.

Devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada utilizador. Caso contrário, iremos destruir esse poder: os utilizadores irão ficar chateados, irão ignorar/desabilitar as nossas notificações push, ou até desinstalar as nossas apps! Ou seja, use com moderação, mas use!

Está preparado para começar a enviar notificações push?

  Entregabilidade (Agridoce) de Email: O que é e porque deve se preocupar?
O que pensam deste artigo...
  1. Johnd777 says:

    I think this is a real great blog post.Much thanks again.

    • Hugo Pascoal says:

      Thanks, John. You are welcome!

  2. Luis says:

    Muito Bom, seu post é bastante esclarecedor, principalmente no item em que se refere aos excessos de envios no desejo de impactar de forma mais efetiva o que acaba prejudicando o envolvimento do lead com o negócio

    • Hugo Pascoal says:

      Valeu pelo comentário, Luis.

      O segredo é segmentar muito bem os seus envios, justamente para impactar de forma positiva o seu lead. Assim estará mais perto de fechar negócio.

  3. SIdney Novais says:

    Olá , eu tenho uma dúvida sobre push notifications, vou tentar exemplificar…

    Vamos supor que tenho um App que registra tarefas, essas tarefas são agendadas por dia e hora e outros usuários poderão ver essa tarefa que foi marcada por esse usuário, se meu usuário registrar uma tarefa no dia 20 de outubro de 2017 às 15:00 horas, é possível realizar uma notificação push 1 hora antes ou qualquer tempo que eu quiser para realizar a confirmação dessa tarefa?

    • Victor Coelho says:

      Sidney obrigado pela pergunta,

      O E-Goi tem um sistema de automatismo (Autobots) que permite criar todas as regras de comunicação com o usuário.

      Neste momento o sistema não tem disponível o envio Y horas antes de uma tarefa. Permite fazer o seguinte:
      – O seu usuário regista uma tarefa, com uma data e hora definida,
      – Essa informação é registada no E-Goi,
      – O Sidney cria, no E-Goi, um mecanismo automático que envia uma push, X dias antes ou depois e a uma determinada hora.

  4. Nalu says:

    Ola! Pessoal podem me tirar uma dúvida?
    O push esta vinculado com o APP. Se o usuário estiver deslogado do APP ele irá receber o push?
    Obrigada.

    • Hugo Pascoal says:

      Nalu, se as notificações do app ou do celular do usuário estiverem ligadas ele vai receber sim! Mesmo que ele esteve deslogado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.