Publicidade Online

Facebook ads: o que é e como funciona? Aprenda a usar!

24 abril, 2024 (updated) |

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de produtos, serviços e até mesmo ideias. Toda empresa que queira ser relevante na internet e fora dela deve apostar em uma presença digital eficiente.

A possibilidade de mostrar o que você oferece e interagir com seu público-alvo — fidelizando clientes e atingindo potenciais compradores — é um dos benefícios de manter canais ativos nas redes sociais.

Em grande parte do mundo, o Facebook é a rede social mais acessada pelas pessoas. Entretanto, para as páginas institucionais (empresas, governos, influenciadores etc.), a rede não tem facilitado as coisas.

No início de 2018, a companhia divulgou comunicado informando que privilegiaria conteúdo produzido por pessoas comuns e diminuiria o alcance das páginas. Ou seja, posts de familiares e amigos terão mais destaque do que o conteúdo de marcas, por exemplo.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante incluir na estratégia de marketing digital campanhas de Facebook ads. Só assim o seu conteúdo atingirá seu público-alvo. Não sabe como fazer? Fique tranquilo, que a gente vai explicar como funciona o Facebook ads. Boa leitura!

O que é Facebook ads?

Facebook ads são os famosos anúncios. É a possibilidade de impulsionar posts, mediante pagamento, para que o conteúdo atinja mais pessoas, ultrapassando o alcance que o Facebook oferece organicamente, ou seja, de forma gratuita.

Trata-se de ferramenta fundamental para quem quer atingir novos públicos, tornar sua marca conhecida e obter mais interações.

Como funciona o Facebook ads?

Campanhas de diversos tipos e com diferentes objetivos podem ser feitas no Facebook. Por isso, para pensar em uma estratégia que inclua Facebook ads, é importante definir uma meta. O que a sua empresa quer? Curtidas na página, visitas ao site, visualizações de vídeos, reações aos posts?

Após responder a essa pergunta, é necessário decidir qual público seu negócio deseja atingir. É possível segmentar Facebook ads por localização, idade, gênero, interesses etc. Esses dados não devem ser ignorados. Focar o público certo, que potencialmente terá interesse pelo seu negócio, é essencial para que uma campanha de Facebook ads seja bem-sucedida.

Quais são os formatos de anúncio?

São muitas as possibilidades e vale colocar a imaginação para funcionar na criação de anúncios. Confira a gama de possibilidades do Facebook ads.

Vídeo

É um dos formatos preferidos pelas pessoas. Com ele, sua empresa pode apresentar os recursos do produto e chamar a atenção do público com sons e movimentos.

Imagem

Sendo belas fotos ou peças produzidas por designer, imagens estáticas também agradam. Direcione as pessoas para sites ou aplicativos usando elementos visuais de alta qualidade.

Coleção

Várias imagens em um único post, integrando conjuntamente um catálogo de produtos, por exemplo. Ideal para estimular as compras exibindo itens à venda, personalizados para cada indivíduo.

Carrossel

Possibilidade de postar até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.

Apresentação multimídia

Use movimento, som e texto para contar sua história de forma encantadora em qualquer velocidade de conexão.

Canvas

Opção exclusiva para dispositivos móveis. Oferece uma experiência em tela cheia do seu anúncio otimizada para celulares e tablets.

Anúncios de geração de cadastro

Os anúncios de cadastro no Facebook e no Instagram ajudam você a coletar informações de pessoas interessadas na sua empresa. Um anúncio de cadastro é apresentado usando uma imagem, vídeo ou carrossel, seguido de um formulário de cadastro quando o usuário se envolve com o anúncio.

Ofertas

As ofertas são descontos que você pode compartilhar com os clientes no Facebook. Você pode criar seu anúncio de oferta para ser exibido como uma imagem, vídeo ou carrossel.

Envolvimento com a publicação

Seu post está tendo bom alcance orgânico e você quer ampliá-lo? A maioria das publicações de páginas no Facebook pode ser impulsionada para gerar mais curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações da foto.

Participações no evento

Os anúncios de participação no evento podem ser usados para promover o reconhecimento do seu evento e gerar participações. Você pode criar seu anúncio para ser exibido como uma imagem ou vídeo.

Curtidas na página

Esse tipo de anúncio é usado para levar os usuários a curtir sua página. É possível criar um anúncio de curtidas com um vídeo ou uma imagem

Quais são os termos importantes?

