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Marketing multicanal: como criar uma estratégia para e-commerce

22 agosto, 2023 (updated) |

O marketing multicanal é uma vertente de marketing digital  que usa vários canais para promover uma marca, produto ou serviço.

O marketing multicanal é uma vertente de marketing digital  que usa vários canais para promover uma marca, produto ou serviço. Esses meios podem incluir mídias sociais, e-mail, SMS, canal de voz, notificações web, push, entre outras maneiras de captar a atenção do público.

Já faz tempo que as empresas tradicionais estão migrando as suas campanhas publicitárias para o universo online. Isso significa que a estratégia online já é uma realidade antiga para os negócios que surgiram no ciberespaço e têm intimidade com o mundo digital, os e-commerces.

O marketing multicanal surgiu justamente por isso, para nortear os estrategistas sobre qual é o melhor meio de encontrar e atender bem o seu público-alvo, potencializando as suas vendas.

Neste post, vamos explicar para você o que é o marketing multicanal e como desenvolver esse tipo de estratégia para um e-commerce. Não deixe de acompanhar e veja como criar uma estratégia de marketing multicanal para e-commerce!

O que é marketing multicanal?

Um estudo realizado pela empresa americana Lewis PR e divulgado pelo portal eMarketer apresentou um dado interessante. De acordo com o estudo, 84% dos profissionais de marketing de todo o mundo têm a pluralidade de canais como o principal foco de suas campanhas.

Talvez esse estudo seja eco de uma outra pesquisa, realizada pela Harvard Business, cujo resultado diz que 73% dos clientes de e-commerces alteram canais enquanto realizam uma compra na internet. Isso quer dizer que ao mesmo tempo em que estão acessando o site do seu e-commerce, os seus clientes poderão estar também nas suas redes sociais, respondendo um e-mail, ouvindo um conteúdo no YouTube ou outra janela qualquer.

Tal abordagem é muito importante para manter a competitividade de sua marca, pois ela afeta a capacidade de alcançar um maior número de clientes, aumentar a presença da marca, oferecer uma experiência de compra mais consistente e gerar mais leads qualificados.

Além disso, permite que as empresas criem campanhas mais eficazes, pois é possível combinar diferentes canais para direcionar o conteúdo certo para o público certo. Portanto, o marketing multicanal contribui para estabelecer um relacionamento de longo prazo com a audiência, gerando um aumento dos índices de fidelidade à marca.

Assim, se alguém faz uma solicitação no chat da sua plataforma no Facebook e no dia seguinte continua a conversa por e-mail, a título de exemplo, é preciso que a pessoa que vá responder o e-mail já tenha conhecimento do caso. Isso evita que o cliente precise repetir toda a situação, o que pode ser bem desagradável.

Quais as diferenças entre marketing multicanal e marketing tradicional?

Compreender quais são as diferenças entre o marketing multicanal e o tradicional é importante para conseguir mais clientes também pelo meio digital. Nesse sentido, ao utilizar boas ferramentas para aplicar o multicanal na empresa você consegue ter ótimos resultados.

Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o multicanal permite que você invista em estratégias que incorporam email marketing, SMS marketing, uso das redes sociais, landing pages, notificações mobile push e muitos outros recursos para aumentar a sua taxa de conversão.

Ou seja, ao recorrer ao multicanal é plausível aumentar o seu alcance e gerar mais vendas para a empresa, ajudando na diferenciação com relação à concorrência e no crescimento do negócio.

Quais são as vantagens de investir em marketing multicanal?

Existem diversas vantagens que podem ser aproveitadas ao utilizar o marketing multicanal em seu negócio. Por meio dele, é possível aumentar as vendas no digital e garantir um bom posicionamento no mercado de atuação. E não para por aí. Existem muitos outros benefícios. Confira mais sobre eles logo a seguir!

Aumento do alcance

Se você está migrando o seu negócio físico para o digital, saiba que o marketing multicanal é uma excelente forma de aumentar o alcance da empresa e, consequentemente, gerar muitas vendas no online.

