Aprenda a usar o comparador de preços a favor de seu negócio

Quais são as vantagens do comparador de preços? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

A facilidade de comprar pela internet tem atraído muitos brasileiros, e a tendência é que esse mercado se amplie a cada ano. Para 2018, a estimativa é de um crescimento de 12% no faturamento em relação ao ano anterior, chegando a R$ 53,5 bilhões.

Além de ter à disposição uma infinidade de produtos e serviços sem precisar sair de casa, fazer compras online traz outra vantagem: poder comparar preços sem peregrinar de loja em loja.

Por meio de um comparador de preços, os brasileiros colocam em prática, também virtualmente, o hábito de pechinchar. Afinal, todo mundo gosta de fazer bons negócios e pagar o menor preço possível pela compra, não é mesmo?

Para os clientes ficam claros os benefícios. E para o vendedor? Quais são as vantagens do comparador de preços? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

O funcionamento do comparador de preços

Os comparadores de preço são sites que pesquisam e exibem, em um único lugar, lojas que oferecem o produto que o visitante está buscando. Isso permite que o possível comprador tenha acesso a várias opções de preço para um mesmo produto, além de outras informações como prazo de entrega, por exemplo.

O comparador de preços facilita a compra e a vida do usuário, ao evitar que ele tenha que acessar várias lojas virtuais para fazer pesquisa de valores. Além disso, o simples fato de um e-commerce aparecer nos resultados de um comparador já dá mais segurança ao possível cliente de que se trata de uma empresa séria.

Os comparadores de preço mais famosos no Brasil

Elencamos abaixo alguns dos principais comparadores de preço mais utilizados no país:

Há também comparadores de preço de remédios, de passagens áreas, de locadoras de veículo e de hotéis, que não são o foco deste texto.

Vantagens para lojas virtuais e e-commerces

Diz o ditado popular que “quem não é visto, não é lembrado”. Considerando que os brasileiros têm o hábito de pesquisar preços antes de efetuar uma compra, estar presente nos comparadores de preço é essencial para ganhar visibilidade. Trata-se, portanto, de uma das várias possibilidade de divulgação de uma loja virtual.

Ao acessar um comparador de preços, o consumidor tende a estar bem próximo de concluir a compra. Sendo assim, esses sites são um ótimo canal de vendas. No entanto, isso só é válido se os seus preços forem competitivos. Afinal de contas, de nada adianta aparecer nos resultados das buscas se o seu preço nunca for o melhor — e é isso que o comprador está buscando, principalmente.

O uso do comparador de preços a favor do seu negócio

Estar presente nos comparadores de preço é uma boa opção de marketing. Esses sites já são muito conhecidos e atraem um volume alto de tráfego diariamente. No entanto, ter sua marca e produtos nesses sites não é de graça. As lojas virtuais precisam ser cadastradas e geralmente o serviço é cobrado por clique gerado.

Mas atenção, cadastrar o seu e-commerce na ferramenta é apenas o primeiro passo. Depois, é preciso colocar em prática estratégias para se destacar, pois o número de visitantes é alto, mas o de lojas também. Além disso, separamos algumas dicas para otimizar a presença do seu e-commerce em um comparador de preços.

Concorrência

Fique atento aos concorrentes e monitore os preços. É importante ter agilidade e fazer alterações para ser sempre o mais competitivo possível. Acompanhe as campanhas de perto, principalmente se está atingindo os objetivos esperados.

Segurança

O comparador pode levar um potencial cliente para a sua loja, atraído pelo bom preço. Mas se o seu site não transmitir confiança, não há valor que faça o consumidor efetivar a compra. Não deixe de lado a questão da segurança de dados.

Informação

Quanto mais informações sobre o produto você colocar, melhor. Facilite para o comprador encontrar exatamente o que está procurando: produto, marca, modelo, cor, garantia etc. Abuse dos detalhes para que o consumidor sane todas as dúvidas sobre a mercadoria.

Atualização

Não há nada mais desagradável do que ver um bom preço no comparador e quando você acessa a loja para efetuar a compra o valor está diferente — e mais alto. É frustrante, não é mesmo? Quando isso acontece, as chances de um consumidor não confiar mais nas informações do seu e-commerce e não retornar são grandes.

Relacionado:  O que fazer para recuperar clientes inativos?

Por isso, atenção total à atualização das informações. O que aparece no comparador de preços tem que corresponder ao que está na sua loja virtual.

Diferencial

Para não ser apenas “mais um no meio da multidão”, é preciso se destacar. Para além do preço competitivo, faça promoções, ofereça frete grátis e descontos, dê brindes. Com certeza isso fará com que você se destaque da concorrência.

Quando o comparador de preços não vale a pena

Se o seu produto é exclusivo ou o preço baixo não é o diferencial da sua loja virtual, não tem por que estar presente em um comparador de preços. Esses sites são utilizados, na maioria das vezes, por consumidores em busca de mercadorias oferecidas por várias empresas. Assim, comparar preços faz sentido.

Por outro lado, quando ele busca algo exclusivo, diferente, ele tende ir direto a alguma loja que já conhece ou a qual foi recomendado. Ou seja: você vende uma bijuteria artesanal, produzida manualmente? É melhor usar outras estratégias de marketing, focadas no seu público-alvo.

Cuidados que devem ser tomados

É preciso acompanhar de perto, diariamente, os resultados. Se uma campanha não gerar vendas logo de cara, é melhor suspendê-la ou alterá-la do que deixar no ar esperando algum resultado. É gastar dinheiro à toa.

Monitorando os resultados, fica mais fácil parar o que não está rendendo e aumentar o investimento no que realmente dá retorno. O essencial é saber interromper uma ação malsucedida a tempo.

No artigo de hoje, você aprendeu um pouco mais sobre o comparador de preços e as vantagens que oferece para os lojistas, além de dicas para otimizar o uso a favor do seu negócio.

Aproveite a sua visita e continue sua aprendizagem com “4 segredos sobre planejamento de custos que você deve saber”.

  1. Rogerio Brizola says:

    Essa ai não sabia! obriga do bom funcionalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.