Como Melhorar os Resultados do Seu E-Commerce Através da Automação de Marketing

Mejora tu Comercio Electrónico con la Automatización de Marketing - E-goi

E-Commerce + Automação de Marketing = Sucesso!

Comecemos com um exemplo simples, vindo da maior plataforma de E-Commerce do mundo. Quando pesquisa por um produto na Amazon, mas acaba por não comprar nada, não recebe emails constantes da plataforma? Com mais e melhores opções relativas ao produto que pesquisou? Isso é automação de marketing. E a Amazon não é a única a ter possibilidades de seguir essa via.

O poder da personalização

Já pensou em oferecer uma porcentagem diferente de desconto num produto, dependendo do cliente? E enviar um torpedo a clientes interessados em tênis com uma oportunidade magnífica naquele novo par das suas marcas favoritas? Tudo isso é moderno, personalizado, altamente eficaz e mais do que possível.

A personalização e customização são dois conceitos centrais no mundo dos negócios atual. Fazer o cliente se sentir único e especial é uma auto-estrada para o sucesso. Essa personalização e tracking constante das ações do usuário só são possíveis através da automação de marketing.

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Carrinho abandonado? Recupere-o facilmente!

Este é um problema das lojas de E-commerce. O visitante entrou, viu suas opções, adicionou um produto ao carrinho e depois abandonou tudo. Que fazer? O ideal seria saber porque é que ele desistiu da compra, certo? Se foi em função do preço, demora na entrega, se encontrou uma alternativa melhor, etc.. E melhor ainda seria se pudesse chegar a ele novamente e resolver o problema original, não?

Pois saiba que é possível. Ferramentas de automação de marketing para E-Commerce são perfeitas para resolver este problema. Imagine que está numa loja num centro comercial e sai sem comprar. O vendedor vai sair da loja atrás de si para comprar? Não! Mas a automação de marketing vai fazer isso por si. Mesmo que saia da loja sem comprar, vai continuar a “falar” consigo sabendo os produtos que já visualizou na loja online, coisa que o vendedor na loja física não vai conseguir fazer…

Autoresponders

Quanto maiores e mais diversas são as lojas de E-commerce, mais complexa se torna a tarefa de gerir diferentes perfis de cliente, ou diferentes comportamentos.

Imagine que um cliente seu fez sua última compra há mais de 3 meses. Você não quer perdê-lo, sabe que o custo de aquisição de um novo cliente é superior ao da retenção de outro. Solução? Enviar um email com um desconto especial, para o convencer a voltar.

Agora imagine que um outro cliente chegou até você por intermédio de pesquisa no Google, se registrou na sua loja e não realizou ainda qualquer compra. Em condições normais, você não teria como saber qual o perfil de cliente, visto que não pode aceder ainda a um histórico de compras.

Estes mecanismos são poderosos, eficazes e vão mudar por completo o seu negócio. Eles fazem a diferença entre você não ter informação ou poder saber, por exemplo, que a cliente 1123 (número fictício) é mulher, tem 28 anos, gosta de sapatos de salto alto e é fã da marca X ou Y. Sua comunicação fica muito mais fácil, não?

E-Commerce: tarefa difícil?

Não foi por acaso que a Amazon se tornou um dos maiores negócios do mundo. O sucesso da Amazon é tão grande que a empresa fatura mais, hoje em dia, do que o Walmart, o gigante do negócio do retalho físico nos Estados Unidos. É hoje a 4ª maior empresa do mundo (independentemente do setor de actividade).

E todos conhecemos a Amazon, todos recebemos recomendações sobre o que comprar e todas parecem estranhamente certas e adequadas a nós, não é? Isso é tudo por ação de processos de automação de marketing aplicados ao E-Commerce.

O E-Commerce sempre foi uma área apetecível, mas nem todos se envolvem nela por achar que pode ser muito trabalhosa, difícil ou “uma questão de sorte”. À primeira vista, todos estes processos parecem muito complexos, criativos e apenas à disposição das grandes empresas e a troco de muito dinheiro.

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Assim não o é. Todos eles estão à sua disposição.

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