Isso acontece, pois esse tipo de estratégia permite que a empresa alcance os consumidores por meio de diferentes plataformas. Assim, consegue-se maior visibilidade dos produtos, além de chegar aos clientes nos canais preferidos.

Por exemplo, há pessoas que preferem fazer pesquisas para comprar por meio das redes sociais. Outros, por sua vez, têm predileção pelo WhatsApp. Pelo marketing multicanal, você consegue atender esses e outros consumidores nos mais diversos meios.

Eleve a visibilidade da sua marca com o marketing multicanal

Aumentar a visibilidade da marca é importante para ter destaque e conseguir vender para um público crescente. Nesse sentido, o marketing multicanal também pode ser muito útil para a sua empresa.

Por exemplo, ao estar presente em diversos meios, as chances de ser reconhecido pelos consumidores é maior. Além disso, é possível entender quais são as melhores tendências para aplicar ao negócio e ganhar destaque no mercado.

Assim, você utiliza os diversos canais para ser lembrado pelos consumidores e gerar mais vendas. Consequentemente, tem uma grande probabilidade de ganhar destaque e ter crescimento sustentável na empresa.

Aumento na fidelização de clientes

Saber como fidelizar clientes é essencial para garantir um bom relacionamento, além de aumentar o ticket médio dos consumidores junto a sua empresa. A fidelização também ajudará a melhorar o Lifetime Value e reduzir custos.

Isso porque ter consumidores fidelizados e que fazem compras frequentes custa menos do que conquistar novos clientes. Nesse sentido, investir em marketing multicanal é uma excelente saída para manter as pessoas comprando de seu negócio.

Essa estratégia ajudará a oferecer uma boa experiência ao consumidor, que pode comprar pelo canal que se sentir mais confortável. Além disso, facilita a vida das pessoas que desejam entrar em contato com sua empresa, favorecendo a fidelização.

O marketing multicanal gera mais interação

A interação é um fator importante no marketing moderno. Por meio dela, você consegue criar um bom relacionamento com os clientes. Além disso, manter-se no dia a dia dos consumidores é um ponto importante para gerar confiança, fator relevante para aumentar suas vendas.

Nesse sentido, o marketing multicanal oferece diversos recursos para interagir com os clientes. Por exemplo, é possível estar nas redes sociais oferecendo auxílio e ajudando na resolução de problemas.

Ao mesmo tempo, consegue-se encaminhar emails com bons conteúdos e interagir por meio de vários outros canais. Desse modo, você pode fazer com que os clientes se lembrem da empresa, aumentando as chances de realizar mais vendas.

Ajuda a alcançar melhores resultados

O aumento do alcance, da visibilidade, da fidelização e da interação com os clientes tende a fazer sua empresa conquistar resultados melhores. Por exemplo, ao criar campanhas de marketing que utilizam diversos canais, a empresa chegará a mais pessoas.

Com o uso de conteúdos adequados e com uma proposta de valor, torna-se possível conseguir gerar resultados satisfatórios para o seu negócio. Além disso, consegue-se fazer com que a mensagem chegue para mais consumidores, aumentando as possibilidades de vendas.

Oferece aos clientes mais opções de compra

Outro benefício do marketing multicanal é a facilidade de compra que oferece aos consumidores. Por exemplo, um indivíduo que está na sua rede social pode realizar uma aquisição de maneira simplificada por meio dessa plataforma.

O mesmo acontece para possíveis clientes que estão navegando por outros canais, como site, email, WhatsApp, landing page e outros canais que você pode incorporar em sua estratégia de marketing.

Melhora a experiência do cliente

Com mais opções para realizar as compras e com a facilidade oferecida por meio do marketing multicanal, consegue-se assegurar que os consumidores tenham uma boa jornada de compra, o que favorece a satisfação deles.

Nesse sentido, ao usar a abordagem multicanal, sua companhia fornece uma experiência de compra consistente e de alta qualidade, independentemente do canal que eles usam. Com isso, aumenta a probabilidade de realizar vendas e de fidelizar clientes.

Como desenvolver uma estratégia de marketing multicanal para e-commerce?

