Mensagens personalizadas: como aumentar o engajamento do público?

Em tempos de globalização e acesso frenético a conteúdos, as mensagens personalizadas podem se tornar grandes aliadas de um negócio com foco na comunicação digital.

Mensagens personalizadas: como aumentar o engajamento do público? | E-goi

A verdade é que hoje, com o acesso irrestrito a serviços e conteúdos pela Internet, as pessoas estão em busca de atendimentos e contatos diferenciados e únicos, que as façam se sentir especiais e mais confiantes naquilo que escolheram consumir.

Ao utilizar táticas de personalização de mensagens, a sua página gera mais leads e cria, com o seu público, uma boa relação que se consolida desde o primeiro contato. Investir nesse tipo de comunicação pode ser o empurrãozinho que faltava para você alcançar um novo patamar de relacionamento com os seus visitantes.

E isso é só o início! Neste artigo, vamos nos aprofundar nos benefícios das mensagens personalizadas e nas maneiras por meio das quais elas podem aumentar consideravelmente o engajamento do seu público. Acompanhe!

O que é personalização de conteúdo?

Em termos gerais, a personalização de conteúdo é, como já diz o nome, uma estratégia de comunicação por meio da qual uma página ou serviço pode personalizar a sua relação com novos visitantes e com o seu público já estabelecido.

O principal método de realização da personalização são as mensagens personalizadas — mas anúncios, conteúdos e outros também podem ser personalizados. Isso segmenta e direciona a conversa com o visitante, de forma a atraí-lo aos seus objetivos.

A personalização de conteúdo é conhecida por diferentes termos que, normalmente envolvem também palavras como dinamismo, mensagens e comunicação, mas que se referem à mesma prática.

Com ela, você pode utilizar os diversos dados coletados de visitantes recorrentes e leads em potencial para seccionar a abordagem de acordo com os pontos de sua preferência, como nome, histórico de navegação, landing pages, e-mail marketing, anúncios e outros.

Assim, a sua página pode selecionar as informações vistas pelo visitante tanto com foco no interesse previamente demonstrado por ele quanto em seus dados pessoais e profissionais. Dessa forma, ele passa a se sentir mais reconhecido e mais inclinado a adquirir algum produto ou serviço ou a se tornar um visitante assíduo do site.

Por que investir em mensagens personalizadas?

Você já deve ter percebido a quantidade de serviços e conteúdos disponíveis na Internet, ao alcance de um clique, muitos ocupando o lugar de concorrentes. Levando isso em consideração, como se destacar?

Imagine, por exemplo, que você é um cliente e entra em uma loja onde sempre comprou. Ainda assim, os atendentes não se abalam com a sua presença, chegando até mesmo a ignorá-lo, e não se lembram do seu nome ou dos itens que você costuma comprar.

Indo mais longe, imagine que você deixou uma compra reservada na loja, mas, ao retornar, ela não está separada e nem mesmo o gerente lembra da sua reserva! Não é uma boa experiência, correto?

Agora, imagine que você resolve fazer as suas compras em outra loja, na qual você nunca foi. Assim que você entra no ambiente, um atendente simpático vem perguntar o seu nome e se coloca disponível. Ele fica atento às peças que chamam a sua atenção e ao estilo de roupas que você veste.

Depois de muita observação, o atendente faz sugestões certeiras, que chegam a lhe impressionar. Isso sem nunca esquecer o seu nome ou deixar de tratá-lo de maneira pessoal e cordial. Aí sim, dá vontade de comprar e de voltar sempre, não é?

Com a personalização de mensagens online é a mesma coisa. Os dados que você utiliza para segmentar a comunicação com o seu público fazem com que ele se sinta reconhecido e imediatamente conectado. Consequentemente, a prática colabora para que você gere leads ao longo de todo o funil de vendas, até mesmo em um primeiro contato.

Além disso, mensagens personalizadas incentivam o engajamento tanto de que quem já é freguês quanto de quem tem o potencial de vir a acompanhar o seu trabalho. Em linguagem clara, isso quer dizer que as chances de aumentar a sua taxa de conversão aumentam.

Como criar e aplicar as estratégias de personalização?

A personalização é um método com muitas possibilidades e tudo vai variar de acordo com a quantidade de dados que você possui, com os seus objetivos e com o que deseja oferecer.

Para começar, faça um levantamento de dados dos seus diferentes públicos — visitantes das suas páginas, leads etc. — para definir quais informações podem ser úteis e em que lugares você deseja aplicá-las. A partir daí, existem dois caminhos a seguir:

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Informações do visitante

Sabe quando você recebe aquela mensagem pop-up, um e-mail marketing ou abre uma landing page com o seu nome? Isso é utilizar informações do visitante, exibindo dados da pessoa. Para isso, deve-se criar um texto padrão com espaços em branco em que serão encaixadas automaticamente as variáveis escolhidas, como o nome.

Alteração de conteúdos

Aqui, você pode escolher investir no dinamismo do conteúdo, separando o seu público e definindo as informações que devem ser exibidas de acordo com cada grupo. É uma estratégia interessante para anúncios, indicação de conteúdos ou mesmo convites para entrar em contato, assinar uma newsletter e afins.

Parece complicado? Saiba que existem tecnologias e softwares disponíveis que automatizam essas tarefas, de forma que você nem precisa se preocupar.

Como e em que situações utilizar a personalização?

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios da personalização de mensagens para o engajamento do seu público, aqui vão dicas de onde e como aplicar a estratégia:

Nome

Uma das personalizações mais simples e comuns e, ainda assim, uma das mais eficientes. Utilizar o nome do visitante ou cliente faz com que ele se sinta especial! Você pode adicionar os nomes a mensagens instantâneas no Facebook, nos chats automáticos do seu site, nos e-mail marketings, em push etc. Esse é um belo gatilho, experimente!

Campos personalizados

Defina as informações que devem ser compartilhadas de acordo com os interesses da pessoa, tais como gostos, objetivos ou segmento empresarial.

Mensagem responsiva

Considere se o visitante está acessando o seu site por um dispositivo móvel e envie uma mensagem personalizada convidando-o a baixar o seu aplicativo na hora.

Localização

Vai realizar um evento? Envie mensagens personalizadas ao seu público, de acordo com a localização de cada um. Pode ser um convite, um push ou até mesmo ações exclusivas para pessoas que residem ou frequentam áreas específicas.

E aí, o que achou dessas ideias? Para ter ainda mais sucesso nessa estratégia, não se esqueça de produzir formulários e aplicá-los ao seu público. Dessa forma, você reúne informações que podem deixar as suas mensagens personalizadas cada vez mais poderosas!

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O que pensam deste artigo...
  1. marcelo says:

    Eu particalamente estou amando essas notificaçoes com esses conteudos tem me ajudado baste nos meus projetos, cada poste melhor do que o outro shou de bola.

  2. ANTONIO JOSE DA SILVA says:

    Oi, pessoal, boa tarde

    Eu pretendo fazer um curso de SEO , mas até poder pagar o seu custo, preciso ainda, de um bom tempo.
    Logo, agradeço a todos que puderem me passar informações gratuitas, nesse sentido.

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