Descubra como e por que impulsionar publicações no Facebook

Com tanta gente produzindo e divulgando conteúdo nas redes sociais — sobre todos os assuntos imagináveis, em todos os formatos possíveis — muitas vezes, fica complicado se destacar. Principalmente na maior rede social de todas, que constantemente altera o seu algoritmo, é um desafio atingir muita gente. Por isso é tão importante saber como impulsionar publicações no Facebook.

Descubra como e por que impulsionar publicações no Facebook | E-goi

De um tempo para cá, produzir conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo não tem sido mais suficiente. Toda estratégia de marketing digital que queira alcançar bons resultados precisa ter uma verba destinada ao impulsionamento de posts.

Já sabe disso, mas ainda não domina bem o procedimento? Não se preocupe, pois, neste artigo, mostraremos direitinho como impulsionar publicações no Facebook. Continue a leitura e prepare-se para melhorar o alcance da sua página!

Por que impulsionar publicações no Facebook?

Foi-se o tempo em que um post bem-feito, do início do planejamento à execução, era garantia de bons resultados no Facebook. A fase em que era possível bater recordes de alcance orgânico gratuitamente ficou para trás.

Atualmente, sem anúncios, é praticamente impossível atingir parte significativa da própria base de fãs da página. No entanto, isso não é motivo para desanimar ou abandonar o Facebook! Ainda mais no Brasil, em que o número de pessoas que se conecta à rede diariamente ainda é muito grande.

Felizmente, utilizando o Facebook Ads, é possível atingir bastante gente. E o melhor: é você quem define exatamente o público para o qual quer anunciar e o orçamento que vai utilizar, o que possibilita a páginas de diversos segmentos, tamanhos e verbas terem acesso a essa facilidade. Agora que você já sabe os motivos pelos quais deve anunciar, aprenda como fazer!

Como impulsionar publicações no Facebook?

Há basicamente duas formas de impulsionar posts no Facebook. A primeira é fácil e rápida, com base em publicação existente na página. A segunda não é tão simples assim, mas oferece mais possibilidades. Confira as duas e escolha a que mais se adequar às suas necessidades!

1. Impulsionar pela página

Todo post tem um botão azul embaixo, no canto à direita, escrito “Impulsionar Publicação”. É só clicar e pronto! O anúncio será criado automaticamente, com base na publicação escolhida. Aí, basta seguir os dois passos seguintes.

Público

Aqui, há basicamente duas opções. Você pode selecionar como opção de público as “Pessoas que curtiram sua página e os amigos delas” — e seu anúncio será exibido para a sua base de fãs e para os contatos dela.

Você também pode optar pelo direcionamento, em que conseguirá especificar as pessoas para quem gostaria de exibir a sua publicação impulsionada, com base em localização, idade, gênero e interesses.

Orçamento

Após definir o público a ser atingido, é hora de informar o valor que será investido no impulsionamento do post escolhido. Dependendo do orçamento, uma estimativa do número de pessoas que serão alcançadas será exibida.

A princípio, as publicações são impulsionadas por um dia, mas você pode estender o prazo para até sete dias. Para isso, basta clicar em “Mais opções” e pronto! Post impulsionado no ar. Viu como impulsionar publicações no Facebook é simples?

2. Impulsionar pelo Gerenciador de Anúncios

Se você quer mais do que ampliar o alcance de determinadas publicações, será preciso utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Por meio dele, será possível escolher outros objetivos, como aumentar o número de curtidas na página, gerar visitas para o site, divulgar produtos etc.

Crie um perfil no Gerenciador de Anúncios

Para quem tem perfil no Facebook, é fácil criar uma conta no Gerenciador de Anúncios. Uma vez logado na rede social, acesse o link e seus dados serão importados. Aí, basta adicionar o CPF — dado que se tornou obrigatório para utilizar a plataforma — e você já poderá criar campanhas.

Não se assuste com o visual do Gerenciador de Anúncios! À primeira vista, pode parecer complicado lidar com tantas informações, mas, com nossa ajuda, você saberá direitinho como impulsionar publicações no Facebook utilizando o Gerenciador.

