Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados – Tudo o que precisa saber

13 fevereiro, 2017 |

O que é marketing de afiliados? Como funciona? Como se pode ganhar dinheiro online? Vai encontrar as respostas a tudo isso e muito mais neste artigo!

Os programas de afiliados podem não ser fáceis, e não são certamente para todo o mundo, mas há uma verdade inegável: quando feito devidamente, o marketing de afiliados é a materialização do sonho que qualquer pessoa tem – ganhar dinheiro enquanto dorme.

Pense nos programas de afiliados como se fosse um corretor de imóveis. Os corretores imobiliários não possuem necessariamente propriedades em nome deles, ou não andam à procura de alguma para comprar – no entanto, são muitas vezes eles quem fecha um negócio. Muitas vezes, em qualquer ramo de negócios, é o intermediário, como o corretor de imóveis ou o afiliado, que faz o trabalho de publicitar o produto e de converter interessados em clientes. Fazendo dinheiro com isso.

O que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados é o processo através do qual um afiliado ganha comissões recomendando o produto ou serviço de uma empresa a terceiros. Desta forma é possível aos afiliados ganharem dinheiro sem a necessidade de terem produtos ou serviços próprios.

Os donos dos produtos ou serviços reservam, dependendo dos modelos de remuneração, uma verba fixa ou uma porcentagem do valor desses produtos ou serviços para pagar posteriormente aos afiliados.

Para se ter uma ideia, a Amazon foi a primeira empresa a criar seu próprio programa de afiliados e que foi considerado uma alavanca importante para o seu crescimento à escala mundial.

É uma estratégica de marketing cada vez mais popular no Brasil onde se realiza um evento anual dedicado ao marketing de afiliados.

Como é que o Marketing de Afiliados funciona?

Existem 4 figuras que fazem com que o Marketing de Afiliados funcione:

1. Vendedor ou infoprodutor

O vendedor pode ser uma loja física, uma empresa multinacional ou simplesmente um empreendedor. E nem sequer precisam estar ativamente envolvidos no processo. Apenas precisam ter um produto ou serviço para vender.

2. Afiliado ou anunciante

Um afiliado é alguém que promove um determinado produto ou serviço e conduz um interessado até ao ponto ou momento em que a transação se realiza. Se você, é um afiliado da empresa Y, convence a pessoa X a comprar o produto Y, parte do lucro da venda desse produto será seu.

Pode até se dizer que apesar de não ter qualquer vínculo contratual com as empresas, os afiliados acabam por se tornar a sua equipe de vendas online e, em alguns casos, podem até virar embaixadores da marca.

Os afiliados são capazes de movimentar centenas de milhares de reais através de diferentes estratégias que normalmente procuram enquadrar os produtos ou serviços que promovem em propostas de valor suficientemente atraentes para convencer alguém a comprar.

3. Consumidor

É quem compra sem que na esmagadora maioria das vezes sequer perceba que existe um intermediário, no caso, o afiliado.

A maioria das vezes o afiliado procura que não seja claro que existe uma intenção de vender aquele produto. As razões são óbvias: uma recomendação genuína sem qualquer interesse comercial é muito mais valorizada aos olhos do consumidor.

4. Rede de Afiliados

Há muitas empresas que não têm o seu próprio programa de afiliados ou que não têm recursos internos que lhe permitam rastrear o resultado das ações dos seus afiliados nem sabem por onde começar a procurar os afiliados certos.

Por isso recorrem a redes de afiliados que lhes oferecem essas soluções e funcionam como intermediário com os afiliados. Neste caso, a rede de afiliados ficará com uma margem do valor que o vendedor oferecer ao afiliado.

Como é que os afiliados ganham dinheiro?

Para cada objetivo uma estratégia diferente. E os objetivos dos vendedores podem ir de coisas muito simples como gerar um cadastro até às vendas. E sim, o marketing de afiliados pode ir muito além de produtos digitais.

