Email Marketing

Estratégias de Email Marketing para Otimizar as Vendas

19 junho, 2017 |

Quem trabalha com e-commerce sabe dos grandes desafios que permeiam este universo é aquisição de tráfego e consequentemente a conversão. O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para atrair seu cliente para o seu ecommerce, não tem um custo alto e proporciona um ótimo ROI, por isso, ele se tornou um dos melhores canais de […]

Quem trabalha com e-commerce sabe dos grandes desafios que permeiam este universo é aquisição de tráfego e consequentemente a conversão.

O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para atrair seu cliente para o seu ecommerce, não tem um custo alto e proporciona um ótimo ROI, por isso, ele se tornou um dos melhores canais de vendas para e-commerces.  20% da receita de algumas lojas virtuais é por meio deste canal.

roi email marketing

E para ter um e-mail marketing competente é necessário ter uma segmentação bem estruturada, por isso, o objetivo deste artigo é para você conhecer algumas dicas para potencializar suas vendas com o e-mail marketing, construindo uma segmentação eficiente.

Segmentação: O que é?

Quando falamos sobre segmentação do e-mail marketing, falamos sobre fazer com que seu produto seja direcionado diretamente para o seu público alvo. Com este público determinado, fica bem mais fácil atingir ações específicas, como gerar vendas.

Se sua segmentação é geral, sem sexo, idade, localização e preferências definidas, você acaba atingindo pessoas que não querem adquirir seu produto e conteúdo, por isso a criação de uma segmentação é essencial para consiga alcançar o público certo e converter.

Como construir uma segmentação?

Para começar a construir uma segmentação eficiente, é necessário entender o seu público alvo e que dentro dele há inúmeras variações de idade, gêneros, preferências, entre outros.

Para isto é muito importante a coleta de dados na sua loja virtual e integrá-la com uma ferramenta eficiente, como a e-goi, para fazer a gestão destes dados e poder separar em vários tipos de segmentação.

Segmentação de Email Marketing para Ecommerce

Algumas informações que podem ser coletadas em seu e-commerce:

  • # Cadastro do cliente
  • # Navegação no Site
  • # Categoria de produtos compradas
  • # Abandono de carrinho
  • # Histórico de compra

A estratégia tem que ser com base na segmentação coletada, a partir dela você conseguirá analisar quem teria preferência pelo seu produto.

Com base nos dados de sua segmentação de e-mails você pode pegar, por exemplo, clientes que compraram produtos relacionados a algum outro e, que, demonstraram pela sua navegação interesse nesta categoria.

Outro exemplo bem simples: supomos que seu e-commerce vende produtos para homens e mulheres e que sua maior linha é a feminina. Não cabe os homens receber uma enxurrada de e-mails com seleção feminina, esta pessoa provavelmente irá cancelar o recebimento de e-mails, por não achar o conteúdo relevante.

Alguns exemplos de como segmentar:

Por estágio de compra

Alguns clientes podem estar no processo de pesquisa e consideração de determinada categoria de produto, enquanto outros podem já ser clientes e estar considerando uma próxima compra.

Interesses

Cada cliente possui uma necessidade e interesse em relação aos seus produtos, você pode analisá-lo com base em seu perfil de compra e navegação no site e fazer o cliente finalizar a compra com base neles.

Engajamento

Em sua loja virtual há clientes mais ativos como consumidores e abertos para receber suas informações, como também há um grupo de pessoas inativas e desinteressadas.

Com base nessas informações e entendimento do público alvo, você atinge futuros clientes qualificados e cria uma taxa de conversão maior, além de poder enviar mensagens automatizadas com base em seu comportamento.

Estas mensagens podem ser enviadas imediatamente, elas podem ser um gatilho de alguma atividade específica do usuário ou podem ser agendadas para um período específico.

Conclusão

Vimos que uma vez coletado dados e mapeada a jornada do cliente em sua loja virtual é possível criar várias segmentações para enviar e-mails personalizados. Segundo uma pesquisa da Forrester campanhas de email baseadas em segmentação e automação podem gerar um aumento de 4x de receita.

Então aproveite conheça a ferramenta da e-goi e suas integrações e aplique esta estratégia em seu e-commerce. Lembrando que para lojas virtuais magento a e-goi já possui um plugin de fácil instalação. Entenda também o porquê de o Magento ser a melhor plataforma de e-commerce neste outro post que fizemos.

Você teve outra ideia de gatilho para disparo de e-mail com base no comportamento do consumidor em sua loja virtual? Compartilhe conosco nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.