Para desenvolver uma estratégia de marketing multicanal para e-commerce, existem algumas boas práticas que precisam ser desenvolvidas. Acompanhe!

Automatize as campanhas

A automação de campanhas, como de email marketing, possibilitam que os estrategistas façam a coleta de dados dos clientes. Além disso, por meio desse tipo de sistema é possível acompanhar o passo a passo do cliente ou prospect que recebeu os e-mails.

Assim sendo, um programa de automatização de emails possibilita a otimização dos processos e um atendimento multicanal. Afinal, se uma pessoa que recebeu o terceiro email de um fluxo de nutrição automatizado já se sentir pronta e entrar em contato com a empresa, a abordagem do setor de vendas será diferenciada, visto que certamente será necessário dar alguma explicação extra, que teria sido complementada em outros envios do fluxo.

Conheça o seu público

Pode parecer que essa dica seja óbvia ou até mesmo banal, mas quando falamos em conhecimento do público não estamos nos referindo a algo superficial, mas sim aprofundado, como a sua jornada de compra.

A ideia é que sejam utilizadas ferramentas, como softwares de e-mail marketing, plataformas de atendimento, recursos como o big data, entre outros, para conhecer bem o que o público do seu negócio gosta de acessar na internet.

Ser multicanal não significa que você precise estar presente em todos os canais, mas sim nos canais certos. Para uma empresa em que o público é jovem e dinâmico, pode ser muito mais vantajoso estar em redes sociais como o Tik Tok e o Instagram do que em uma mídia profissional como o LinkedIn, por exemplo, que tem outra finalidade e por norma uma audiência mais adulta.

Faça a integração de canais

Com os canais definidos, é importante que você faça a integração e mantenha uma comunicação adequada para eles. Nesse sentido, pense em conteúdos que possam ser adequados para os diferentes canais que estão sendo utilizados pela empresa.

Além disso, certifique-se de manter um tom de voz adequado e padronizado nos diferentes meios de comunicação com o seu prospect. Isso vai ajudar a aumentar o nível de confiança e evitar que os clientes se sintam desconfiados.

Isso pode gerar facilidades. Por exemplo, ao criar um blogspot sobre um produto, você consegue direcioná-lo sucintamente para as redes sociais, compartilhar com o uso de email marketing para sua lista de clientes, utilizar landing pages para alcançar consumidores e muito mais. Dessa forma, você potencializa o uso dos materiais desenvolvidos e consegue aumentar as chances de atrair novos clientes e vender para eles.

Desenvolva bons conteúdos

Para cativar o seu público, é importante contar com conteúdos adequados para eles. Nesse sentido, o passo anterior, de conhecer o seu cliente, é essencial. Por meio desse conhecimento fica mais simples entender quais são as dores e desejos que eles apresentam.

Assim, basta desenvolver materiais para implementar nos diversos canais utilizando esses fatos. Por exemplo, use uma dor que o seu cliente tem para desenvolver um conteúdo que o ajude a resolver o problema.

Isso é relevante para atrair a atenção do consumidor e gerar um gatilho de reciprocidade. Por meio disso, as chances de iniciar um bom relacionamento e aumentar as vendas são grandes. Vale ainda utilizar recursos que ajudem a automatizar o processo para alcançar mais pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Use dados para aprimorar suas estratégias

O uso de dados é fundamental para melhorar a tomada de decisão e implementar ajustes necessários na sua estratégia de marketing multicanal. Por exemplo, você pode realizar testes A/B para conseguir identificar quais são os melhores tipos de conteúdo para o seu público.

Além disso, o uso de boas informações pode auxiliar na definição de objetivos, no controle de resultados, na análise de dados para melhorar o desempenho do negócio e na otimização de cada um dos canais utilizados em sua estratégia de marketing.

Outro bom uso dos dados é para conhecer quem são os seus potenciais clientes. Portanto, vale a pena recorrer a uma ferramenta que auxilie na hora de coletar e avaliar informações importantes para a sua estratégia.