Dependendo do programa, a contribuição de um afiliado para as vendas de um produto ou serviço pode ser medida de diversas formas. E o afiliado pode ser pago em função de diferentes objetivos:

CPV (custo por venda)

É talvez um dos modelos de comissão mais apetecíveis para os afiliados porque normalmente as comissões são mais elevadas.

No ecommerce é amplamente utilizado com comissões muito atrativas por cada venda. Por exemplo a FNAC oferece 10% de comissão por cada livro vendido através da Tradedoubler.

CPL (custo por lead)

O afiliado recebe uma comissão fixa por cada registro ou inscrição que gerar independentemente desse lead se converter ou não em cliente.

É comum ver este modelo de comissão sendo utilizado em negócios B2B por ser mais atrativo para os potenciais afiliados neste segmento. Neste tipo de negócios existe maior dificuldade por parte de algumas empresas e das redes em angariar afiliados disponíveis para promover esse tipo de negócio por isso tende-se a utilizar este modelo de comissão, por vezes, com valores bastante altos por cada lead gerada.

CPC (custo por clique)

Neste caso, o objetivo do afiliado é simplesmente gerar tráfego para o site do vendedor e tal como no modelo de comissão de custo por lead não está dependente do resultado final, ou seja, da venda do produto.

Este modelo de comissionamento começou a ser amplamente difundido a partir do momento em que a Google lançou o Google Ads. Paralelamente viria a lançar o Google Adsense que é o programa de afiliados da Google que compartilha o investimento do vendedor (dono do produto) com o anunciante (afiliado).

CPM (custo por mil impressões)

Não sendo tão utilizado hoje em dia porque os vendedores, regra geral, preferem pagar por lead ou por venda, foi um modelo de comissão amplamente utilizado quando a internet chegou em força porque os banners tinham uma taxa de cliques elevadíssima. Isso tornava o CPM um investimento rentável para os vendedores e uma fonte de rendimento incrível para os afiliados.

Nos dias de hoje, é mais utilizado para ativação de marca justamente pelo fato de poder impactar visualmente o visitante de qualquer site sem ser necessário interagir com o anúncio. O vendedor pode pagar diretamente ao afiliado, usar uma rede de afiliados ou recorrer ao Google Adsense para exibir anúncios de texto ou banners em sites estratégicos para o seu negócio.

RVS (revenue share ou compartilhamento de receita)

Este modelo de atribuição de comissões vai além da mera venda única. Neste caso, o afiliado é remunerado numa base mensal a partir do momento em que o usuário que o afiliado recomenda subscreva uma assinatura. É uma forma de renda passiva extremamente interessante.

Vantagens de trabalhar com marketing de afiliados

1. Renda Passiva

Enquanto que em qualquer trabalho dito normal é necessário estar, por exemplo, fisicamente num escritório, o marketing de afiliados oferece-lhe a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme (literalmente!).

Depois de algum investimento inicial verá o seu trabalho a prosperar. E a verdade é que pode continuar ganhando dinheiro pelo seu trabalho muito tempo depois de ter realizado o seu anúncio, o seu artigo ou qualquer outra forma de atrair um potencial cliente ao site do vendedor.

2. Não precisa dar suporte ao cliente

O seu trabalho é recomendar produtos e serviços. Ponto final. É possível que o usuário faça algumas perguntas ao afiliado sobre o produto ou serviço, afinal de contas, o próximo passo é comprar e é normal que o usuário confie mais em que recomenda no que no próprio vendedor.

No entanto será sempre o vendedor a ter que assegurar o suporte ao cliente principalmente no pós venda e a ter que lidar com eventuais reclamações.

3. Pode trabalhar a partir de Casa

Esta é óbvia. Se é alguém que odeia ir para o escritório, e estar preso a horários, patrões e regras, o marketing de afiliados é a solução perfeita para você.

Pode criar os conteúdos e campanhas que entender no conforto da sua casa e ser remunerado por isso. Não precisa de terno e gravata. Pode estar de pijama em casa e continuar ganhando dinheiro de forma descontraída.

