Estratégias de Marketing

Métricas de vídeo marketing que você precisa estar atento

10 abril, 2024 (updated) |

Não é novidade que o vídeo é uma forma rápida e prática de informar ou entreter. Estamos rodeados por influenciadores digitais de diferentes categorias, graças a sites de compartilhamento de vídeos gratuitos.

Eles fazem parte da vida de muita gente, e seus argumentos têm um poder de persuasão tão grande que acabam influenciando, até mesmo, no comportamento das pessoas.

Pensando nisso, empresas procuram investir em uma ferramenta com intuito de gerar um bom engajamento: o vídeo marketing. Isso porque o marketing viu um grande potencial nesse tipo de mídia para poder usá-la na distribuição de conteúdo — a fim de fortalecer a presença on-line da sua marca e, por consequência, conquistar novos consumidores.

Mas, para isso, é preciso trabalhar com ferramentas que vão trazer a qualidade que esse conteúdo precisa. Por meio das métricas, é possível fortalecer as estratégias de marketing e manter-se atento ao seu desempenho como influenciador digital. Veja, então, algumas dessas métricas que podem ajudar você a ter um bom poder de atração!

Objetivo

Antes de qualquer nova informação, você precisa definir algumas coisas que são importantes para que não fique perdido em suas medições. Quando traçamos objetivos, seja ele para vídeo marketing ou qualquer outra estratégia de marketing digital, fica mais fácil definir o sucesso da empresa.

O que espero do vídeo marketing? Qual retorno ele vai trazer para minha empresa? Devo optar por mensagens personalizadas no meu engajamento? Essas são questões que precisam ser debatidas para que você possa escolher a quantidade de métricas precisas e alcançar seus objetivos.

Visualização

Não faz sentido você fazer um conteúdo e não torná-lo público. Uma das formas de engajamento que sua empresa pode ter é educar as pessoas por meio de assuntos que aguçam a sua curiosidade. No entanto, se os vídeos que você tem publicado não tem um bom número de visualizações, algo precisa ser revisado.

Lembre-se que métricas de vídeo marketing em torno de visualizações são interessantes em um primeiro momento, mas você não deve ficar sempre se baseando nelas. Na divulgação dos primeiros vídeos no seu canal, pode ser que essa métrica seja importante — mas, futuramente, a preocupação com taxas de cliques e retenção devem receber mais atenção.

Taxa de cliques

Essa talvez seja uma das mais importantes métricas em vídeo marketing e em muitas estratégias que você vai fazer em marketing digital. O CTR (ou Click Through Rate) é uma métrica que avalia a quantidade de cliques obtidos com o conteúdo que compartilhou. Para calcular seu CTR, é preciso saber o número de visualizações que seu vídeo teve e dividir pelo número de cliques.

Por meio dele, você pode conquistar novos leads e perceber o quanto os seus vídeos têm sido atrativos. Isso sem falar na vantagem de alguém se sentir tão acolhido por aquele conteúdo e começar a seguir você por meio da plataforma que está compartilhando seus vídeos.

Retenção

A taxa de cliques é uma ferramenta muito importante, mas existe outra métrica em vídeo marketing que você precisa atento. A retenção é um fator que calcula o tempo que cada usuário visualizou seu conteúdo. Pois de nada adianta o usuário clicar no seu link e não ver o conteúdo até o final.

Por meio do SEO e de títulos mais objetivos, você pode desenvolver uma estratégia para deixar os títulos dos seus vídeos mais atraentes. Mas é sempre bom lembrar que a qualidade do conteúdo é o que mais conta, principalmente a linguagem adotada para passar as informações.

Compartilhamento

Hoje em dia, as pessoas têm o costume de compartilhar tudo aquilo que elas acham interessante. E quando acontece de alguém compartilhar algum conteúdo nosso, ficamos com a sensação de dever cumprido, não é mesmo? Mas para isso acontecer de uma forma espontânea, é preciso um bom engajamento da sua marca.

Se seu vídeo marketing recebe um bom número de compartilhamentos, fica mais fácil dele viralizar. Sabemos que existem muitas pessoas que falam, incessantemente, para você compartilhar o vídeo delas enquanto você está assistindo, mas quando uma empresa consegue um compartilhamento sem precisar pedir, mostra o quanto o poder de persuasão dela está alto.

Opinião das pessoas

Essa é uma métrica em vídeo marketing muito relevante e que merece toda a sua atenção. A opinião dos usuários que consomem seu conteúdo é muito importante — é por meio do feedback deles que podemos buscar melhorias dentro das nossas estratégias.

Seja para falar da relevância dos conteúdos, se o áudio está ruim ou se a iluminação do vídeo precisa de melhorada, a opinião do público que traz visualizações deve ser ouvida — e é sempre bom respondê-la, para que exista uma interação.

Essa é não apenas uma ferramenta de melhoria: ela também fortalece o relacionamento que, aos poucos, vamos construindo com a audiência.

Métrica de vaidade

Existem métricas que confundem a percepção de sucesso e, às vezes, não fortalecem a persuasão do vídeo marketing. As métricas de vaidade são formas de mostrar os resultados quantitativos da marca na web. Como estamos tratando de marketing de conteúdo, isso precisa ser revisto.

Se a métrica não está aliada ao fato de mostrar resultados que melhorem os aspectos qualitativos do seu produto e/ou serviço, de nada adianta despender um bom investimento nela. Lembre-se que a qualidade do seu conteúdo precisa sempre prevalecer.

Foco na melhoria

Como você pode ver, as métricas que você pode estabelecer para sua estratégia de vídeos dependem muito do que a sua empresa busca atingir no mercado. Sabemos que muitas empresas estão à procura de resultados imediatos, mas nem sempre o profissional pode, a curto prazo, suprir todas as necessidades da empresa.

É preciso saber o que a sua empresa quer conquistar por meio do investimento em vídeo marketing. Se existem dificuldades para chegar a essa definição, uma boa parceria pode acelerar esse processo.

A E-goi é uma empresa que trabalha com ferramentas de marketing digital e possui um software que ajuda em automação de marketing e também no rankeamento do seu site. Conheça um pouco mais da nossa empresa pelo nosso site!

One thought on “Métricas de vídeo marketing que você precisa estar atento

    Avatar
    Rodolfo Nascimento
    25 fevereiro, 2019

    Excelente post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.