Estratégias de Marketing

5 técnicas de marketing pessoal para melhorar sua autoridade online

25 maio, 2018 |

Separamos algumas dicas práticas para melhorar a sua autoridade online por meio do marketing pessoal! Acompanhe!

Certamente, você já ouviu falar em marketing pessoal, mas talvez não tenha uma noção real do quão é fundamental colocá-lo em prática e aprimorá-lo para se destacar no mercado de trabalho e na internet. Aliás, será que você tem feito um bom trabalho com a usa imagem pessoal?

Sabemos que, com o surgimento da internet, o processo de construção da marca pessoal foi tremendamente facilitado. Afinal, ela permite obter excelentes resultados a partir de investimentos razoáveis.

Muitas pessoas, porém, não têm conhecimento da magnitude e das portas que esse recurso é capaz de abrir. Por isso, não lhe dão a devida atenção e acabam adotando posturas que desfavorecem sua reputação no universo online.

Então, para que você não cometa esse tipo de erro, separamos aqui algumas dicas práticas para melhorar a sua autoridade online por meio do marketing pessoal! Acompanhe:

O que é marketing pessoal e qual é a sua importância

Antes de vermos as dicas, é preciso que não haja dúvidas quanto ao que é marketing pessoal e à sua importância. Quando falamos nesse tipo de marketing, nos referimos, claramente, às pessoas — e não a um produto ou serviço, necessariamente.

Podemos pensar no marketing pessoal como um método para ser visto por público específico, chamando atenção de maneira natural e inteligente. Dessa forma, é possível se destacar, transmitir bons valores e demonstrar capacidades e qualidades que são valorizadas no âmbito profissional.

Bom, talvez ainda não tenha ficado claro o porquê de essa estratégia ser tão importante. Então, pense bem: de que adianta ser um profissional competente, qualificado e capacitado, se ninguém sabe disso? De qual maneira seria possível aproveitar todas as suas habilidades? A resposta para essa segunda pergunta é o marketing pessoal.

Em outras palavras, ele é a melhor forma de promover sua imagem, trabalho e conteúdo de modo que o público perceba o seu valor e tenha uma ótima impressão de você, tanto como pessoa quanto profissional. Ainda assim, não confunda: não se trata de mera vaidade pessoal ou culto ao ego.

Como melhorar sua autoridade online com o marketing pessoal

1. Saiba se comportar na internet

Às vezes, no universo online é um pouco complicado separar o pessoal do profissional, mas isso é extremamente necessário. Saber como se comportar na internet é indispensável para não se expor desnecessariamente e evitar as famosas gafes.

Tenha em mente que a internet amplia as possibilidades e aumenta o seu alcance — qualquer informação ao seu respeito agora é facilmente encontrada. Isso pode ser algo bom ou ruim, a depender de como você se posiciona.

Sendo assim, sugerimos atenção aos seguintes pontos:

  • tenha cuidado com postagens polêmicas e evite discussões online;
  • separe o pessoal do profissional — por exemplo, existe o LinkedIn para relações estritamente profissionais;
  • tenha cuidado com fotos e preserve sua intimidade;
  • não polua a timeline alheia com posts e informações inúteis, que nada agregam ao seu público-alvo;
  • utilize a linguagem e o tom corretos;
  • evite demonstrar arrogância ou fazer piadas sobre tudo;
  • pense e repense antes de postar algo.

2. Crie perfis de qualidade

A dica aqui é prezar pela coerência. O seu marketing pessoal deve ser consistente em todas as suas redes sociais, bem como no site e no blog, para que o público se conecte com você mais facilmente.

Então, busque harmonizar cores, linguagem e imagens em seus canais e conteúdos. Assim ele consegue notar quais são as características dos seus perfis que fazem sentido e o representam.

Bom, isso tudo partindo do princípio de que você conhece as suas personas — os perfis de pessoas que deseja impactar com sua estratégia de marketing pessoal.

Desse jeito, fica mais fácil criar conteúdos relevantes, participar de grupos onde se compartilha conhecimentos da área, fazer interações inteligentes e cultivar relacionamentos.

3. Utilize o marketing digital a seu favor

Você trabalha com um público bem definido, e deve saber o que ele busca para agir com base nisso. Por conseguinte, caso ainda não o tenha, crie um blog: forneça conteúdo sobre o seu nicho de atuação e aposte no SEO para impulsionar sua marca pessoal no Google.

Veja outras sugestões:

  • seja ativo nas redes sociais (com muito bom senso e sabedoria, é claro);
  • fale sobre seu trabalho e habilidades;
  • mantenha um perfil atualizado no LinkedIn;
  • compartilhe conteúdos relevantes e próprios;
  • produza vídeos e webnários;
  • participe de fóruns da sua área de atuação;
  • aproveite o Instagram Stories;
  • interaja — converse, compartilhe e comente conteúdos relacionados aos seus interesses para expandir sua rede de contatos.

4. Escolha qual conteúdo publicar para atrair pessoas

Para atrair e conquistar a audiência é preciso, realmente, destacar os seus diferenciais. As pessoas devem enxergar algo em você que elas não encontram em mais ninguém. Nesse sentido, questione-se: qual é o seu diferencial? Identificado isso, crie conteúdo, posicione-se e garanta a sua autoridade online.

