Estratégias de Marketing

Geração de leads: 6 dicas para melhorar os resultados

13 junho, 2018 |

A geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar um relacionamento saudável e duradouro entre empresa e cliente. Todavia, o que de fato são os leads e quais estratégias uma empresa pode utilizar para atraí-los? Para responder essa pergunta criamos este post. Acompanhe!

Quais estratégias de marketing digital você utiliza para garantir a geração de leads qualificados e impulsionar a sua empresa na internet? Saber atrair clientes potenciais é indispensável, principalmente quando falamos de um processo de compra que já não é feito sempre de forma impulsiva.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm maior poder de pesquisa e decisão, o que lhes permite ignorar aquilo que não julgarem interessante. Diante disso, a geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar um relacionamento saudável e duradouro entre empresa e cliente.

Todavia, o que de fato são os leads e quais estratégias uma empresa pode utilizar para atraí-los? Para responder essa pergunta criamos este post. Acompanhe!

O que são leads?

Em suma, os leads são oportunidades de negócio para o seu empreendimento. São usuários que forneceram dados de contatos — como nome, e-mail e telefone — em troca de uma oferta de valor — como conteúdo útil, avaliação e ferramentas.

Ou seja, trata-se de pessoas que já demonstraram interesse no tema da sua empresa e que, provavelmente, teriam desejo de saber mais sobre o que ela tem a dizer, tanto em termos de produtos ou serviços ofertados quanto de conhecimento.

A empresa precisa, então, estar atenta para conduzir o cliente potencial da melhor maneira pela jornada de compra. Isso porque, geralmente, ele está em busca de uma grande quantidade de informações e, para que sua empresa seja escolhida no final, é necessário produzir conteúdo atraente e relevante para guiá-lo ao longo do processo.

Como gerar leads para uma marca?

1. Disponibilize e-books

Disponibilizar conteúdos ricos em formato de e-book é uma das formas mais populares para gerar leads. A grande vantagem dessa alternativa é a possibilidade de se aprofundar em um determinado assunto — de um jeito que não seria possível em um post do seu blog, por exemplo.

Além disso, a oferta de e-books com conteúdos valiosos permite que a empresa eduque o usuário, obtenha seus dados para contato e, ainda, demonstre que é autoridade no assunto. Contudo, é imprescindível tomar cuidado na produção desse material para se ter o retorno desejado — vale lembrar que o processo demanda bastante planejamento e pode ser demorado.

Veja alguns pontos que merecem sua atenção:

  • ortografia;
  • diagramação do arquivo;
  • linguagem ideal;
  • informações realmente úteis e passadas de modo didático;
  • formulário simples.

2. Produza webinars

Webinar — apresentações e palestras pela internet que podem ocorrer ao vivo ou não — é outra forma bastante comum de atrair leads. Para isso, porém, é preciso conhecer profundamente o público da marca, a ponto de saber exatamente aquilo que interessa a ele e produzir conteúdo relevante para a transmissão.

Outro aspecto positivo dos webinars é a possibilidade de a empresa se comunicar e interagir com o usuário, seu potencial cliente. Desse jeito é mais fácil conduzir o conteúdo de acordo com os interesses do público e responder suas dúvidas e questionamentos — tudo isso por um custo consideravelmente baixo.

3. Ofereça consultorias gratuitas

Outra estratégia eficiente para gerar leads é oferecer consultorias gratuitas que ajudem na tomada de decisões, contribuindo, assim, para que o potencial cliente atinja seus objetivos. Entretanto, é importante salientar que o foco deve ser realmente auxiliar e não fechar negócio.

Essa é uma alternativa bastante interessante, uma vez que demonstra a disposição do seu negócio em solucionar as dúvidas e problemas dos seus clientes, garantindo que eles se sintam mais suscetíveis a fornecer seus dados de contato.

4. Forneça templates

Sabe aqueles modelos de documentos prontos que são usados em qualquer contexto e facilitam um determinado trabalho — como planilhas, apresentações, contratos e calendários, por exemplo? Eles são os chamados templates e funcionam muito bem para gerar leads qualificados.

Com um apelo altamente prático, esse material surge como um facilitador para o usuário que, outra vez, verá a empresa como uma solucionadora de seus problemas. É válido lembrar que muitos negócios constroem templates próprios que otimizam o trabalho em seu dia a dia e se esquecem de que seus leads também podem enfrentar dificuldades muito semelhantes.

Caso essa ideia criativa seja interessante para você, lembre-se de disponibilizar esse tipo de conteúdo de maneira autoexplicativa ou com instruções, pois o potencial cliente está em busca de algo prático e que simplifique a sua rotina.

5. Crie uma série de conteúdos

Concentrar uma série de conteúdos em uma Landing Page é uma ideia ótima para atrair o futuro cliente e transformá-lo em um lead de qualidade. Contudo, é fundamental que essa página de entrada cause uma primeira impressão positiva, pois ela funciona como uma espécie de cartão-postal do negócio.

Ela precisa ser envolvente e empolgante para o cliente em potencial, por isso é importante ser bem planejada e pensada de modo que o impressione. Ou seja, a Landing Page pode ser entendida como uma verdadeira isca digital.

Talvez você esteja se perguntando quais conteúdos ricos é possível ofertar nessas páginas. Podemos sugerir dois formatos: vídeos e cursos.

Produzir uma série de vídeos pode resultar em muitas oportunidades de negócio para a empresa, portanto não deixe de aproveitar as facilidades do audiovisual para criar conteúdos ricos e compartilhá-los em uma Landing Page.

Com relação aos cursos, essa é outra opção para geração de leads qualificados, uma vez que ensinar algo é uma boa maneira de conquistar a simpatia da audiência e de alcançar o status de autoridade no assunto em questão.

6. Produza podcasts

Podcast é, basicamente, um formato de mídia armazenado na internet que possibilita o consumo de conteúdo em áudio. É como se fosse um programa de rádio com locutores, os quais comentam um determinado tema, e uma trilha sonora ao fundo — a diferença, no entanto, está no fato de os podcasts não serem ao vivo.

Caso você prefira uma alternativa de produção mais descomplicada e divertida do que vídeos, o podcast é a opção perfeita. O ideal, então, é buscar por um ambiente acusticamente bem isolado, caprichar na captação do áudio e contar com profissionais que abordem o assunto de maneira bem-humorada e objetiva.

Por fim, lembre-se: apesar do atual cenário econômico instável, o mercado está repleto de oportunidades e é preciso saber como aproveitá-las. Sendo assim, não deixe de investir na conquista de potenciais clientes, pois esse pode ser o grande diferencial do seu negócio.

Agora que você já conhece 6 diferentes estratégias para geração de leads, o que acha de descobrir a importância de monitorar visitas no e-commerce e melhorar os resultados da sua empresa de uma vez por todas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.