A fim de que você não se perca com tantas informações preciosas sobre como funciona o Facebook, listamos alguns termos muito peculiares encontrados dentro da plataforma do Facebook Ads que são bastante importantes e que serão muito usados ao longo da construção das suas campanhas. Conheça a definição de alguns e entenda para que eles servem.

Feed de notícias

Para fazer com que você mantenha contato com sua rede de amigos e com as páginas das empresas que você escolheu seguir, foi criado o feed de notícias. Esse é o local em que normalmente aparecem conteúdos com os quais você mais interage ou que apresentam uma grande possibilidade de identificação com o usuário.

Pixel de conversão

Antes de mais nada, você precisa entender o que é conversão. Ela é uma ação que algum usuário toma, como o preenchimento de um formulário ou uma interação feita com sua postagem, o que aproxima do status de potencial cliente classificado pela sua empresa.

O pixel de conversão serve para acompanhar o quão efetiva está sendo sua campanha fora da plataforma do Facebook. Isso serve para monitorar a repercussão que ela está tendo e para verificar o que você pode melhorar para atingir seus objetivos com mais precisão.

ROAS

O ROAS é a abreviação do termo Return over Ad Spend e é basicamente o cálculo do ROI em relação às suas campanhas no Facebook Ads. Ele mostra o retorno que você obteve analisando todo o investimento que foi feito com a publicidade dentro da plataforma. Uma importante ferramenta para você ficar atento e sempre considerar.

Facebook Conversion Lift

Essa é uma importante solução para calcular os impactos que seus negócios têm apresentado. Além disso, dá uma resolução de como funciona o Facebook na sua campanha. Geralmente usado para acompanhar os parâmetros oferecidos pelo marketing, o Facebook Conversion Lift acompanha também a receita adicional que está sendo criada de modo offline.

Publicação sem exibição na Página

Esse é um dos termos que mais ajudam a perceber como funciona o Facebook. Geralmente acontece com uma publicação que foi feita, mas só vai ser veiculada em uma data específica para um determinado público. Ela pode ser usada para promover um conjunto de ofertas, e só depois aparece no feed de notícias.

Como criar uma campanha de Facebook ads?

Definidos os tipos de publicação elencados acima que melhor atendam aos seus objetivos, é hora de resolver outras duas partes importantes. Confira:

Segmentação

Quando criar um anúncio, será preciso definir o público-alvo. Como dito, o Facebook oferece diversas possibilidades de segmentação:

  • localização (país, estado, cidade e até mesmo região);
  • idade;
  • gênero;
  • idioma;
  • dados demográficos, como: relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, preferências políticas;
  • interesses (hobbies, gostos e costumes);
  • comportamento (dispositivos que usam para acessar, sistemas operacionais etc.);
  • conexões (atinja pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua página, aplicativo ou evento).

Fazendo uma segmentação adequada, você otimiza seu orçamento, direcionando o investimento para o alvo correto e propondo uma comunicação adequada.

Orçamento

Definir o valor que você gostaria de investir em Facebook ads é importante para o planejamento da campanha. Atualmente, há duas opções para o manejo do orçamento.

Diário

Com o orçamento diário, você indica o quanto gastará em cada dia de anúncio, seja para campanhas sem data para terminar (você poderá cancelar quando quiser) ou com data de início e término.

Vitalício

O valor inserido será o máximo que você gastará durante a sua campanha inteira, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários.

Como facilitar a criação de campanhas?

Não entendeu direito como funciona o Facebook ads? Achou complicado seguir algum dos passos acima? Pois saiba que há um plug-in que auxilia na criação e gerenciamento de campanhas de anúncios no Facebook.

Com o Facebook Lead Ads, é possível automatizar várias tarefas e aumentar exponencialmente as oportunidades de negócio. Com ele, você poderá criar anúncios que aumentam as oportunidades de negócio e, ao mesmo tempo, o engajamento da sua página.

E aí, gostou das nossas dicas e de aprender sobre como funciona o Facebook ads? Então acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Esperamos você!

2 thoughts on “Facebook ads: o que é e como funciona? Aprenda a usar!

    Avatar
    Bartolomeu
    22 março, 2018

    Ótimas dicas gostei muito interessante valeu por compartilhar

      Avatar
      Hugo Pascoal
      23 março, 2018

      Que bom que gostou Bartolomeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.