Como ser promovido? 6 técnicas para você aumentar as hipóteses de uma promoção!

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Neste artigo, trazemos 6 técnicas imperdíveis que vão ajudar a que possa conquistar uma promoção. Acompanhe!

Como ser promovido? 6 técnicas para você aumentar as hipóteses de uma promoção! - E-goi

Ter ambições profissionais é importante para todos, afinal procuramos sempre evoluir, não é verdade? O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que exige muito empenho daqueles que desejam destacar-se.

Nesse contexto, como ser promovido é uma questão que gera sempre dúvidas. Então, a nossa primeira dica é: idealize um plano de carreira que contemple objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, é necessário fazer uma autoanálise e identificar quais os comportamentos devem ser mudados para alcançar esse objetivo.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Neste artigo, trazemos 6 técnicas imperdíveis que vão ajudar a que possa conquistar uma promoção. Acompanhe!

1. Comece a tomar a iniciativa

Quando falamos do mundo corporativo, existem dois perfis bem conhecidos de profissionais: os reativos e os proativos. Os primeiros são aqueles que esperam sempre uma ordem para tomar uma atitude. Por exemplo: o fornecedor errou na preparação de um material? Essa pessoa vai avisar o chefe e esperar que ele resolva o problema ou explique como resolver.

Já um colaborador proativo vai entrar em contato com o fornecedor, explicar a situação e, pelo menos, tentar solucionar o imprevisto por conta própria. Perceberam a diferença? Quem deseja a liderança precisa estar preparado para tomar decisões sozinho e passar segurança às pessoas. Um líder, muitas vezes, precisa agir rápido e sob pressão, por isso é importante que comece a demonstrar que tem capacidade para isso.

2. Tenha “cabeça de líder”

Vamos ser sinceros: é muito confortável quando o nosso chefe assume a responsabilidade por algum problema, não é? Caso algum cliente reclame de algum erro no projeto, por exemplo, quem vai assumir a responsabilidade é ele — e a si, cabe apenas a tarefa de corrigir.

Pois bem, se está à procura de uma promoção, precisa começar a mudar esse pensamento. Faça cada tarefa como se tivesse que a apresentar ao dono da empresa e mantenha-se sempre atento ao prazo de entrega. Para garantir um resultado excelente, antes de enviar a versão final, pergunte ao seu chefe se existe algo que pode ser melhorado e esteja receptivo a um feedback.

Essa atitude também faz parte de um processo de autoanálise como profissional, que é muito importante para crescer dentro da empresa. Aproveite para reservar um momento para refletir sobre todos os resultados que conquistou até hoje e o quanto desenvolveu as suas capacidades. A partir das suas conclusões, invista nas melhorias que considerar necessárias.

3. Capacite-se

Um cargo de liderança exige uma alta capacitação do profissional, por isso é necessário investir nos estudos. Cursos, especializações (pós-graduação, MBA), palestras, workshops e eventos são alguns exemplos do que precisa procurar para crescer na carreira.

Caso não possa investir nessas opções no momento, procure sempre estar atento às novidades do seu segmento, lendo blogs e notícias da área. A própria empresa também pode servir como um ambiente de muito aprendizagem. Converse com os gestores, observe o trabalho deles de perto e mostre-se disponível para ajudar e aprender.

4. Deixe claro que deseja uma promoção

Claro que seria mais fácil se, depois de todo o seu empenho, um belo dia chamassem por si para ir à sala do diretor para dar a grande notícia, não é? Infelizmente, nem sempre é assim tão simples. Por mais empenhado e esforçado que você seja, o seu desejo de uma promoção pode passar despercebido aos gestores.

Para evitar que a sua motivação se transforme em desânimo, deixe claro à empresa que ser promovido é a sua atual meta profissional. Procure conversar com os seus superiores sobre os seus objetivos e mostre que está disposto a conquistar a lugar que surgir. Ao tomar essa atitude, deixa claro que está preparado para assumir desafios e procurar melhores resultados para a empresa.

5. Comporte-se de maneira exemplar

Como ser promovido sem ter uma postura exemplar? Toda a empresa tem uma missão, valores e regras internas, e você deve seguir todos essas diretrizes. Essa é uma forma de passar uma boa imagem e mostrar que é um colaborador comprometido.

Um cargo de liderança exige muitas características de um profissional, como flexibilidade, proatividade, organização, saber trabalhar sob pressão, entre outras. O seu comportamento no dia a dia deve deixar claro que tem todas essas qualidades e está preparado para exercer um cargo de liderança.

Além disso, é praticamente impossível falar sobre esse assunto e não se lembrar da importância do relação com os seus colegas e gestores. Lidar bem com as pessoas é uma das características mais importantes de um líder, afinal ele precisa fazer com que elas tenham o melhor desempenho possível.

Perante este contexto, é relevante usar sempre um tom de voz adequado, ouvir com paciência e mostrar-se sempre disposto a ajudar, quando necessário. Procure também relacionar-se com colaboradores de outras áreas, assim pode entender a empresa como uma forma global e trocar experiências.

6. Invista no marketing pessoal

O marketing pessoal é conhecido popularmente como a arte de se vender. E o que exatamente quer isso dizer? É quando alguém, por meio de algumas atitudes, consegue dar um valor maior para a sua imagem, seja dentro da empresa ou no mercado de trabalho.

Existem diversas maneiras de se fazer isso. Confira alguns exemplos:

  • fique atento ao vestuário — use roupas que condizem com o cargo que ambiciona;
  • seja um resolvedor de problemas dentro da empresa;
  • não espere que o reconhecimento pelas suas conquistas venha sozinho, exponha sempre os seus bons resultados;
  • defina bem os seus objetivos;
  • tenha algo só seu, que vai fazer com que as pessoas se lembrem de si — pode ser um estilo de roupa, um blog, um canal no YouTube, uma página no Facebook, entre outros.

Como ser promovido é uma dúvida que paira na cabeça de muitos profissionais, na medida em que é cada vez mais difícil destacar-se no mercado de trabalho. Sair da zona de conforto, procurar o desenvolvimento e mostrar que está disposto a encarar o desafio são atitudes fundamentais para chegar lá.

Então, neste artigo, trouxemos dicas essenciais para ajudá-lo a aumentar as suas hipóteses de uma promoção. Gostou do conteúdo? Aproveite, partilhe-o com os seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a que, também eles possam alcançar a tão sonhada promoção na empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.