ERP Online: O que é e qual devo Contratar?

ERP Online: O que é e qual devo Contratar? - E-goi

Nesse artigo vou falar um pouco sobre o ERP online e a importância de ter um em sua empresa para tornar ela muito mais eficiente e competitiva.

O que é um ERP?

O ERP é uma sigla em inglês (Enterprise Resource Planning) que é usada para definir todo sistema de gestão integrado que une todos ou vários processos de uma empresa.

Ou seja, é um programa de computador no qual você pode ao mesmo tempo analisar e desenvolver os processos de marketing, RH, vendas, finanças, estoque e diversas áreas que sua empresa tenha necessidade de gerenciar.

A importância de um ERP

Um ERP não é apenas uma sigla bonita de um sistema supérfluo, muito pelo contrário, é uma sigla que devia estar presente em toda indústria, escritório e empresa que deseja prosperar no mercado.

Mas a grande realidade é que quando o empresário não usa as ferramentas que melhorem a eficiência da sua empresa, está perdendo produtividade, lucro e também muita competitividade no mercado.

Por exemplo, se você efetua uma venda e faz o controle em uma planilha eletrônica, precisará preencher um orçamento, anotar o valor da venda, calcular separadamente os impostos, lançar o valor no caixa e ainda diminuir manualmente a quantidade do estoque.

Com um ERP online você precisará apenas informar uma vez e todos os dados serão lançados ao mesmo tempo em todos os módulos do sistema, além de emitir a nota fiscal simultaneamente.

Concorda que será muito mais prático, rápido e eficiente?

As vantagens que tornam o ERP online tão necessário

Antigamente era necessário contratar uma empresa especializada em programas para criar um ERP exclusivo para a sua empresa, mas atualmente existem programas gerais que podem ser contratados sem maiores dificuldades.

O ERP é uma ferramenta intuitiva e fácil de aprender a usar e já traz diversas vantagens à eficiência, uma vez que une vários aspectos da empresa em uma ferramenta só.

Além disso, é algo necessário no mundo moderno. É notório que o giro dos trabalhadores no mercado nunca foi tão alto, e muito tempo é perdido com treinamentos.

Além disso, uma vez que o software integra vários processos em uma única tela, reduz drasticamente a perda de eficiência ao se utilizar um programa para cada área, pois um ERP padrão tem cerca de – no mínimo – 5 processos diferentes integrados.

erp online

Imagina se você usasse um programa para cada processo? Isso significa que você e seus empregados teriam que aprender a usar cinco programas, que podem dar cinco erros, com cinco telas abertas no computador para analisar cada área separadamente e cruzar as informações em um outro programa.

Fazer tudo em um único programa que integra todas as informações é muito mais simples.

Quais as minhas opções?

São muitos os ERP’s disponíveis no mercado. Deixamos aqui algumas sugestões para o ajudar a gerir todo o seu negócio.

Gestão Click

Acompanhando empresas de retalho e de prestação de serviços, a Gestão Click é uma solução de qualidade capaz de dar resposta as várias necessidades de gestão de um negócio desde a vertente financeira até à logística.

Os fatores diferenciadores são essencialmente a rapidez e a flexibilidade mas nunca descurando a segurança dos dados dos seus clientes, utilizando os mesmos mecanismos que as instituições bancárias.

Bling

Dedicado ás pequenas e microempresas, o Bling é uma outra opção de ERP que conjuga várias funcionalidades numa única plataforma. Controlo de finanças, de stock, emissão de notas fiscais e integração com as principais lojas virtuais.

Para além de aglomerar vários serviços, o Bling permite ainda gerir várias contas de múltiplas lojas virtuais em simultâneo e automatizar todo o fluxo de comunicação entre si e a sua transportadora de eleição.

Bitrix24

Este ERP é uma das plataformas mais usadas do mercado. Com o Bitrix24 pode conectar toda a sua empresa num único ponto e gerir todas atividades e eventos de forma rápida e eficaz. Para além de conseguir acompanhar todos os departamentos e o seu desempenho, o Bitrix24 permite que todas as comunicações sejam realizadas nesta plataforma ou através da aplicação mobile.

A plataforma é também muito útil para gerir projetos. Pode definir prazos, inúmeras tarefas, partilhar calendários ou realizar chamadas de vídeo entre todos os seus colaboradores.

Sage X3

A sage condensou os vários processos industriais numa única solução. A sage X3 tem a capacidade de fornecer mais de 400 relatórios detalhados sobre os custos e o desempenho operacional que lhe permitirá tomar melhores decisões.

Tal como o Bitrix 24, pode aceder a toda informação da sua empresa através do seu telemóvel e ainda contruir e personalizar todos os processos operacionais de acordo com as suas necessidades mais especificas.

Odoo

Odoo é um único aplicativo para todas as necessidades. Acompanhar o funil de vendas, construir a sua própria loja virtual ou gerir o seu ponto de venda e inventário são só algumas das muitas funcionalidades.

O aplicativo disponibiliza ferramentas para otimizar o seu negócio com informações detalhadas sobre os principais KPI’s e também para acompanhar as suas vendas, através da análise da sua faturação, CRM e serviços de pagamento online.

Dinngol

O Dinngol é um sistema de gestão online completo. que atende pequenas e médias empresas que trabalham com vendas de produtos e/ou prestações de serviços. Com o sistema ERP Dinngol você pode controlar, em um só lugar, o financeiro, o setor de vendas, compras, estoque e todos os demais departamentos da empresa em um único software de forma rápida, simples e intuitiva.

Além disso, o Dinngol conta com uma equipe de atendimento para dar um suporte personalizado aos seus clientes, por telefone, chat ou e-mail.

Com qualquer uma destas plataformas pode facilmente poupar tempo e melhorar os processos da sua empresa através de uma ferramenta online com enorme potencial.

Esqueça as contas feitas à mão e experimente uma solução que se adapte às suas necessidades.

O que pensam deste artigo...
  1. Breno Andrade says:

    Olá a todos. Parabéns pelo artigo! Excelente conteúdo. Gostaria apenas de complementar a informação, acrescentando a lista mais um sistema ERP que também vale à pena conhecer, o Dinngol: Um Software de gestão online, feito para otimizar a gestão de pequenas e médias empresas. E pode ser testado por 15 dias grátis pelos usuários. dinngol.com.br Obrigado!

    • Hugo Pascoal says:

      Obrigado pela sugestão, Breno! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.