Redes Sociais

Instagram Analytics: entenda como analisar a performance online

31 julho, 2018 |

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo — e o Brasil está entre os 5 países que mais utilizam a plataforma. As inovações são contínuas, sendo que uma nova funcionalidade é lançada de tempos em tempos. A mais recente é a IG TV, que permite a publicação de vídeos de até 10 minutos.

Mas não é porque essa mídia social faz sucesso por aqui que qualquer estratégia nela adotada dará certo. Para saber se está atingindo seus objetivos e sendo bem-sucedido nas ações de marketing, é preciso analisar a performance de sua conta. Para isso, o Instagram Analytics é fundamental.

Com os dados fornecidos pela própria ferramenta de publicação de imagens, será possível avaliar se os resultados obtidos são os esperados. Caso contrário, para que os objetivos sejam atingidos, é importante reavaliar a estratégia.

Se você não sabe como usar o Instagram Analytics, não se preocupe. Preparamos este artigo para explicar direitinho como analisar a performance do seu perfil comercial da melhor maneira. Boa leitura!

Acompanhe o número de seguidores

O número de seguidores é uma das principais métricas a serem analisadas, afinal o objetivo de grande parte dos usuários é ampliar cada vez mais a audiência. Além de comparar o total de pessoas que seguem seu perfil no Instagram em datas determinadas, é preciso identificar a taxa de crescimento por faixa de tempo.

Sua quantidade de novos seguidores é aproximadamente a mesma todos os meses? Houve algum dia em que o ganho de seguidores foi maior do que a média diária? Analisando tais pontos, você conseguirá identificar se algum conteúdo específico repercutiu melhor.

Assim, será possível abordar novamente o tema que despertou tamanho interesse e atrair mais pessoas. Nos dados fornecidos em cada publicação, há como encontrar o número de “seguimentos”, ou seja, contas que passaram a seguir você após a visualização de determinado post.

Verifique o engajamento

Para muitos profissionais do marketing digital, o engajamento é a principal métrica a ser analisada. Isso porque de nada adianta ter muitos seguidores se eles não interagirem com o seu conteúdo e suas fotos. Portanto, fique atento à quantidade de curtidas e comentários que seus posts estão recebendo.

Além dessas informações, o Instagram Analytics mostra quantas vezes uma publicação foi salva pelos usuários. Uma sugestão é comparar o engajamento com o total de seguidores para saber, percentualmente, qual é a taxa. Também é aconselhável registrar todas as informações para analisar a evolução do perfil com o passar do tempo.

A IG TV, funcionalidade apresentada recentemente, também deve ter seu engajamento mensurado. Como é possível receber curtidas e comentários nela, é fundamental monitorar a performance dos vídeos publicados.

Embora não seja possível curtir um story — imagens estáticas ou de até 10 segundos que desaparecem depois de 24 horas —, enviar comentários é permitido (caso essa opção esteja habilitada no seu perfil). Sendo assim, fique atento ao engajamento dos stories também.

Observe o alcance das postagens

Outro indicador relevante é o alcance. Trata-se do número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações.

O percentual de perfis que foram atingidos e não estavam seguindo você também é uma informação interessante, pois revela um público novo que foi alcançado. Quanto maior for esse índice, melhor. Com a ajuda de impulsionamentos, o alcance cresce ainda mais.

Fique atento às impressões

É comum que as pessoas façam confusão entre o alcance e as impressões, mas vamos esclarecer essa diferença de uma vez por todas. Enquanto o alcance tem a ver com a quantidade de contas, as impressões estão relacionadas a quantas vezes sua publicação foi vista.

Uma mesma pessoa/conta pode ter visualizado uma publicação mais de uma vez. Dentro dessa métrica, o Instagram Analytics ainda detalha onde tal visualização ocorreu (na página inicial, no perfil, no explorar ou em outro local).

Repare nos cliques no site

Como todos sabem, não é possível publicar links nas legendas do Instagram. O único espaço em que se pode adicionar uma URL é a biografia, que fica no perfil do usuário. Enquanto algumas marcas preferem não mexer nesse link, deixando ali o endereço do site, outras o alteram com frequência.

Você já deve ter visto posts em que as pessoas indicam o “link na bio”, não é? Por isso, é importante saber se as pessoas estão clicando nele. Chamado de “cliques no site”, esse indicador informa uma ação executada a partir da publicação analisada.

Não deixe de analisar os stories

Como dito anteriormente, o Instagram tem se destacado por inovar com frequência. Para além dos tradicionais posts na timeline, é preciso acompanhar os resultados dos stories.

Quantas pessoas visualizam seu conteúdo? Elas enviam comentários e interagem com as enquetes publicadas? Muita gente pula seus stories?

Responder a essas perguntas com base nos dados do Instagram Analytics vai ajudar você a compreender as preferências do público. Os relatórios fornecidos devem guiar seu planejamento, com o objetivo de atingir resultados cada vez melhores.

Saiba quais ferramentas usar

O Instagram Analytics é gratuito e todo perfil comercial tem acesso aos dados gerados facilmente. Entretanto, acompanhar a performance de uma conta muito ativa, que publica um grande volume de conteúdos, pode não ser tão simples.

Para ajudar nessa tarefa de análise, há ferramentas que geram relatórios completos e poupam bastante tempo. Confira, a seguir, as principais.

Simply Measured

Esse recurso é bem completo. Além das informações mais básicas, como novos seguidores, são fornecidos os alcances das hashtags utilizadas, por exemplo.

Com a Simply Measured, é possível obter relatórios completos com o desempenho do seu conteúdo, incluindo a taxa de retenção e até as conversões. Quer mais? Pois bem: a ferramenta ajuda você a comparar seus resultados com os da concorrência.

Iconosquare

Além de possibilitar a gestão de várias contas usando um mesmo dashboard (o que facilita a vida de produtores de conteúdo), a Iconosquare traz dados de performance interessantes.

Por meio dessa ferramenta, é possível saber, por exemplo, como a frequência de posts está ajudando a perder ou ganhar seguidores. Além disso, você pode interagir com os usuários por lá, mantendo o diálogo sem sair do painel de controle.

Como vimos no decorrer deste artigo, aliado a boas práticas, o acompanhamento das principais métricas em qualquer rede social é fundamental para verificar se sua estratégia está atingindo os resultados esperados.

Agora que você já sabe como usar o Instagram Analytics para analisar o desempenho de sua conta e guiar seu planejamento de conteúdo, que tal complementar sua estratégia digital criando um blog? Acompanhe nosso passo a passo e boa sorte!

One thought on “Instagram Analytics: entenda como analisar a performance online

    Avatar
    Amilton Silva da Costa
    3 agosto, 2018

    Mesmo não utilizando o e-goi há um certo tempo, sempre leio todo o e-mail que me é enviado. Foi com o e-goi que aprendi a criar página de captura. O e-goi tem duas características únicas para quem se inicia ou já é rodado no Marketing digital, “ele não tenta prender ou forçar ações, e o material ofertado, gratis no e-mail, que sempre enviam é objetivo de rápido entendimento a qualquer pessoa”.
    Ao e-goi, o meu “Muito obrigado pelo aprendizado diário”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.