Conheça as melhores práticas de gerenciamento de redes sociais

Uma presença digital robusta é essencial para quem quer se destacar dentro e fora da rede. No entanto, ter um site bonitinho e canais sempre atualizados já não é mais suficiente, é preciso ser relevante, oferecendo conteúdo de qualidade para o seu público-alvo.

Melhores práticas de gerenciamento de redes sociais | E-goi

Para não ser apenas mais um no meio da multidão, há ações relacionadas à gestão de redes sociais que trazem bastante resultados. E o melhor? A maioria não custa nada além de organização e criatividade.

Para ajudar você a construir uma presença digital relevante, preparamos este artigo com as melhores práticas de gerenciamento de redes sociais. Então, se você está interessado, confira o nosso material até o fim e boa leitura!

Conheça o seu público-alvo

Saber exatamente quem você quer atingir é o primeiro passo para produzir um conteúdo relevante. Do que essas pessoas gostam, em que redes sociais estão, como se comunicam, quais são os seus problemas?

Conhecendo bem o seu público, além de abordar temas que sejam do seu interesse, você saberá usar a linguagem adequada para melhor se comunicar. Afinal, uma abordagem que desperte a curiosidade de adolescentes não terá o mesmo efeito em executivos sênior, não é mesmo?

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Na maioria das vezes, dados demográficos fornecidos pelas próprias redes sociais podem ajudar a conhecer melhor quem está consumindo o conteúdo que você produz. Fique sempre atento a isso para personalizar cada vez mais a sua comunicação.

Planeje o seu conteúdo

Sabemos que planejamento é importante em praticamente todas as áreas da nossa vida, e com conteúdo digital não seria diferente. Se você quer construir e fidelizar uma audiência, é preciso conquistá-la.

Para que a sua estratégia de gerenciamento de redes sociais seja bem-sucedida, é preciso planejar o conteúdo que você produzirá. Estabelecer uma frequência de postagens é importante para que o seu público retorne aos seus canais em busca de novos conteúdos.

Grande parte das pessoas está conectada para se entreter, manter contatos e buscar soluções para os seus problemas. Por isso, conteúdo que só tem como objetivo vender um produto ou serviço não costuma agradar muito. Sendo assim, tente ser útil de alguma maneira.

Criar um calendário com datas temáticas relacionadas à sua marca e ao tema sobre o qual você fala é uma boa opção para um conteúdo diferenciado. Além disso, assuntos quentes, que estejam em alta por algum motivo, também são ótimos links para você entrar na discussão e ganhar visibilidade. E lembre-se: tenha bom senso e evite polêmicas desnecessárias.

Interaja com o seu público

Uma das principais vantagens das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais é a possibilidade de interagir com os usuários de forma rápida e sem intermediários. Por isso, use e abuse desse contato!

Faça enquetes, peça a opinião, deixe o seu público se sentir parte do seu negócio. Assim, ele se engajará muito mais com o seu conteúdo, e mais do que um simples leitor, ele poderá se tornar fã do que você produz — muito melhor, não é mesmo?

Portanto, criar e manter um relacionamento com seu público por meio do diálogo é uma das principais dicas sobre gerenciamento de redes sociais. Não deixe de responder aos comentários, mesmo quando forem negativos. Os resultados para quem age com cordialidade e atenção são surpreendentes.

Reconheça erros

Em caso de situações embaraçosas, não finja que nada aconteceu. Fale sobre o assunto, reconheça se tiver ocorrido falhas, peça desculpas e, sobretudo, diga o que está fazendo para corrigir ou minimizar os efeitos de eventuais erros.

Sem dúvida alguma, isso aumentará a empatia das pessoas em relação a você ou à sua marca. Afinal, ninguém gosta de arrogância ou de gente que acha que está sempre certa, não é mesmo?

Monitore a rede

Para além do campo de comentários do seu blog ou dos seus canais nas redes sociais, as pessoas também falam sobre você em outros lugares. Por isso, monitorar a rede é importante para não ficar preso em uma bolha.

Saber o que as pessoas estão falando sobre você, seus concorrentes e o tema que você aborda é fundamental para que o gerenciamento de redes sociais seja eficiente. Há ferramentas — gratuitas e pagas — em que é possível cadastrar palavras-chave para acompanhar o que for do seu interesse.

Importante lembrar que a interação com o público pode ser feita em outros locais e outros contextos, não apenas quando falam com você no seu blog, por exemplo.

Fique atento à concorrência

Muitos acham que acompanhar a concorrência significa copiar tudo que ela faz de bom. Pois, saiba que se a sua estratégia for essa, ela provavelmente será um fracasso.

Bem diferente de copiar, é saber avaliar criticamente pontos fracos e fortes para melhorar o próprio negócio — sem perder a identidade, é claro.

Invista em anúncios

Com mudanças frequentes nos algoritmos das principais redes sociais, atingir muita gente de maneira orgânica — ou seja, sem pagar — é praticamente impossível, sobretudo no Facebook. O conteúdo pode ser maravilhoso, mas se as pessoas não tiverem acesso a ele, o trabalho terá sido em vão.

Nesse contexto, investir em anúncios é fundamental para o bom gerenciamento de redes sociais. A vantagem é que você não precisa de grandes orçamentos para isso, em comparação aos meios tradicionais, e você ainda pode otimizar os anúncios, direcionando-os a quem de fato interessa.

Se o seu conteúdo é sobre moda masculina, por exemplo, não faz sentido que seus anúncios atinjam mulheres, não é mesmo? É claro que elas também podem se interessar pelo tema, mas, a probabilidade de interesse será maior entre os homens.

Analise os resultados

Que conteúdo foi mais acessado no seu blog? Que post foi mais compartilhado nas redes sociais? Esses resultados devem ser considerados no seu planejamento de conteúdo, pois indicarão os temas que estão despertando maior interesse na sua audiência.

Por isso, não deixe de acompanhar de perto os resultados de cada ação que você realizar. Dessa forma, você saberá o que está dando certo ou não, e poderá alterar suas estratégias, caso necessário.

No artigo de hoje, você conferiu algumas das melhores práticas para um gerenciamento de redes sociais que traga resultados. Com um pouquinho de tempo e dedicação, você pode colocá-las em prática e melhorar os seus resultados.

Agora, compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus contatos também tenham acesso a essas dicas valiosas para quem quer ter sucesso na rede!

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