Estratégias de Marketing

Iluminação para o vídeo: qual a importância e como escolher?

16 novembro, 2018 |

Para quem produz conteúdo na internet, saber como fazer iluminação para vídeo é uma maneira eficaz de destacar as próprias produções online e se distinguir de outros produtores.

Isso porque vídeos escuros, com iluminação amadora, diminuem a confiança da audiência no que é dito. Ainda que o seu conteúdo seja muito bom, se a iluminação é ruim, o espectador vai desconfiar e até preferir outros produtores com menos conhecimento.

A boa notícia é que é possível produzir uma iluminação de qualidade de forma caseira, sem precisar investir mundos e fundos em equipamentos, quando você ainda não tem essa reserva.

Por isso, este artigo ensina os principais pontos para alcançar a iluminação ideal do seu vídeo ou webinar. Acompanhe!

Qual a importância da iluminação para vídeo?

Não adianta fazer um vídeo com conteúdo incrível se a iluminação boicota o seu conhecimento. E acredite: o público vai reparar e reagir à iluminação do seu vídeo.

Em primeiro lugar, vídeos com iluminação ruim passam a sensação de amadorismo, tão comum na internet e que nos faz ir em busca de outros conteúdos mais profissionais ou outros influencers mais gabaritados. E o YouTube está cheio deles, ou seja, é muito fácil um espectador desistir do seu conteúdo e buscar outro, especialmente se ele ainda não faz parte do público cativo.

Além disso, é importante que seus vídeos sejam agradáveis de assistir. Se a pessoa precisa encolher os olhos para enxergar a sua figura num cenário extremamente escuro ou mesmo se o excesso de iluminação estoura o vídeo e incomoda os olhos, temos um problema. Mais uma vez, grandes chances de o espectador desistir de assistir ao seu vídeo até o final, ainda que você diga coisas bacanas.

Por outro lado, a iluminação é capaz de criar um clima de acordo com o tema que você deseja tratar, facilitar a edição do seu vídeo, dar foco e trazer atenção a um elemento específico que seja importante para o conteúdo, além de contribuir para a sensação de profundidade que já é criada com uma boa lente e de acordo com o foco escolhido por você.

Uma boa iluminação facilita a compreensão do conteúdo compartilhado por você, reforça a sua autoridade e aumenta consideravelmente as chances de a pessoa voltar ao seu canal ou compartilhar seu vídeo com amigos.

Portanto, ter atenção à iluminação dos seus vídeos é imprescindível se você deseja crescer com o seu canal, aumentar taxas de retenção da audiência e turbinar a conversão de leads.

Quais são os principais tipos de iluminação?

Agora que você compreendeu a importância do investimento em uma boa iluminação para o seu vídeo, é preciso conhecer os tipos de iluminação. Afinal, não é simplesmente comprar uma boa luz interna e achar que isso vai resolver os problemas! Tudo depende do efeito que você quer passar e da estrutura disponível.

Luz externa

A luz externa pode trazer um efeito belíssimo ao vídeo, muito agradável aos olhos e com um aspecto até mesmo cinematográfico. No entanto, trabalhar com essa luz é extremamente desafiador, visto que ela pode variar inúmeras vezes durante a gravação, causando oscilações de iluminação fáceis de serem notadas.

A posição do sol, o horário de gravação, o tempo, a quantidade de nuvens e o local onde você escolhe gravar (com muitas sombras ou construções próximas que possam criar sombras) interferem diretamente na utilização dessa luz. Ou seja: se quiser garantir que a sua filmagem dê certo, pode ser melhor começar a treinar com a iluminação interna.

Luz interna

A luz interna, apesar de artificial, evoluiu bastante ao longo dos anos e pode inclusive criar um efeito de luz natural no seu vídeo. É claro que, para alcançar esse efeito, é necessário um conhecimento mais avançado das técnicas de iluminação, mas ainda assim a luz interna supre as necessidades de produtores de conteúdo digital, criando um efeito bonito e profissional.

Evite misturar as duas luzes. Opte apenas pela iluminação artificial, pois o controle está nas suas mãos. Assim, você não precisa se preocupar com possíveis oscilações do sol ou a passagem de nuvens lá fora.

