Email Marketing

Design de email: 5 razões pelas quais é (tão) importante

14 junho, 2022 (updated) |

ContentsDesign de Email – Porque é que importa mais que o que você pensa1. O mobile é rei!2. O primeiro impacto conta muito3. Assunto: menos é mais4. Faça com que o botão de unsubscribe seja fácil de ver5. Comunicação da marca Design de Email – Porque é que importa mais que o que você pensa […]

Design de Email – Porque é que importa mais que o que você pensa

 

Muitos marketers ignoram o design de email. Como se o design fosse algo só para ter em conta nos websites e nas redes sociais. Afinal de contas, o email é só texto, não é?

Não. Para começar, o design é muito mais do que figuras e elementos gráficos. É sobre organização espacial, estrutura. Depois, pode também ser a diferença entre uma má taxa de abertura de seus emails e uma boa!

1. O mobile é rei!

Não há volta a dar. Uma enorme porcentagem das pessoas lêem seus emails num smartphone, ou tablet. Os seus emails serão lidos em ecrãs pequenos, mais do que em grandes. É fundamental, por isso, que o seu design seja responsivo e bem-parecido em dispositivos mobile.

Dica bônus: dadas as características dos dispositivos mobile, é importante se lembrar que estes são usados sobretudo fora do horário de trabalho. Experimente enviar emails a diferentes horas e veja quais se adaptam melhor a seus leitores.

2. O primeiro impacto conta muito

Seja num celular ou computador de secretária, seja num website ou software, o primeiro impacto é o que importa. Quase todo o seu email pode ser bem pensado e desenhado, mas se a primeira parte (a que aparece no preview) não for cuidada, a taxa de abertura cairá. O design de email tem um papel fundamental aqui.

O preview deve ser charmoso, informativo e claro acerca do assunto que se segue.

3. Assunto: menos é mais

Quando estão reportando um email por SPAM, 70% das pessoas o fazem com base no “assunto:” (via convinceandconvert).

Agora junte isso à tendência para lermos emails em dispositivos móveis (com menos ecrã, que mostram um “assunto” curto). Está a perceber o problema? É de extrema importância que seja conciso, que suas intenções sejam claras e que não pareça SPAM. Para além disto, deve ainda parecer interessante e se destacar dos demais emails.

Como fazer, então? Pense no “assunto:” do email como um título de um texto. O uso de números resulta bem, tal como títulos clássicos de “como”, “o que” e “quando”. Uma boa estratêgia pode ser, também, trazer um certo sentido de urgência (recorrendo a campanhas de 24 ou 48 horas, por exemplo).

O que quer que faça, tente NÃO ESCREVER COM LETRA GRANDE! Não estamos em 1996 e ninguém gosta de pessoas exaltadas.

4. Faça com que o botão de unsubscribe seja fácil de ver

Sim, é isso mesmo. Estamos a dizer-lhe que deve facilitar o processo de remover a subscrição da sua mailing list. De ter um botão de unsubscribe que seja fácil de ver. Sabe porquê?

Imagine que um leitor seu se cansou de seus emails e não quer mais recebê-los.

Ele vai procurar um botão para remover a subscrição, mas você não providenciou um e ele quer sair mesmo assim.

O resultado vai ser que ele vai ter que carregar no botão de SPAM para deixar de receber seus emails, e seu domínio ficará prejudicado. Agora não só perdeu um leitor (que já perderia de qualquer jeito), como seus envios futuros podem ser prejudicados.

Acha que vale a pena?

5. Comunicação da marca

O design de email é importantíssimo para comunicar sua marca. Se ele estiver alinhado com o design da sua empresa, a mensagem será mais facilmente reconhecível e possível de confiar. Tente usar as mesmas cores, tipo de letra e design geral da sua marca.

A regra número 1 do branding é coerência e alinhamento do design. Se o seu design de email não estiver a par do resto do design, é a sua marca que sairá prejudicada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.