Saber qual conteúdo escolher para publicar no seu blog ou nas suas redes sociais é uma ótima forma de oferecer valor. Por isso, busque fontes pouco acessíveis em suas pesquisas e acrescente reflexões pessoais com que as pessoas possam se identificar e para que você também se torne uma referência no assunto.

Caso esteja parecendo difícil, tire um tempo para estudar o perfil da sua audiência e compreender de qual forma ela poderia se interessar e se engajar com o seu conteúdo. A partir disso, é possível determinar o que publicar em seus canais.

Não deixe, ainda, de seguir pessoas que tenham uma boa imagem! Espelhe-se nelas e no que elas criam, e identifique o que parece dar certo e o que poderia ser melhorado em seus perfis. Afinal, o que seria pertinente compartilhar com seus seguidores?

5. Relacione-se sabiamente

O networking é imprescindível para uma estratégia de marketing pessoal eficiente, pois permite que você seja mais conhecido. Então, mantenha contato, faça parcerias, troque conhecimento e aprenda com profissionais que você conheceu e achou interessantes.

Para encontrar essas personalidades influentes, vá aos eventos da sua área, entregue e pegue alguns cartões de visita, apresente-se e converse educadamente.

Além de cultivar esses relacionamentos, saiba que eles não devem ser baseados em interesses, mas sim em cooperação mútua. Afinal, profissionais bem-sucedidos sabem da importância de se relacionar e estar, sinceramente, à disposição para ajudar, mesmo quando não precisam.

Outra ideia é explorar todo o potencial do LinkedIn. A rede social é a mais indicada para criar relacionamentos profissionais, portanto, aproveite seus recursos e invista na sua imagem pessoal online.

Mesmo você não tendo muita experiência profissional, veja quantas possibilidades essa rede social lhe proporciona:

  • anexar certificados;
  • falar de experiências, como trabalhos voluntários e estágios;
  • apontar resultados de testes e premiações;
  • pedir recomendações;
  • interagir com pessoas da sua idade que podem se tornar contatos relevantes no futuro;
  • participar de grupos;
  • atualizar o perfil conforme for evoluindo na carreira.

Enfim, como vimos até aqui, ao investir no marketing pessoal você conseguirá mostrar ao mundo o seu diferencial, a sua personalidade e o seu legado — coisas que só você tem e que ninguém pode copiar!

E aí, gostou deste conteúdo? Então, não deixe de nos seguir no Facebook, LinkedIn e Twitter para ficar por dentro dos próximos!

9 thoughts on “5 técnicas de marketing pessoal para melhorar sua autoridade online

    Avatar
    Silmara Regina Carlos
    25 maio, 2018

    Muito interessante. Gostei das dicas. Obrigada.

    Avatar
    ANTONIO JOSE DA SILVA
    25 maio, 2018

    Oi, Pessoal- Boa tarde.
    Foi um diálogo importantíssimo pra mim, que sou iniciante nesta jornada e esse tipo de informação me agrega valores inestimáveis.
    Peço por favor, jamais esqueça de me repassar informações, nesse sentido de alavancar o resultado do meu trabalho, ainda que se ache que tal informação seja do conhecimentos de todos, mas assim mesmo queira me reportar, pois, o iniciante deve ser sedento por sabedoria de sua área.
    Aqui fica os meus agradecimentos pela ajuda e interesse pelo meu progresso.
    AntonioMassole

    Avatar
    Antonio Ferreira
    26 maio, 2018

    Conteúdos de relevantes valores ” exemplo do E-goi esse que fio disponibilizado pra mim é excepcional, e como intuito de dar o melhor aos seus visitantes internautas!!!

    Avatar
    Antonio Pinheiro
    27 junho, 2018

    Parabéns, excelente conteúdo e dicas importante para quem quer desenvolver um trabalho profissional, só tenho agradecer. tenho muito que aprender e me dedicar para alcançar meus objetivos

    Avatar
    Joao Antonio
    20 julho, 2018

    Gostei bastante do conteudo. Aprendi muito sobre Marketing pessoal, agora sou outra pessoa. Obrigado.

    Avatar
    ANTONIO JOSE DA SILVA
    1 agosto, 2018

    Aqui deixo as minhas recomendações, em respeito aos ensinamentos desta comunicação e-goi.

    Temos que nos ajudar ajudando a outros, que ajudam outros.
    Até nos formar em novas comunidades mundiais.
    Daí, teremos um mundo totalmente remodelado.

    Vamos aprender a repassar o que queremos para um mundo bem desenvolvido.
    Temos que aprender estudando como ensinar a melhorar de modo comum a todos.
    Onde pela internet todos ganham ao ensinar como trabalhar e viver honestamente, em suas próprias casas.

    Eu, apresento aqui em meu: –
    http://www. blogantoniomassole.com
    E-books de treinamentos- vejam os LINKS
    RESUMO-DA MINHA HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA DISTRIBUTIVA DE INTERAÇÃO SOCIAL

    Avatar
    Tiago
    4 abril, 2019

    Uma pequena e sútil observação, deixar dados sensíveis públicos em redes sociais.
    Devido um atacante utilizar dessas informações para gerar o maior transtorno a você.
    Parabéns pelo post.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      8 abril, 2019

      Sim, sempre é importante termos cuidado com a forma como expomos o nossos dados pessoais. Obrigado pelo feedback Tiago e até breve!

    Avatar
    Marcelo Maciel
    21 outubro, 2021

    Nossa, foi de grande importância essas informações. É sempre bom trocar conhecimento. Parabéns ao Criador deste conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.