Entregabilidade (Agridoce) de Email: O que é e porque deve se preocupar?

Entregabilidad (Agridulce) de Email: ¿Qué es y porqué tienes que preocuparte? - E-goi

A definição mais divertida de entregabilidade de email para iniciantes de email marketing

 

Assim como a palavra pode torcer a sua língua, a tarefa em si, pode dar-lhe muitas dores de cabeça! Então, o que é esse negócio de entregablibilidade?

A entregabilidade de email, um tema muito falado pelos serviços e usuários de email marketing é a forma como a sua mensagem de email é entregue à sua lista de emails, ou seja, aos seus contatos. Repare que a palavra entregabilidade é formada pela combinação de duas palavras “entrega” e “(h)abilidade”.  Em resumo, significa ser capaz de entregar o seu email no inbox dos seus contatos.

O quê? Não basta clicar num botão, enviar e já está?

Não, por favor, pare, ainda não faça isso. Antes, precisa se certificar que a sua comunicação está em conformidade com as expectativas do receptor. Há a reputação, autenticação e mais uns quantos “ãos” para configurar e validar. Chato? Sim, eu sei! Mas é realmente importante, acredite em mim! Eu vou falar um pouco mais sobre isso em detalhe no futuro, de uma forma tudo menos chata. Está prometido!

Enquanto prepara um envio, já começa a “esfregar as mãos” para escutar aquele som…

O som de uma caixa registradora com dinheiro entrando… não é mesmo? Sim, eu sei! Mas quando lhe digo para escutar estou me referindo a escutar o cliente, absorver o seu feedback… Claro que precisa faturar, mas antes disso tenha em atenção o que ambos dizem, ISPs e os contatos gerenciados por eles, no caso, os seus subscritores. Coisas como por exemplo, “Eu não vos dei o meu email” ou “Eu não pedi para receber nada disto”, são exemplos daquilo que certamente você não vai querer ouvir. É um sintoma de que algo não está bem.

Mas.. Quem são esses tais de ISPs?

ISPs são o que chamamos ao Gmail, Outlook, Yahoo e a todos os outros clientes de email. E, à medida que eles vêm os emails que você envia chegando, impõem as suas regras e podem facilmente decidir que o seu email não vai ser entregue no inbox.

Ah, qual é? Fala sério!

Estou falando sério. Acredite! Imagine que os seus emails são visitantes para os ISPs e que precisa seguir regras de etiqueta para cada visita que eles façam. Há elementos comuns a todos e depois, há particularidades para cada um.

Seja uma visita educada e cumpridora e as portas deles vai se abrir para você. Siga as regras e construa um relacionamento com eles. Em princípio, nunca confia numa pessoa que acabou de conhecer, não é verdade?  Seja consistente. Dessa forma, sempre que “bater à porta” deles, o mais provável é que o deixem entrar. Caso contrário, eles vão começar a não lhe abrir a porta apesar da sua insistência e, se continuar a bater à porta, o mais provável é que acabem chamando a polícia ou até que expulsem você.

Quer descobrir se é assim tão cordial? Comece a ouvir as respostas aos seus emails…

O que pensam deste artigo...
  1. Reinaldo says:

    Estou fazendo tudo o que e imposto e não dei nem um disparo ainda ,porque não
    configurei meus emails
    e os que são enviado são para testes
    Obrigado pela dica

  2. Manoel Alves da Silva says:

    Muito bem colocado e bastante instrutivo. Realmente temos que avaliar os procedimentos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.