Email Marketing

Email Marketing de Natal: O que NÃO deve Fazer + 3 Dicas

24 março, 2023 (updated) |

Isto podia acontecer só no Natal. Podia! Mas não é verdade! Acontece todo o ano! Estas dicas são válidas em qualquer altura do ano e eu vou explicar-lhe porquê.  Mas no Natal, em particular, tende a ser pior. Todo o ano não falha. Com o Natal chegando, você só tem uma coisa na sua cabeça. “Tenho que […]

Isto podia acontecer só no Natal. Podia! Mas não é verdade! Acontece todo o ano! Estas dicas são válidas em qualquer altura do ano e eu vou explicar-lhe porquê.  Mas no Natal, em particular, tende a ser pior.

Todo o ano não falha. Com o Natal chegando, você só tem uma coisa na sua cabeça. “Tenho que enviar já o meu email de boas festas!” E para quem vai enviá-lo? “Para todos os meus clientes.” Todos? “Todos!” Bom, seremos francos com você…

Não faça essa besteira! Pare e pense!

Enviar um email de Natal aos clientes é tentador, mas existem aqui 2 problemas:

Problema #1

Ao dizer “todos os clientes”, possivelmente está se referindo a todos os que já compraram um produto ou serviço a você. No entanto, se pedir ao seu pessoal de vendas que obtenha uma lista de “todos os clientes”, o mais provável é que forneçam um arquivo com todos os contatos do seu CRM, onde se inclui toda a gente (mas mesmo toda) com quem alguma vez eles falaram ou que têm em mente contatar.

Aí estão não só clientes, mas também fornecedores, leads e prospects, muitos dos quais já não recebem um contato seu há anos. Que acha que vai acontecer quando esses contatos paleolíticos receberem de repente um email de você? Se tiver sorte, jogam-no no lixo. Se tiver azar, vai sofrer uma onda de bounces e queixas de spam, que aniquilarão a eficácia de entrega dos seus emails! “Mas é só um postal de boas festas. As pessoas gostam sempre de receber!”. Será que gostam? Repare neste próximo ponto…

Problema #2

Sabe quem também vai enviar postais de boas festas nos próximos dias? Toda a gente! Precisamente por acharem que “as pessoas gostam sempre de receber”, todas as empresas vão disparar votos de feliz Natal em todas as direções.

Resultado? Aquele email de boas festas que preparou com carinho vai se afundar no maremoto natalício de postais, cartõezinhos e frasezinhas que atravanca a caixa de correio dos seus clientes. O bombardeio é tal que o seu email festivo tenderá a nem sequer ser aberto, o que baixará o nível de reatividade (engagement) que os ISP atribuem aos seus envios, arruinando, mais uma vez, a eficácia de entrega dos próximos emails que enviar!

Então o que fazer?

Nos envios natalícios, como em qualquer comunicação por email, o que realmente interessa é o engagement. Portanto:

  1. Nunca envie um cartão de boas festas para toda a sua lista de emails! A sua mensagem natalícia deve ser altamente relevante, segmentada e preciosa. Por exemplo, que tal oferecer um presente especial aos seus clientes mais valiosos?
  2. Basta segmentar os que têm maior volume de compras e presenteá-los com algo único e memorável que reforce a relação deles com a sua marca. E se mesmo assim também quiser enviar um cartão de boas festas aos outros clientes, então…
  3. Conte uma história! As pessoas adoram histórias (são a trave-mestra da civilização ;). Logo, não hesite em falar pessoalmente com o seu público sobre os últimos meses. Pode ser uma lição que aprendeu com um cliente, uma olhada nas novidades do próximo ano, uma curiosidade ou até uma piada. Quanto mais pessoal for o relato, mais captará a atenção, mas se esforce por centrar no lado do próprio cliente em vez de cair num discurso pretensioso em tom de “somos os maiores” (ex. “Este ano fizemos x, crescemos y e agora chegamos a z”).
  4. Fale com o cliente sobre o balanço anual como se fosse com sua alma gêmea, face a face, sem rodeios e com afinidade. Pode ter certeza de que será muito mais apreciado que um banalíssimo “Desejamos um feliz blá, blá blá” 🙂
  5. Não faça nada se não valer a pena fazer! Não estamos brincando. Se não pode oferecer um presente aos seus melhores clientes ou não consegue segmentá-los (de certeza?), não se meta em confusão e dor de cabeça só para enviar já, já, já um corriqueiro cartão. As pessoas vão estar tão mergulhadas num infindável Niágara de cartões que nem lhes passará na cabeça se indignarem por você não ter enviado o seu.
  6. Quer a prova? Quantos emails empresariais de boas festas recebeu no ano passado? Imensos, certo? Lembra as empresas que os enviaram? Aí tem.

Nunca esqueça:

Nesta época especial, faça um esforço também especial para dar algo de real valor ao seu público! Sem essa atitude, mais vale não se dar ao trabalho! 🙂

5 thoughts on “Email Marketing de Natal: O que NÃO deve Fazer + 3 Dicas

    Avatar
    Eduardo
    15 dezembro, 2016

    Isso que é dica! 🙂

    Avatar
    Henrique
    22 dezembro, 2016

    Texto muito esclarecedor. Parabéns!

    Avatar
    Adriano
    24 dezembro, 2016

    acabei com minha dúvida, obrigado!!

    Avatar
    LeadSoftware.com.br
    8 janeiro, 2017

    Gostei do post, ajuda bastante quem está iniciando… Eu também tenho algo muito interessate para o marketing digital, que você ainda não conhece, acredito que você vai gostar.
    Depois da uma espiada na minha página que vale apena. Deixei o endereço ai no nome.
    Att: Anderson

    Avatar
    Karina
    19 dezembro, 2017

    Excelente recomendação. Objetivo e sem enrolação. Adorei. Podem fazer vários posts desse que lerei todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.