4. Rentável

Outra das vantagens é que não precisa criar nenhum produto nem de verbas elevadas para começar a trabalhar.

Criar um blog, uma campanha, um perfil das redes sociais ou qualquer outra forma de promover os produtos ou serviços do vendedor tem um custo bastante acessível e livre de burocracias.

5. Conveniente e flexível

Mudar de estratégia, de forma de remuneração, de produto ou programa de afiliados é tão fácil para você quanto mudar de camisa.

Essa liberdade lhe permite atuar rapidamente caso não esteja atingindo os seus objetivos sem estar sujeito às regras impostas por uma empresa e pode ser o seu próprio patrão porque vai trabalhar às horas que quiser e parar sempre que quiser.

6. Remuneração baseada no desempenho

Enquanto na maioria dos trabalhos existe um salário fixo mensal, no marketing de afiliados o que importa é o seu desempenho. Vai ganhar tanto mais quanto melhor for a sua performance.

Por isso, invista continuamente na sua formação. Quanto mais capacitado e mais conhecimento tiver, melhor será o seu desempenho, o que significa mais dinheiro na sua conta bancária.

Em suma, a sua performance é que conta e nunca vai se sentir estagnado e preso a um trabalho comum.

Dicas para trabalhar com marketing de afiliados

1. Criar Autoridade

Durante o seu percurso no marketing de afiliados é normal que acabe escolhendo um nicho que tenha interesses muito específicos.

Se perceber muito bem quais as dores, as aspirações e objetivos desse nicho e for constante na entrega de conteúdo de valor é normal que se estabeleça como uma autoridade nesse nicho.

Se o conseguir é normal que as pessoas que cheguem até você estejam muito mais propensas a comprar os produtos ou serviços que recomendar.

2. Promova produtos em que acredita

E de preferência seja também usuário desses mesmos produtos. Se não o fizer, mais cedo ou mais tarde as pessoas vão perceber em determinado momento que essa recomendação é forçada e que nem domina o produto ou serviço que está a recomendar.

Mas se o fizer vai ser recompensado não só financeiramente como também se sentirá realizado por ajudar outras pessoas.

3. Faça resenhas de produtos

É uma forma muito eficaz e rentável de ganhar dinheiro como afiliado. Faça resenhas dentro do nicho de mercado em que atua, de preferência de produtos ou serviços que já tenha usado como referi no número anterior.

Elabore um conteúdo o mais detalhado possível salientando os pontos positivos e negativos de vários produtos concorrentes.

4. Não coloque os ovos todos na mesma cesta

Isso quer dizer, não utilize apenas uma plataforma ou ferramenta de comunicação. Imagine, por exemplo que usa apenas o Facebook. Esta rede social não é controlada por você, por isso, se um dia decidir fechar, a sua fonte de rendimento vai literalmente por água abaixo.

Invista, por exemplo, num blogue ou na construção da sua base de dados para fazer email marketing e diversificar as suas fontes de rendimento. Não esqueça de fazer sempre vários testes para perceber o que funciona melhor.

5. Escolha cuidadosamente os seus produtos

Mesmo que seja muito bom em marketing digital, se o produto que estiver promovendo não for diferenciado e acima de tudo for mau e gerar muitas reclamações vai ficar perdendo tempo, dinheiro e até manchando a sua reputação se já for uma autoridade em determinado nicho de mercado.

Aproveite para testar e experimentar o produto que vai promover sempre que possível para se certificar que não corre riscos.

6. Fique por dentro das tendências

Se ficar por dentro das tendências e investir continuamente na sua formação os seus resultados e as suas fontes de rendimento vão aumentar.

É possível que chegue a um nível em que a sua performance e as vendas que consegue realizar para uma empresa sejam tão altas que possa vir a ter um contato direto com essa empresa e até brindes e condições especiais de comissionamento.

Por isso, o esforço e a dedicação compensam sempre. Acredite. Mas marketing de afiliados não é dinheiro fácil. Longe disso.

