Estratégia de e-mail para blog: aprenda a usá-lo a seu favor

Estratégia de e-mail para blog: aprenda a usá-lo a seu favor | E-Goi

Quem produz conteúdo para internet já sabe que uma boa estratégia de e-mail é essencial para qualquer empreendimento que queira ter sucesso na rede. Afinal, uma presença digital forte exige o uso eficiente do fluxo de e-mails.

Para blogs que querem ampliar e consolidar sua audiência e tornar-se referência em determinada área não seria diferente, não é mesmo? Complementando um planejamento mais amplo, que envolve o uso de redes sociais, os e-mails cumprem um papel importante.

Por isso, para ajudar você a otimizar a utilização do envio de mensagens, preparamos este artigo sobre estratégia de e-mail para blog. Aqui você compreenderá direitinho quais são as suas vantagens e como colocar essa técnica em prática. Boa leitura!

Como usar o fluxo de e-mails em um blog?

Tão importante quanto enviar bons e-mails é mandá-los para o público certo, que tenha interesse em recebê-los. Assim, sua lista de contatos deve ser composta por pessoas que gostem do tema que você aborda e que tenham manifestado vontade de manter contato com a sua marca.

Aqui vale repetir uma dica básica: não compre listas de e-mails para construir sua base. As taxas de conversão são baixíssimas em relação a uma lista orgânica e você poderá ser considerado um spammer.

Portanto, ainda que demore um pouco mais, construa sua própria lista apenas com pessoas interessadas pelo seu conteúdo. Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, nós listamos algumas dicas abaixo!

Iscas digitais

Uma ótima maneira de conseguir o e-mail das pessoas é oferecer algo gratuito em troca. Pode ser um e-book, o acesso a um webinário, uma planilha ou qualquer outro conteúdo que seja verdadeiramente útil para o seu leitor.

Opt-in

Você já deve ter visto em diversos sites aquelas caixas de formulários convidando os usuários a assinar uma lista de e-mails. Trata-se de um “opt-in de captura”.

Essas ferramentas podem aparecer em diversos locais: no topo, nas laterais ou nas páginas internas do blog. Atenção para evitar o excesso: o ideal é que as caixas não atrapalhem a experiência de navegação do usuário.

Não se esqueça também de que o opt-in precisa ser simples e convidativo. Quanto menos informações do usuário você solicitar, maiores são as chances de sucesso. Muitas vezes, apenas o e-mail e o nome já é suficiente para que um relacionamento seja estabelecido.

Landing page

Uma boa ideia é oferecer sua isca — ou seja, um conteúdo especial — em uma página de captura, também conhecida como landing page. Ela deve ser simples e ter como destaque a captura de e-mails.

Capriche no título — que deve ser bem atraente — para estimular o visitante a inserir o e-mail. Termos como “imperdível”, “único”, “especial” e “exclusivo” são excelentes para ajudar na conquista dos e-mails.

Quais são as vantagens do e-mail marketing?

O e-mail marketing pode ajudar produtores de conteúdo a construir autoridade em determinado nicho. Trata-se de uma ferramenta fundamental tanto para os blogueiros que estão começando e não têm dinheiro para investir quanto para os blogueiros mais experientes, que precisam de uma automatização dos seus fluxos de comunicação.

Você ainda não está convencido das vantagens de uma estratégia de e-mail para blog? Então confira as principais!

Conexão direta

A comunicação por e-mail costuma ser a única opção de contato direto com os leitores sobre a qual você terá total controle.

Nas redes sociais, com mudanças frequentes de algoritmo, sabemos que muitas vezes o conteúdo não é entregue. Ainda há o risco de sua conta ser excluída, de uma hora para outra, e você perder um dos seus canais de comunicação.

Conforto para os leitores

Receber um conteúdo relevante, diretamente na caixa de entrada, é uma comodidade. Provavelmente, a concorrência e as distrações são menores do que nas redes sociais, por exemplo.

Contato pessoal

Mesmo que os e-mails sejam enviados para várias pessoas, você deve escrevê-los como se estivesse falando com uma única pessoa. O envio de e-mails é uma ótima oportunidade para criar um contato mais pessoal com a sua base de leitores.

  Conheça os 10 melhores editores de fotos para Smartphone e saiba como usá-los

Relação de confiança

Uma lista de e-mails deve ser composta por gente que demonstrou interesse pelo seu conteúdo. Ou seja, são pessoas predispostas a estabelecer uma relação de confiança com você, tornando-se fieis ao seu blog.

Qual é a estratégia de e-mail para blog mais importante?

É importante lembrar que, antes de definir a estratégia de e-mail para blog, é preciso definir o objetivo que se quer atingir. Aumentar o público do site? Fidelizar a audiência? Divulgar seus canais nas redes sociais? Estabelecer um relacionamento mais próximo?

Sabemos que objetivos diferentes demandam estratégias diferentes, mas as preocupações básicas geralmente são as mesmas:

  • ter um assunto atraente, que incite a abertura;
  • oferecer conteúdo relevante;
  • ser bem segmentado;
  • entregar valor para o usuário/cliente.

Cumprindo os requisitos acima, as chances de sucesso da sua comunicação por e-mail serão grandes. Assim, a sua estratégia será bem vista pelos provedores de e-mail que, no fim das contas, são quem decidem se o seu e-mail será ou não entregue — eles tomam essa decisão com base no engajamento dos receptores.

Qual é o tipo de conteúdo mais adequado?

Parece óbvio, mas muita gente ainda não sabe. O conteúdo mais adequado para uma estratégia de e-mail para blog é aquele que for mais relevante para os leitores. Geralmente, e-mails com apenas um conteúdo tendem a ser mais eficazes, pois o usuário não precisa escolher e pode focar a sua atenção em um único assunto.

Por outro lado, atualizar com frequência a base de dados com as preferências de conteúdo do leitor é, sem dúvida, um passo à frente na assertividade e na relevância do conteúdo do blogueiro para entregar mais valor à sua audiência.

Quais ferramentas podem ser úteis nesse processo?

Há várias ferramentas, pagas ou gratuitas, que podem auxiliar na estratégia de e-mail para blog. Saiba quais são as principais:

  • envio automático por RSS a cada novo post do blog;
  • teste A/B para comparar a eficácia de diferentes e-mails tendo como base critérios como a taxa de aberturas ou de cliques;
  • formulários e landing pages para captação de leads;
  • templates gratuitos de formulários e para e-mail marketing;
  • réguas de relacionamento simplificadas;
  • editor de e-mail marketing com “arrastar e soltar”.

O E-goi é uma plataforma multicanal, que oferece várias funções de automação de marketing, incluindo uma ferramenta de e-mail marketing. Ela oferece disparos automáticos, criação de fluxos e templates de e-mails. Além disso, também é possível trabalhar com envio de SMS, notificações push e até mensagens de voz.

A função conhecida como “piloto automático” mantém o seu negócio em contato com o lead após o primeiro contato, possibilitando que você controle todos os aspectos desse relacionamento.

Após a leitura deste artigo você já sabe da importância de uma boa estratégia de e-mail para blog e quais são os principais pontos a serem observados para executá-la.

Ainda tem dúvidas ou achou muito complicado? Então entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você e o seu blog a fazer muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.