Crie campanhas personalizadas

Fazer a personalização de suas campanhas de marketing gera maior conexão com o seu público-alvo e, com isso, tem grande potencial para aumentar as vendas e garantir boa lucratividade para a sua empresa.

Nesse sentido, é importante criar campanhas personalizadas e adequadas para a sua persona. Dessa forma, fica mais fácil atingir os clientes e obter bons resultados. Para isso, pode-se utilizar ferramentas que ajudem a fazer tais personalizações.

Com isso, você pode enviar mensagens personalizadas por meio do WhatsApp, criar email marketing de qualidade, desenvolver landing pages que sejam realmente incríveis e que ajudem nas receitas da empresa e muito mais.

Faça testes

Fazer testes para entender mais sobre o seu público é outro passo importante para garantir bons resultados com o marketing multicanal. Por exemplo, usar os testes A/B para compreender a que tipo de conteúdo os seus potenciais clientes reagem melhor é uma ótima possibilidade.

Da mesma maneira, é possível testar diversas estratégias aplicadas nas mais diferentes plataformas do seu negócio. Assim, consegue-se realizar otimizações que vão potencializar a performance das suas campanhas e ajudar a aumentar as vendas pelo meio digital e físico.

Escolha os melhores canais para trabalhar com marketing multicanal

Existem diversos canais de vendas e de marketing que podem ser aplicados em sua estratégia. Nesse sentido, é importante empregar os conhecimentos sobre o seu público para definir os mais adequados. Vale destacar a importância de ter diversos canais para melhorar a experiência do consumidor. Abaixo, listamos várias opções:

  • redes sociais;
  • SMS marketing;
  • landing pages;
  • email marketing;
  • email e SMS transacional;
  • publicidade paga;
  • sites.

Essas são algumas das opções que podem ser utilizadas para aumentar os resultados e garantir bom desempenho do negócio no segmento de atuação. Portanto, vale avaliar a sua persona e diversificar as plataformas de atuação.

Conheça mais sobre os principais canais de vendas

Dissemos anteriormente que é preciso ter um conhecimento aprofundado do seu público-alvo para que sejam definidos os canais de vendas que devem ser utilizados. É preciso compreender, ainda nesse sentido, que existem alguns canais que são indispensáveis e que devem ser considerados em qualquer estratégia de marketing.

Os principais canais que devem ser incluídos na sua estratégia são os seguintes:

E-mail marketing

Se trabalhado corretamente, o e-mail marketing é muito eficiente e lucrativo e pode resultar na fidelização de clientes, melhor relacionamento, aumento da visibilidade da marca etc. Porém, essa estratégia só é bem desenvolvida quando se tem as ferramentas adequadas que auxiliem na segmentação do público alvo, na automação e na categorização de conteúdos.

Uma forma de aumentar as conversões no seu e-commerce é recuperando os visitantes do seu site. Recorrendo ao criador de email da E-goi (email builder) basta arrastar e soltar o elemento “Carrinho Abandonado” e configurar as suas mensagens de recuperação de carrinho abandonado.

SMS e WhatsApp

Além dos e-mails, mensagem via SMS também podem ser enviadas de forma similar, com pequenas diferenças na linguagem dos textos e abordagens.

Além do SMS tradicional, também o WhatsApp Business tem vindo a ser muito utilizado para E-commerce. Assim, você pode criar contas personalizadas para a sua empresa, e fazer tanto o envio de mensagens de forma completamente automatizada como também atender os seus clientes de forma próxima e instantânea.

Redes Sociais

É praticamente impossível desenvolver uma estratégia de marketing que não envolva as redes sociais. O Meta, que engloba o Facebook e o Instagram, tem milhões de utilizadores em todo o mundo, por isso é um erro tremendo não anunciar lá.

O Planner é uma funcionalidade extremamente útil para os estrategistas porque permite a criação de ações de comunicação multicanal de acordo com o seu objetivo: captação de leads, comunicar, campanhas promocionais… É possível saber quais são os canais e as campanhas com melhor eficácia junto do seu público-alvo e acompanhar a progressão da estratégia implementada com relatórios globais.

