Estratégias de Marketing

Entenda a importância do design no marketing digital

21 junho, 2018 |

Seja em um blog, nas redes sociais ou no e-mail marketing, o design representa um importante meio para gerar diálogo com o público por isso, decidimos escrever este artigo, cuja ideia é mostrar alguns dos maiores benefícios do design no marketing digital. Confira!

Quando as pessoas pesquisam sobre marketing digital, é natural que venham à cabeça ideias sobre crescimento escalável, ferramentas analíticas, leads, landing pages, growth hacking e outras tantas técnicas e termos da área. No entanto, muitas questões básicas, como o design, são esquecidas. Muita gente acha que se trata de algo supérfluo, que apenas deixa as coisas mais bonitas.

Seja em um blog, nas redes sociais ou no e-mail marketing, o design representa um importante meio para gerar diálogo com o público e fazê-lo se identificar com o produto ou serviço da empresa. É claro que tudo está interligado e todos os pontos citados neste texto são essenciais, mas se esquecer do design pode gerar muita dor de cabeça para a empresa.

Por isso, decidimos escrever este artigo, cuja ideia é mostrar alguns dos maiores benefícios do design no marketing digital. Confira!

Quais os benefícios do design no marketing digital?

Passar uma imagem profissional da empresa

Quando a organização utiliza um design claro e objetivo, fica muito mais fácil passar uma imagem de profissionalismo para o público. Consequentemente, o desafio de apresentar o produto ou serviço aos potenciais consumidores também se torna mais tranquilo.

Não é qualquer companhia que tem a consciência da necessidade de investir em um bom design. Por isso, a empresa que realiza esse tipo de investimento conquista mais credibilidade junto à sua audiência. São detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia e nos resultados do negócio.

Um bom design, portanto, contribui diretamente para que a empresa seja vista pelo seu público como séria e comprometida.

Valorizar e fortalecer a marca

O marketing digital é uma metodologia cada vez mais indispensável para qualquer negócio e pode levar a empresa a alcançar lugares onde ela jamais imaginou chegar. Para isso, é imprescindível realizar um trabalho no qual a marca deve ser muito bem cuidada.

Por meio de um design profissional e bem trabalhado, é possível conquistar um ótimo resultado. A marca é cada vez mais valorizada junto ao seu público, que por sua vez passa a reconhecê-la de forma automática.

Aumentar o volume de vendas

Embora não seja o fator exclusivo que influencia o potencial cliente a decidir pela compra, o design é muito importante para a estratégia de marketing digital. Aliado a outros elementos, como uma boa copy, ele ajuda a traduzir o que é de fato seu produto. Além disso, promove o diálogo entre empresa e cliente.

Quando você cria um design e um texto atrativo e coerente com seu posicionamento e as necessidades do consumidor, a sua campanha se torna muito mais efetiva. Você poupa esforços, retrabalhos e custos desnecessários. Mesmo que você contrate um profissional de design, é essencial que tenha essas dicas em mente para descobrir aquilo que funciona com o seu público.

Melhorar a experiência do usuário

Como você sabe, o foco atual é atender às necessidades e resolver os problemas dos clientes. Por isso, a experiência do usuário é um assunto cada vez mais debatido no universo do marketing digital. Em muitas situações, uma boa experiência determina a decisão do consumidor a favor do produto.

Nesse contexto, um bom design é primordial para proporcionar uma experiência agradável em um blog ou nas redes sociais. Pense que, em muitas situações, um possível comprador abandona um site de compras porque, simplesmente, achou o design feio. Para evitar isso, invista nesse conceito e sempre avalie se a estratégia está agradando sua audiência.

Trazer destaque frente à concorrência

Um bom design é uma ótima ferramenta para tornar sua marca única e especial no mercado. Ele é a chave para mostrar o quão autêntico é o seu negócio. Dessa forma, muito mais do que bom, o design deve ser original, além de ser uma ferramenta-base para transmitir sua cultura e seus valores.

É preciso que você tenha total clareza que um design atrativo faz o seu conteúdo se destacar e, assim, desperta a atenção de um potencial cliente. A consequência desse trabalho você já sabe: aumento da receita e dos lucros.

Como aplicar os conceitos do marketing digital no design?

Criar suas peças de design com foco no marketing digital pode deixar suas campanhas muito mais atrativas. Por isso, siga as dicas a seguir:

Personas

Para vender por meio do marketing digital, é preciso que você conheça seu público profundamente e crie suas personas. Sabendo o que as pessoas gostam, você pode criar peças de acordo com seus interesses. Com o tempo, será natural identificar se uma peça gráfica agrada ou não a seu público.

Referência

Sabe aquela história de que não há nada de novo debaixo do sol? Para fazer sucesso no site, em blogs e nas redes sociais, é preciso buscar por referências visuais. O exercício de observação trará diversas referências, como cores, formas e estilos, gerando insights poderosos para aperfeiçoar seu produto.

Coerência

Não dá para fazer uma arte para o Instagram de um jeito e enviar um e-mail marketing com referências visuais completamente diferentes, certo? Isso vai confundir sua audiência e pode ser um verdadeiro tiro no pé. Certifique-se de que a sua comunicação esteja alinhada em todos os meios digitais. Isso determinará o sucesso das suas campanhas.

Como aproveitar as ferramentas colaborativas de design?

Por fim, para fechar o texto com chave de ouro, vamos citar algumas ferramentas colaborativas de design para você fazer o maior sucesso em sua estratégia. Veja só:

  • Figma: essa ferramenta oferece diversas possibilidades de design, facilitando a criação de diferentes peças gráficas em um único espaço;
  • InVision: a plataforma assegura poderosas criações no universo do design e oferece serviços como feedbacks sobre protótipos;
  • NIICE: a ideia dessa ferramenta é que você “fale” visualmente. Entre os serviços, é possível compartilhar e debater ideias com a equipe;
  • Canva: por meio dessa plataforma, você pode criar peças diversas para mídias, como blogs, sites e redes sociais.

O que você achou dessas ideias sobre design no marketing digital? Como mostramos, as possibilidades são inúmeras e valorizar esse conceito pode, definitivamente, render poderosas vantagens para a sua empresa. Por isso, você deve apostar em um design atrativo e, assim, conquistar muito mais consumidores e vendas.

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