Estratégias para bombar o seu Marketing de Afiliados

1. A via do SEO

O SEO (Optimização para Motores de Busca) é algo de que já deve ter ouvido falar, a menos que tenha habitado debaixo de uma pedra nos últimos anos. É a melhor via para as pessoas mais dedicadas e que queiram investimento baixo, ou nulo.

A estratégia é simples: em primeiro lugar, precisa escrever conteúdo informativo, que domine, sobre um determinado tópico relacionado com os programas de afiliados dos quais está fazendo parte. Produza tanto conteúdo de qualidade quanto possível, cobrindo uma grande quantidade de assuntos relacionados. Esse é o passo mais importante no seu caminho para o topo do Google.

Mas tenha em consideração o seguinte: escrever conteúdo é só o primeiro passo. Os tempos de loading das suas páginas, a construção de uma comunidade e páginas nas redes sociais bem gerenciadas também são importantes para o Google.

2. O caminho do Email Marketing

Na quase totalidade dos programas de afiliados, é atribuído a você um código de identificação (ID) e deve colocar esse mesmo código em todas as hiperligações relevantes para o programa (em links no texto, em banners na barra lateral, etc.). Dessa forma, a empresa que vende o produto que está promovendo saberá quais os clientes que vieram através da sua indicação.

Embora seja importante ter links nos seus artigos, bem como banners na barra lateral do seu site, um dos caminhos para o seu sucesso pode ser o de construir uma mailing list gerando leads e enviar uma newsletter na qual possa promover o produto do qual é afiliado.

O email marketing é a via de comunicação com o melhor ROI. E a questão é: se a sua comunidade confia em você o suficiente para subscrever a sua mailing list, a hipótese de que confiem o suficiente na sua opinião para avançar para uma compra é grande.

3. A lógica do “confie em mim, funciona”

Seja sincero, essa é a regra nº 1. Todos os produtos e serviços têm suas vantagens e pontos fracos. Não há qualquer razão para vender um produto como sendo perfeito, sem falhas. As pessoas não são burras, especialmente aqueles que procuram um produto pensado para profissionais de uma certa área, como diretores de marketing ou CEOs.

Para além de ser honesto sobre o produto, deve também tentar mostrar como o mesmo funciona e como faz com que a situação do usuário melhore ou se resolve algum problema que ela enfrenta.

Se fizer as coisas bem, a comunidade confiará nas suas recomendações, seguirá as suas “ordens” e investirá tempo e dinheiro no produto.

E vai ser você a lucrar com isso.

Muitas vezes, enquanto dorme.

Conclusão

Como já referimos, o Marketing de Afiliados é a solução ideal se quer ser comissionado pelo resultado do seu trabalho e não estar preso a horários, patrões e regras.

Mas não pense que é fácil. Tudo o que esteja lendo sobre dinheiro fácil do dia para a noite é mentira. Pare de ler.

Se deseja aprender ainda mais sobre marketing digital para dinamizar suas estratégias como afiliado, o Pack de Marketing Digital Gratuito da E-goi pode ajudar, inscreva-se aqui.

8 thoughts on “Marketing de Afiliados – Tudo o que precisa saber

    Avatar
    Mario
    17 novembro, 2018

    Parabéns pelo conteudo, as dicas vão me ajudar muito

    Avatar
    Joyce Louzada
    25 julho, 2019

    Ual, sou cliente E-goi e não sabia que vocês tinham um blog. A propósito, adorei o artigo, ficou bem completo. Comecei a trabalhar como afiliado e venho usando a e-goi para email marketing. Vou visitar o blog mais vezes. Parabéns pelo conteúdo.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      6 agosto, 2019

      Que bom que gostou, Joyce. Continue nos acompanhando! Até breve!

    Avatar
    Maria
    22 setembro, 2020

    Perfeita explicação, muito fácil de entender com termos simples e objetivos, gostei muito. Parabéns!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou Maria! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

    Avatar
    Pedro
    2 março, 2021

    Aprendi Bastante com Esse conteúdo, Obrigado

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou Pedro! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.