Através do Facebook Lead Ads você consegue inclusive sincronizar novos leads obtidos nas campanhas pagas do Facebook ou do Instagram, diretamente com a E-goi e criar imediatamente listas de segmentação e automações personalizadas. Por exemplo, pode definir que todas as leads obtidas através do anúncio A, sejam contactadas pelo vendedor B ou entrem no fluxo de emails C.

Outras redes com menos usuários, porém mais específicas, também podem e devem ser consideradas de acordo com o perfil de público do seu e-commerce.

Push

Pushs são notificações exibidas nos navegadores enquanto alguém acessa um site ou faz alguma operação. Eles podem conter caixas de diálogo para que um usuário entre em contato e tire dúvidas ou solicite mais informações.

Você pode criar um push no seu e-commerce para que os clientes peçam informações sobre os produtos, formas de pagamento etc.

A captação de leads e a entrega de gatilhos comerciais enquanto os visitantes navegam no seu e-commerce, são outras utilidades desse canal.

Explore novos canais e mídias sociais

Acompanhar as tendências do mercado pode gerar oportunidades para se diferenciar da concorrência e assegurar um bom desempenho para a sua empresa ao implementar novos canais para realizar o marketing.

Por exemplo, recentemente surgiu o TikTok. Empresas que souberam como utilizar esse canal conseguiram potencializar os resultados e vender mais. Por isso, vale a pena ter atenção às novidades do mercado e avaliar se são adequadas ao público do negócio.

Caso a resposta seja afirmativa, desenvolva conteúdos adequados para conseguir atrair, vender, comunicar e fidelizar por meio desse novo canal. Dessa maneira, torna-se possível ter um bom desempenho e se diferenciar dos concorrentes.

Tenha consistência em todos os canais utilizados

Manter a consistência em suas estratégias é fundamental para que ela seja efetiva, ou seja, para que independentemente do canal utilizado, os clientes tenham confiança, segurança e praticidade no atendimento.

Isso permite que sua empresa possa criar um relacionamento com mais confiança e fidelidade com o público. Quando todos os canais estão alinhados e apresentam padrões de qualidade semelhantes, o cliente percebe que independentemente do meio utilizado, a sua empresa consegue atendê-lo de maneira adequada.

Isso também é importante para que os canais não sejam sobrecarregados. Imagine, por exemplo, que o seu atendimento por e-mail demora várias horas para responder o cliente. Isso faz com que o consumidor entre em contato por outros meios, sobrecarregando outras vias de comunicação. Então, vale a pena manter o mesmo padrão de tempo e qualidade em todos eles.

Além disso, a consistência dos canais de comunicação também ajuda a criar uma presença de marca forte e reconhecível, aumentando a presença da sua marca e melhorando suas chances de sucesso no longo prazo.

Conte com uma boa ferramenta

Contar com recursos de automação é indispensável para criar uma boa estratégia multicanal, afinal, ela deve proporcionar uma grande entrada de novos clientes. Por isso, vale a pena contar com uma infraestrutura adequada para  que nenhum cliente receba um atendimento de baixa qualidade.

Por isso, recursos para a automação de marketing, disparos de emails, SMS e notificações, são fundamentais para manter o cliente satisfeito em suas interações com a empresa. Além disso, é fundamental contar com boas ferramentas para organizar outras etapas da comunicação com o cliente, tal como o envio de aviso para recuperação de carrinho, promoções e campanhas disponíveis.

Logo, esse tipo de inovação permite que seus clientes tenham uma experiência de compra de qualidade, além de um excelente pós-venda. Portanto, elas contribuem na fidelização do público e no crescimento de longo prazo da empresa.

Como a E-goi pode ajudar no processo de marketing multicanal?

Para quem está pensando em criar uma estratégia multicanal, é importante ter em mente as demandas que essa abordagem exige. Junto aos inúmeros benefícios dessa estratégia, também surgem várias demandas e muito trabalho para atender ao público que chega por meio de tantos canais diferentes. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa como a E-goi que já conhece todos os passos necessários para implementar uma estratégia multicanal.

