Email Marketing

Enviou um Email marketing com Erro? Como evitar Prejuízos Maiores

18 julho, 2017 |

Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos colocando algumas tarefas em piloto automático e não dando a devida atenção a elas. E isso pode acontecer na entrega de um relatório, na resposta a algum cliente ou até mesmo nas campanhas de e-mail marketing. E aí aquela campanha planejada e pensada nos mínimos detalhes […]

Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos colocando algumas tarefas em piloto automático e não dando a devida atenção a elas. E isso pode acontecer na entrega de um relatório, na resposta a algum cliente ou até mesmo nas campanhas de e-mail marketing. E aí aquela campanha planejada e pensada nos mínimos detalhes pode ficar comprometida.

Errar é humano, e todos nós sabemos disso e a quantidade de afazeres, responsabilidades e informações têm tornado os erros cada vez mais frequentes. Quem nunca enviou um e-mail com erros de digitação ou mesmo para a pessoa errada?

Apesar de fazer parte do “check list” de qualquer campanha, às vezes enviamos um e-mail marketing sem fazer o teste de envio e confirmar se está tudo correto. Sim, testar é fundamental! Existem boas maneiras de contornar os erros e fazer um “mea-culpa” de forma original. Vamos a elas!

Avalie a situação

A primeira coisa a ser feita é avaliar a situação. Se errou, interrompa o envio da sua campanha imediatamente. Verifique quantas pessoas já receberam o e-mail, e ainda quantas pessoas já abriram o e-mail. Pode ser que você tenha detectado o erro cedo o bastante e possa minimizar o impacto negativo.

Existem erros que atingem apenas uma parte da lista de contatos. Nesse caso um novo e-mail como pedido de desculpas ou ainda reenviar o material apenas para a parte afetada, com uma mensagem, na parte superior do texto, explicando o ocorrido, é a melhor solução. Mas antes de fazer isso observe suas métricas e verifique se o desempenho realmente foi impactado. Às vezes achamos que a situação é pior do que realmente é.

Avalie a gravidade do erro

ERROS SIMPLES

Se for um erro de digitação, ortografia ou mesmo de algum caractere especial que entrou indevidamente, provavelmente o impacto negativo será pequeno. Neste caso, principalmente se for um texto secundário, é melhor deixar fluir naturalmente e não chamar atenção do seu cliente para o erro. Faça uma avaliação se o erro no texto prejudicará a imagem do seu negócio ou não.

Também é bastante comum encontrar e-mail marketing com links incorretos direcionando ao lugar errado e até mesmo aqueles que não funcionam. É um problema relativamente leve, mas que precisa ser resolvido o mais rápido possível para não atrapalhar o desempenho da sua campanha.

Em muitos casos é possível realizar a correção da campanha apenas trocando a imagem errada pela correta no servidor onde ela está hospedada, porém mantendo o mesmo nome do arquivo. Este é um outro tipo de erro que não necessariamente exige a alteração da programação html e a paralização do envio.

ERROS MODERADOS

Outro erro frequente é relativo a dificuldades técnicas no site, visto muitas vezes em lojas virtuais. Pode ser um imprevisto técnico, com o aumento do tráfego o site fica lento para abrir e navegar, e às vezes chega a ficar off-line, derrubando as vendas e a credibilidade da marca.

É preciso prever se o servidor do site é capaz de suportar o tráfego gerado pelas mídias e se a programação utilizada é a mais adequada. Para isso os departamentos de Marketing e Infraestrutura de TI devem estar sempre alinhados.

Enviar a campanha para uma lista de e-mails errada, dá margem para confundir os assinantes, podendo até mesmo ser interpretado como um spam e consequentemente ter a sua entregabilidade prejudicada.

ERROS GRAVES

Em casos mais graves como erros em preços ou datas de eventos podem causar um impacto incalculável. Nestes casos considere enviar um e-mail de correção e usar o próprio site para esclarecer a informação. Outra boa alternativa é usar as redes sociais para passar os dados corretos e responder possíveis dúvidas dos clientes.

Porém em alguns países as leis são rigorosas quando o assunto é preço errado em publicidade. No Brasil, por exemplo, o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz, em outras palavras que “anunciou, tem que cumprir!”. Com exceções quando absurdos acontecem, por exemplo, um carro é anunciando por R$ 30, porém o seu preço correto é R$ 30.000. Sentiu o peso do problema?

É melhor não arriscar e ter o cliente sempre ao seu lado, é a melhor das situações. Se for necessário, consulte um advogado para agir da melhor forma possível.

Dicas para evitar erros

  • Crie um checklist de todos os pontos fundamentais na criação do e-mail marketing e torne isso parte da sua rotina.
  • Revisão é a palavra-chave. Defina quem da equipe fará a revisão textual do e-mail marketing. Quem cria o e-mail não deve ser o responsável por revisar. Comece pelo assunto do e-mail, pois é um ponto fundamental para a taxa de abertura. 
  • Testar é uma regra obrigatória. Mais uma vez você precisará escolher alguém que faça este trabalho. É preciso acessar a campanha, verificar se todas as imagens estão abrindo e clicar em todos os links. 
  • Liste previamente todos os possíveis erros que podemos cometer e quais serão as abordagens criativas para cada um deles. Assim todos da equipe já saberão como agir caso aconteça algo errado.
  • Já deixe preparado alguns modelos de e-mail para serem enviados em caso de erro. Assim você gerencia toda a crise rapidamente.

Entenda que, por maior que seja o erro, não será o fim (assim espero 😊). O melhor a fazer é reconhecer a falha e tentar corrigir o mais rápido possível, da melhor maneira. Quando um equívoco desses acontecer esteja preparado para transformar o erro em uma grande oportunidade, com muita inteligência e criatividade.

Eu já errei. E você? Conte a sua experiência nos comentário logo abaixo.

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