Email Marketing

Email Transacional: O que é? Para que serve?

ContentsEmail transacional – o que é?Como tirar proveito do email transacionalQuais as diferenças entre email transacional e email marketing, afinal de contas?Quando devo fazer uso de um ou de outro?Como é que posso assegurar que este tipo de email chega à caixa de entrada do meu cliente?Que complicação! Vocês podem me ajudar? Não posso fazer os meus envios […]

Email transacional – o que é?

Email transacional é um tipo de mensagem que acontece no seguimento de uma determinada ação. Exemplos disto são emails de registro de conta, recibos de compra, notas fiscais, alertas de serviço, mensagens de agradecimento de compra, etc.. A sua newsletter? Isso é marketing, tal como são os autoresponders.

Já anteriormente lhe falamos da automação do seu email marketing . Basicamente, se o seu o negócio revolve em torno de captação de novas contas ou transações comerciais, então o email transacional lhe interessa.

Como tirar proveito do email transacional

Se tem uma loja de e-commerce, ou a sua página requer a ativação de uma conta via-email, é vital que estas mensagens não falhem a colocação na caixa de entrada do cliente. Você não vai querer que um cliente falhe, por exemplo, o email de ativação de conta, ou a confirmação de uma compra, ou um recibo.

Tendo em conta a complexidade dos mecanismos que permitem executar esta tarefa, bem como a gravidade em caso de falha dos sistemas, o ideal é a procura de um sistema que seja o mais fiável e seguro possível, como o da E-goi.

Quais as diferenças entre email transacional e email marketing, afinal de contas?

Na verdade, não. Há diferentes tipos de email e todos eles são distintos, mas complementares.

As mensagens de email marketing tradicionais servem normalmente para adquirir novos clientes, ou aumentar o conhecimento sobre a marca. São enviados em massa. Continuam a ser ferramentas de marketing imprescindíveis, simples, com uma boa relação custo-benefício.

Há, no entanto, produtos/serviços que pedem mais, ou algo diferente. No caso do email transacional, este é utilizado com clientes já adquiridos, alvo de personalização e enviadas uma-a-uma. Podemos dizer que o email transacional é, de alguma forma, uma mensagem de relacionamento, de bonding, que se pode assemelhar a uma relação não-comercial, apesar de ser acionada por uma ação comercial (uma subscrição efetuada, um serviço que foi contratado, um bilhete comprado).

Exemplos disto são uma confirmação de uma subscrição/compra, uma recuperação de password, ou até uma mensagem de aniversário.

Quando devo fazer uso de um ou de outro?

Os dois tipos de email não são mutuamente exclusivos. Ambos devem fazer parte de uma boa estratégia de marketing por email. Os emails marketing são a ferramenta ideal para espalhar a marca, adquirir clientes, comunicar em massa. Os emails transacionais são usados como consequência de uma ação anterior (uma compra, um pedido, uma subscrição). A sua utilidade é semelhante e são ambos extremamente valiosos.

O que trazem é desafios diferentes: dada a complexidade técnica associada ao email transacional, deve ter cuidados adicionais para com a ferramenta que usa para o seu envio. A importância destes emails (muitos deles são mensagens que contém passwords, dados pessoais, etc.) leva à necessidade de que estes sejam entregues rapidamente, ao destinatário correto e que você seja notificado da entrega.

Como é que posso assegurar que este tipo de email chega à caixa de entrada do meu cliente?

Antes de mais, o seu servidor SMTP tem que estar extremamente otimizado. É fundamental configurá-lo com as autenticações corretas (SPF, DKIM e DMARC), integrá-lo devidamente com os FBL, definir o tratamento de bounces e monitorizar constantemente a reputação dos IP.

Se também quiser ter relatórios de entrega (ex. saber quem abriu, clicou, etc.), terá que aplicar mais uma série de medidas para que os ISP e programas anti-phishing autorizem a passagem dos seus emails.

Que complicação! Vocês podem me ajudar? Não posso fazer os meus envios transacionais através do E-goi?

Claro que sim. É aqui que entra o Slingshot, o irmãozinho do E-goi que só envia emails/SMS transacionais!

O Slingshot foi feito para enviar todos os seus emails e SMS transacionais com rapidez, eficácia e relatórios detalhados, sempre através de um SMTP otimizado que nunca pesa no site ou infra-estrutura da sua empresa.

Excelente! Como funciona?

Basta pedir aos seus programadores que se conectem ao nosso relay SMTP (é muito fácil para eles) ou que façam uma integração total com a nossa API. O Slingshot enviará então qualquer email (ou SMS) que lhe seja transmitido por vocês e devolve os resultados correspondentes, incluindo as aberturas, cliques, bounces e remoções, para que possa acompanhar facilmente a eficácia dos seus envios.

Para ativar o Slingshot na sua conta E-goi, basta entrar na conta, ir ao menu “Relatórios”, escolher “API Transacional” e ativá-la. A partir daí já pode fazer a conexão ao nosso SMTP!

Quanto custa o Slingshot?

Não tem custos de hardware nem software! Só paga pelas mensagens que enviar e pode usá-lo mesmo que já tenha contratado um plano mensal E-goi. Basta carregar a sua conta com o número de emails transacionais que prevê enviar.

Quando se acabarem, é só comprar mais. O custo de cada email enviado pelo Slingshot é muitíssimo inferior ao de um email normal. Dê uma olhada nos preços e aproveite para descobrir todas as outras vantagens do Slingshot!

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