Luz dura e luz difusa

Vale, ainda, pontuar a diferença entre essas duas luzes, que podem colaborar com um clima interessante para o seu vídeo.

A luz dura é aquela que incide diretamente sobre um ponto. Ela ilumina de maneira mais intensa e deve ser utilizada com cuidado, pois pode criar sombras exageradas. Já a luz difusa ilumina de forma mais suave. Por isso, seu efeito é mais uniforme e natural, sendo perfeito para o seu vídeo!

Como fazer a iluminação do meu vídeo?

Existe um modelo padrão de preparação de luzes para a gravação de vídeo que é comum e eficiente. É a chamada iluminação de três pontos. Pode ser uma ótima opção de iluminação, mas necessita de alguns apetrechos básicos que você poderá experimentar e criar novos efeitos conforme estuda iluminação.

Luz principal

Como o nome já diz, é a luz que irá iluminar o que de mais importante o seu vídeo tem, dando destaque ao apresentador (ou apresentadores) de forma difusa. Ela deve estar entre 15° e 45°, em posição lateral em relação à câmera. Para essa luz, invista em um softbox.

Luz de preenchimento

Ela serve para suavizar as sombras que a luz principal cria nos objetos ou pessoas em destaque, por isso, deve ser menos intensa do que a anterior. Você pode utilizar um outro softbox ou um sun gun para alcançar o efeito. O ideal é posicionar a luz de preenchimento em um ângulo parecido, mas não igual,um pouco acima da principal.

Luz de fundo

Ajuda a criar contraste entre o ponto focal e o fundo da cena, além de trazer profundidade ao vídeo. Por isso, o ideal é que fique no chão, oposta às outras luzes e virada para cima.

Por fim, uma boa recomendação é que você invista em um refletor/rebatedor, que serve, como o nome já diz, para refletir/rebater a luz. Ele é útil tanto em gravações externas quanto internas e ajuda a alcançar uma luz suave, difusa e mais natural.

Algumas boas opções de equipamentos, com preços variados, podem ser:

  • Softbox Speedlite de 90 x 90 cm com instalação rápida na Emania;
  • Softbox difusor para painéis de 300 a 900 LEDs na Lumitec;
  • AT-188 – Soft Light 60 x 80 cm com recuo na Atek;
  • Rebatedor 5 em 1 Flag de 90 x 60 cm na Lumitec;
  • Yongnuo YN300 Air Pro LED na Amazon.

Você realmente deseja aumentar a sua autoridade online e conquistar cada vez mais seguidores? Então certamente percebeu a importância de investir na iluminação para vídeos com este artigo. Com o tempo e conforme constrói uma relação de confiança com o seu público, você pode, inclusive, começar a lucrar com os conteúdos que produz, o que trará retorno ao seu esforço. Vai valer a pena!

Agora que você já sabe detalhes sobre a iluminação para vídeo e a importância de criar uma luz com cara de profissional para os seus vídeos, confira o nosso artigo sobre técnicas de filmagem e leve a sua produção de conteúdo a um novo patamar!

2 thoughts on “Iluminação para o vídeo: qual a importância e como escolher?

    Avatar
    JOÃO FERREIRA RIBEIRO FILHO
    27 julho, 2020

    Mandem-me INFORMAÇÕES de ILUMINAÇÃO com qualidade com preços módicos para um iniciante no YouTube. Meu espaço de estúdio é de 2.0 m2.

    Grato.

    JOÃO.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      João, vamos lá! 🙂

      Boa iluminação pode dar um boost até no video do seu celular. Pode começar usando luz natural mesmo, filmando de frente para uma janela e usando os cortinados para suavizar o brilho. Se precisar de luzes opte por um painel LED/FLUORESCENTE com difusor – há imensas opções:

      Iluminador de Led
      shorturl.at/kt345

      Kit Iluminação Estúdio
      shorturl.at/qzDFZ

      ESTABILIZAÇÃO
      Não vai querer imagens tremidas por isso vai precisar de um tripé ou uma coluna de mesa para poupar espaço – com adaptadores, vai funcionar para prender o celular, câmara, microfone e quem sabe luz ficando uma solução tudo-em-um. Basta ter engenho 😉

      Suporte de Ajustável para Câmara DSLR
      shorturl.at/BEFGS

      E é isso! Espero ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.