Email Marketing

FINALMENTE Gmail mudou! Passou a ser Email Responsivo

5 abril, 2024 (updated) |

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Email Responsivo (começou a suportar Media Queries). ATENÇÃO: Em Outubro 2016, estas alterações (Gmail suportar Media Queries) ainda estavam a decorrer. Por exemplo: Gmail ainda não suportava Media Queries na app IOS e Android. Acompanhe os desenvolvimentos em https://litmus.com/blog/gmail-to-support-responsive-email-design. Se você é um designer, ou desempenha um cargo tecnológico, […]

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Email Responsivo (começou a suportar Media Queries).

ATENÇÃO: Em Outubro 2016, estas alterações (Gmail suportar Media Queries) ainda estavam a decorrer. Por exemplo: Gmail ainda não suportava Media Queries na app IOS e Android. Acompanhe os desenvolvimentos em https://litmus.com/blog/gmail-to-support-responsive-email-design.

Se você é um designer, ou desempenha um cargo tecnológico, de certeza que já sabe disso 😉 Agora…se você é um comum mortal, deve estar a pensar:

“Media Queries?! Email Responsivo?! Isso é importante para mim?”

Vejamos…

Já alguma vez abriu um email no seu celular e… o tamanho do texto era demasiado pequeno (quase não conseguia ler) … ou botões e links demasiados pequenos (é uma luta conseguir clicar neles) … ou imagens demasiado grandes (para além da dimensão da tela)?

Isso é porque esses emails NÃO conseguem adaptar-se ao tamanho das telas dos celulares – foram criados para telas maiores, tal como computadores.

Ou seja, esses emails NÃO são Responsivos – não conseguem adaptar-se a todos os tamanhos das telas (computadores; portáteis; tablets; smartphones…), rotações (horizontal vs. vertical) e resoluções das telas (800×600 pixels; 1024×768 pixels…).

Vejamos um exemplo.

Num computador, o email aparece assim (ver imagem seguinte):

Visualização de mail num computador

Figura – Visualização de mail num computador

E num smartphone, o email poderia aparecer certinho e direitinho (ver Fig. 2 – Responsivo), ou nem por isso (ver Fig. 1 – NÃO Responsivo):

email gmail mobile responsive e não responsive

Figura – Visualização de um Email NÃO Responsivo (Fig. 1) e Responsvo (Fig. 2), num smartphone

Até 30 de Setembro 2016, os emails Gmail  eram NÃO Responsivos (Fig. 1 ).

A partir de 30 de Setembro 2016, o Gmail passou a ser Email Responsivo (Fig. 2).

Um aparte, e aqui entre nós…

… até agora, o Gmail foi como “em casa de ferreiro, espeto de pau” do Google, em relação ao Design Responsivo !

Vejamos. Google penaliza fortemente os websites que não são Responsivos.

No entanto, até 30 de Setembro de 2016, garantir que os seus emails eram devidamente apresentados (quando os destinatários os liam no Gmail) poderia ser um inferno – pelo menos, para quem não usava o E-goi (ver “O que significa Gmail passou a Email Responsivo para você, que usa o E-goi?”)

O mesmo acontece com o Outlook! Mas… quem não tem telhados de vidro? 😉 Por isso, mais vale tarde do que nunca!

O que significa Gmail passou a Email Responsivo para você, que usa o E-goi?”

Ou seja, tem de fazer alguma coisa, para suportar essa mudança do Gmail?

Não tem de fazer nada, desde que tenha o Responsivo ativo (ou que tenha feito o HTML específico para responsivo – caso se sinta à vontade com HTM).

E agora?

Agora, é celebrar com ação 😉

Se ainda não tem conta E-goi, então…

Experimente gratuitamente >>

Se já tem conta E-goi, então não adie mais!

Entre na sua área de cliente E-goi, e…

… envie esses emails e newsletters >>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.