Defina o objetivo

Atualmente, o Facebook oferece oito opções de objetivos que você pode atingir. Essa é uma informação essencial, que deve ser previamente definida no seu planejamento. Aí, é só escolher entre as seguintes alternativas:

  • cliques no site;
  • conversões do site;
  • envolvimento de publicação de página;
  • opções “curtir” página;
  • instalações do aplicativo;
  • envolvimento com o aplicativo;
  • reivindicações de ofertas;
  • respostas de eventos.

Como mostramos, as opções são variadas e abrangem um amplo leque de objetivos. Possivelmente, algum (ou vários) se encaixará adequadamente nas suas necessidades.

Tendo realizado o primeiro passo — definido o objetivo —, o próprio Facebook indicará o tipo de anúncio compatível com o seu negócio. Aí, basta configurá-lo direitinho, o que você aprenderá no próximo item.

Configure o anúncio

A fase de configuração do anúncio é importantíssima, pois é uma das grandes vantagens dos anúncios on-line: a segmentação.

Agora, você saberá como impulsionar publicações no Facebook de maneira otimizada, para que cada real gasto seja convertido em resultados para você ou seu negócio. Embora sejam muitos dados, a interface é simples e intuitiva, bastando preencher os campos solicitados. Confira o passo a passo da configuração:

  • defina o objetivo de acordo com as opções mostradas no tópico anterior;
  • indique a página, site ou aplicativo que será promovido no anúncio;
  • selecione as imagens do anúncio. Coloque o máximo possível (seis) para testar qual será mais bem aceita pelo público;
  • escreva título e texto para o anúncio. É preciso ser interessante e chamar a atenção do público;
  • marque a opção “Histórias patrocinadas”. É um formato especial, incluído no preço, destinado aos amigos da sua base de fãs;
  • visualize como ficará seu anúncio, seja no feed, seja na coluna à direita;
  • defina o perfil das pessoas que você gostaria de atingir: idade, local, sexo etc.;
  • selecione assuntos e temas que interessam ao seu público ou que tenham relação com o seu negócio. Assim, o Facebook mostrará o seu anúncio para pessoas que tenham afinidade com você ou a sua empresa;
  • defina o valor que quer gastar e a duração da campanha. O orçamento pode ser diário ou vitalício — gasto total.

Embora pareça trabalhoso, utilizar o Gerenciador de Anúncios traz muitas vantagens. Por meio dele, é possível não apenas impulsionar publicações já existentes como também criar os chamados “Dark Posts”.

Apesar de ter formato de post, o anúncio não fica publicado na sua página, aparecendo apenas na timeline das pessoas que serão atingidas pelo impulsionamento. Além do benefício de não poluir a página, ele possibilita mais opções de segmentação, de formatos e objetivos, e de usos criativos (apresentações, imagens, vídeos etc.).

É possível facilitar a criação de campanhas?

Se você achou algum desses passos de como impulsionar publicações no Facebook complicado e gostaria de ajuda para executar uma campanha, você precisa conhecer o plug-in Facebook Lead Ads. Com ele, é possível automatizar várias tarefas e aumentar exponencialmente as oportunidades de negócio, além de melhorar o engajamento da sua página.

Neste post, mostramos com detalhes como impulsionar publicações no Facebook. Sabemos que é fundamental aproveitar as possibilidades de atingir mais gente nas redes sociais, e o anúncio é uma estratégia de retorno garantido.

Quer receber novos conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos temas mais atuais sobre marketing digital!

O que pensam deste artigo...
  1. LIA says:

    Show de bola! É o tipo de informação útil que é difícil ser encontrada, valeu mesmo!

  2. Antônio Carlos Gema says:

    Boa tarde,
    Achei muito interessabte esta informação, embora eu tenha pouco conhecimento a respeito de tudo o que foi comentado, mas informações sobre uma nova forma de publicar sempre gera retorno
    Estou agradecido por tudo

  3. samuel says:

    sem comentário sensacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.