E-commerce

Como preparar o e-commerce para as vendas de natal

5 dezembro, 2018 |

Como sabemos, o Natal é uma época em que o comércio aumenta suas vendas de forma bastante expressiva. No mundo virtual não é diferente! A maioria das pessoas faz questão de presentear os amigos e a família. Assim, é essencial que as lojas estejam preparadas para atender à demanda e garantir o sucesso das vendas.

Uma das primeiras lições é se antecipar e planejar todas as ações para divulgar seus produtos com as mensagens certas e para as pessoas certas. Isso é ainda mais importante nos meios online, uma vez que as pessoas estão antecipando suas compras cada vez mais, pois têm receio de que a mercadoria não seja entregue a tempo do Natal.

Neste texto, daremos dicas para você preparar o e-commerce para o Natal e destacaremos questões sobre como reforçar estoque, atrair mais clientes e criar campanhas nas redes sociais, entre outras. Se você quer ter sucesso nas vendas no fim do ano e entrar em 2019 com o pé direito, acompanhe as ideias que preparamos aqui!

Reforce seu estoque

Apesar de essa ser uma dica muito óbvia, não poderíamos deixar de falar dela. É essencial que você fique atento às tendências da temporada, assim como às necessidades dos seus potenciais consumidores, de forma que você possa reforçar seu estoque da melhor maneira possível. O ideal é ter um sistema que seja capaz de prever a demanda pelas mercadorias oferecidas.

De qualquer forma, o mais importante é estar preparado para evitar a falta de produtos, o que costuma causar muita insatisfação junto aos clientes. Sendo assim, é crucial que você redobre sua atenção em relação à gestão de estoque. Trabalhe sempre para ter total controle sobre a entrada e a saída de produtos e para entender o que traz mais resultados para o seu negócio.

Explore as redes sociais

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais são meios essenciais para o e-commerce estabelecer uma relação direta com seus atuais e futuros clientes. Portanto, entenda quais são os principais canais em que seus potenciais consumidores estão e crie conteúdos de interesse dessas pessoas, de forma que elas se tornem audiência e, consequentemente, compradoras.

Entre os pontos de atenção, é preciso que você tenha um plano de mídia adequado para lidar com cenários como o Natal. Lembre-se de que a mídia social é um dos pilares do marketing digital e um espaço para socializar. Portanto, sempre estimule conversas com as pessoas e sempre responda aos comentários dos usuários, ainda que sejam negativos, como reclamações.

Considere o mobile

Basicamente, os dispositivos móveis tornaram-se extensões dos corpos das pessoas. Por isso, cabe a você entender que grande parte da comunicação do e-commerce será consumida por meio de um celular ou tablet. As pessoas, inclusive, estão finalizando as compras por meio dos seus aparelhos. Nesse sentido, é essencial que a sua comunicação seja direta e direcionada para os interesses dos seus possíveis clientes.

Essa questão do mobile para as vendas é tão importante e cresce tanto a ponto de alguns negócios criarem os m-commerces, ou seja, lojas virtuais especializadas em atender consumidores no mobile. Por essas e outras questões, é crucial que seu negócio trabalhe com uma estratégia que priorize a melhor experiência do usuário nos dispositivos móveis.

Treine sua equipe de atendimento

Hoje em dia, mais do que consumir produtos ou serviços, os usuários querem viver boas experiências. Nesse contexto, o atendimento ganha cada vez mais importância. Na internet, é preciso ter ainda mais cuidado com essa questão, uma vez que as coisas acontecem de forma muito rápida e dinâmica. Os atendentes precisam estar preparados para atuar com excelência em canais como chats, mídias sociais e e-mail marketing.

Além disso, esses funcionários também precisam desenvolver um alto nível de inteligência emocional, pois existem clientes de todo o tipo, incluindo pessoas muito exigentes. Em todas as negociações, por exemplo, é recomendado nunca levar questões para o lado pessoal. O foco deve estar totalmente em resolver os problema dos clientes, fazendo com que eles vivenciem a melhor experiência possível, aumentando as chances de fazer grandes vendas.

Prepare-se para receber um tráfego intenso

O e-commerce também precisa estar totalmente preparado para receber um tráfego intenso em sua loja. Por conta disso, é preciso checar com antecedência se o servidor suporta receber um grande número de visitas — algo muito comum de acontecer em épocas como o Natal.

Uma dica interessante é aumentar a capacidade de armazenamento em nuvem, além de adotar mecanismos de escala automáticos, conforme as demandas da sua plataforma, a fim de assegurar disponibilidade e estabilidade e garantir que os usuários realizem suas compras sem nenhuma barreira.

Prepare sua logística

A questão da entrega é uma das maiores reclamações das pessoas que estão insatisfeitas com o e-commerce. Nesse cenário, ainda mais por se tratar da data comemorativa mais importante do ano, é de grande importância que o prazo prometido no site seja devidamente cumprido, uma vez que as pessoas esperam ansiosamente receber o produto antes do dia 25 de dezembro.

Dessa forma, para que a entrega seja realizada conforme o combinado, é necessário dedicar plena atenção à logística — tanto nos Correios quanto nas empresas terceirizadas. Caso contrário, o cliente pode viver uma experiência ruim e isso pode gerar dores de cabeça para o negócio, como impactar negativamente a reputação.

Seja flexível para possíveis devoluções

Uma dica interessante para aumentar as vendas em períodos como o Natal é flexibilizar as políticas de trocas e devoluções de produtos. Algumas empresas acabam estendendo o prazo, a fim de aumentar a possibilidade de os consumidores indecisos realizarem suas compras.

Por mais que o ano não tenha sido tão favorável para as vendas, não desanime. O Natal é uma grande aposta para vender mais e aumentar a competitividade no mercado. Esperamos que você aproveite essas dicas para preparar o e-commerce para o Natal e as coloque em prática agora mesmo. Atue com todo o gás para fechar o ano de 2018 com as contas no azul.

Se você gostou dessas dicas e acredita que elas podem ser essenciais para empreendedores e o mercado de e-commerce como um todo, compartilhe este post em suas redes sociais!

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