Sucesso na estratégia de marketing multicanal

Por meio de uma plataforma completa em automação de marketing, você consegue ganhar eficiência, segurança e praticidade na comunicação com os clientes. Isso é fundamental para que sua empresa consiga atender com qualidade todas as pessoas que entram em contato.

Isso significa que você tem acesso a ferramentas que podem facilitar a implementação de estratégias para email marketing, SMS, notificações, Web Push, gestão de redes sociais, Tracking de E-commerce 360, landing pages e muitos outros recursos indispensáveis para criar uma abordagem eficiente na sua empresa.

Soluções para e-commerce

Além disso, há soluções exclusivas para e-commerce, incluindo diversas integrações com a plataforma — tais como Woocommerce, Prestashop, Magento, Shopify — e ferramentas para o envio de campanhas, recuperação de carrinho e vários fluxos de automação que permitem trazer mais organização para suas operações.

Desse modo, pode-se definir gatilhos e ações de campanhas adaptadas para o seu público. Também há soluções para automatizar os emails transacionais da loja, incluindo aqueles sobre encomendas, notificações de suporte, ofertas e demais conteúdos relevantes para o cliente. Assim, você consegue deixar várias tarefas manuais no piloto automático e consegue se concentrar nas atividades estratégicas do relacionamento com o cliente.

Vendas diretas

Para quem utiliza o Whatsapp para realizar vendas personalizadas e individuais, a E-goi desenvolveu o Whatsapp Leads. Por meio dessa ferramenta, você consegue se comunicar em um processo simples e intuitivo com os consumidores. 

Além de explorar os benefícios de um app com milhões de usuários, ainda é possível investir em alguns recursos de personalização, como a instalação de um formulário na página, seja ela na página do produto ou em outros canais. Assim, é possível ter mais agilidade e eficiência na captação de leads.

Praticidade na gestão de redes sociais

Já para aqueles que querem aproveitar a grande vitrine que as redes sociais se tornaram, vale a pena contar com as ferramentas da E-goi para a gestão de mídia social. Além de ser um recurso gratuito, ou seja, está incluso em qualquer plano Base ou Pro e sua empresa não para a mais para utilizá-lo, você consegue organizar seu calendário editorial de forma eficaz.

Desse modo, você pode sincronizar sua conta das redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras opções — e determinar onde quer compartilhar, criar e publicar seus posts. Além disso, também é possível criar uma agenda e programar para que o conteúdo seja postado mais tarde. Assim, mesmo com a agenda lotada é possível manter uma presença constante da sua marca nas redes sociais.

Acompanhamento Estratégico Personalizado (AEP)

Para extrair ao máximo todas essas funcionalidades, é importante contar com um suporte especializado, não é mesmo? Por isso, a E-goi conta com um time completo para auxiliar na implementação de suas estratégias na plataforma.

Por meio de um acompanhamento individualizado, nossos especialistas conseguem identificar suas demandas, estabelecer objetivos, realizar o controle de resultados e esclarecer todas as dúvidas nas configurações iniciais do seu projeto.

Viu como é importante saber como criar boas estratégias para o seu marketing multicanal? Ao contar com as ferramentas que apresentamos, você consegue explorar diversas opções de forma simultânea. Assim, sua empresa consegue desenvolver uma comunicação ampla, eficiente e capaz de trazer novos consumidores para a marca.

Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o marketing multicanal e como ele é relevante para que você possa vender ainda mais no seu e-commerce. Atente aos canais indispensáveis e não esqueça de ter uma boa integração entre seus diversos canais, de forma a proporcionar um atendimento mais completo e eficiente.

Como explicamos, contar com um software para fazer o gerenciamento de suas ferramentas de marketing digital é muito importante.

Na E-goi podemos ajudar nesse sentido, pois oferecemos uma ferramenta multicanal completa, que permite a comunicação com seus clientes por e-mail, SMS, Push, entre outros canais.

Registe-se na plataforma gratuitamente e utilize todas as funcionalidades grátis para sempre, no Plano Social One.

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