SEO

Como pode o Email Marketing ajudar o SEO?

6 agosto, 2012 |

Marketing Digital é um assunto complexo. Os resultados finais de ações que se podem concretizar com os meios digitais medem-se normalmente no número de visitas, leads e vendas da nossa presença na Web. O SEO é umas das principais ferramentas, mas uma estratégia digital não deve ficar apenas pela optimização nos motores de busca. O Email […]

Marketing Digital é um assunto complexo. Os resultados finais de ações que se podem concretizar com os meios digitais medem-se normalmente no número de visitas, leads e vendas da nossa presença na Web. O SEO é umas das principais ferramentas, mas uma estratégia digital não deve ficar apenas pela optimização nos motores de busca.

O Email Marketing é também um excelente tópico, cada vez mais discutido online. Mas neste artigo pretendo focar em como o email marketing pode ajudar a sua estratégia de SEO. Como sabe, os factores críticos de uma estratégia de SEO são a qualidade dos conteúdos e a referenciação externa preferencialmente em páginas com page rank superior à fonte do conteúdo.

Então como é que o Email Marketing pode ajudar?

Conteúdo – É um erro criar conteúdo duplicado. Escrever um artigo no seu blogue e replicá-lo. Aos “olhos” dos motores de busca será sempre uma duplicação de conteúdo, o que prejudica o valor desses backlinks. Se tiver uma base de dados pode enviar os seus artigos por email.

Backlinks – Fundamental numa estratégia de SEO. Envie uma actualização dos conteúdos do seu site por email com uma breve descrição para incitar à leitura. Se tiverem valor certamente vão ser referenciados e quem sabe até viralizados.

Metas – O ciclo de vida do cliente é complexo. Antes de comprar, o utilizador informa-se, pesquisa, reflecte. Enquanto decide a compra, se lhe for enviada informação útil e não comercial sobre os benefícios de adquirir o produto, o comerciante está mais perto não só de conseguir a venda como também a satisfação do cliente com a marca, o que é extremamente valioso.

Dicas rápidas (check list)

  • # Não enviar SPAM: Enviar emails a quem não autorizou não é ético nem legal. Não compre bases de dados que supostamente são opt-in. Se enviar SPAM será bloqueado pelos ISPs e ficará numa lista negra. Não só os seus emails como o próprio domínio poderão ser bloqueados e isso certamente prejudicará o seu SEO.
  • # Formulário de Newsletter: Aumente a sua base de base de dados e o potencial de viral do seu conteúdo. Use pop-ups ou coloque o link de inscrição, no final dos seus artigos para aumentar o número de inscrições.
  • # Confirmação de Inscrição: Assegure-se que depois da inscrição existe um link de confirmação. Esta medida certamente reduzirá queixas de SPAM.
  • # O conteúdo é Rei: Crie conteúdo valioso e irresistível, de preferência com gráficos. Revela experiência e domínio do assunto.
  • # Link de Remoção: É preferível deixar sair uma pessoa voluntariamente, do que dificultar-lhe o acesso à saída que a deixará insatisfeita e a gerar feedback negativo sobre a marca.
  • # Ser + Informativo e  – Comercial: Conteúdo gratuito e de valor é uma forma de “educar” o cliente e aumentar a qualidade percebida da marca e do serviço com influência direta nas vendas.
  • # Investir num ESP: Particularmente numa ferramenta que tenha um editor muito flexível capaz de lhe permitir construir a sua newsletter sem ter grandes dores de cabeça.
  • # Autoresponders: Automatize a sua comunicação com respostas automáticas baseadas no comportamento do seu subscritor.
  • # Evitar Linguagem SPAM: Palavras como “grátis”, “desconto”, “Poupe” não são bem aceites pelos ISPs que podem tratar o seu email como SPAM, pelo que devem ser evitadas.
  • # Higienização da sua lista: A limpeza de bounces é determinante e de contactos que não interagem à sua newsletter é determinante para manter uma boa reputação junto dos ISPs.
  • # Teste A/B: Teste versões diferentes da mesma campanha para verificar qual a que mais eficaz.
  • # Link de Recomendação e Partilha: Coloque um link de recomendação e partilha nas redes sociais no seu email para aumentar o potencial viral da sua newsletter.
  • # Versão Web: Útil caso o cliente não consiga visualizar as imagens no leitor de email. Caso esse link seja utilizado externamente ainda lhe pode render mais visitas ao seu site.

Conclusão

Os links externos para o seu site (backlinks), são a espinha dorsal de uma estratégia de SEO e o Email Marketing tem um contributo importante para o aumento do número dos links externos e reputação do seu domínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.