Marketing de Afiliados

Como Ganhar Dinheiro Vendendo Produtos Digitais na Internet [guia para iniciante

21 março, 2023 (updated) |

Você tem vontade de trabalhar por conta própria, mas ainda não sabe como começar? Veja alumas dicas de como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet.

Como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet?

como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet

Essa é uma pergunta que quem procura formas de trabalhar em casa tenta sempre responder. A boa notícia é que se seu desejo é saber como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet, você pode!

E isso independentemente de sua área de atuação ou histórico profissional. Praticamente, qualquer pessoa pode fazer negócios online e conseguir uma boa renda com isso.

Mas calma! Você não está esperando nenhuma solução mágica, não é mesmo?

Empreender no mundo online requer, antes de tudo, a consciência de que trata-se de um trabalho como qualquer outro e que, exatamente por isso, requer comprometimento e dedicação constantes.

São muitas as maneiras com as quais você poderá rentabilizar e lucrar na internet, e uma muito difundida nos últimos tempos é criar e vender produtos digitais.

Ficou interessado? Continue a leitura e confira como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet!

O que é um produto digital?

O mercado de produtos digitais tem conquistado um número crescente entre os interessados por temas relacionados a empreendedorismo. Mais do que isso, o empreendedorismo digital e, mais especificamente, os produtos digitais têm sido a força motora para a prosperidade de muitos novos profissionais que têm suas carreiras revolucionadas por esse novo modelo de negócio.

Na maior parte das vezes, os produtos digitais, que também podem ser denominados como cursos online, são materiais digitais de caráter majoritariamente educacional.

A prosperidade dessa modalidade é fruto de dois fatores diretos: a alta escalabilidade de lucros, para os empreendedores, e a facilidade de acesso, manuseio e compreensão para o usuário ou consumidor.

Para engajar nesse mercado e saber como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet, você tem duas opções de atuação: como produtor ou como afiliado.

Na sequência, explicaremos melhor no que consiste o trabalho de cada um e o que você deverá fazer para engajar nesse ofício.

Qual a diferença entre produtor digital e afiliado?

Os produtores digitais

O produtor digital é aquele que criará seu curso online ou material digital para que seja comercializado na internet.

Como ele é o responsável por arquitetar todo o negócio online, o produtor deverá estar envolvido e ciente de todas as ações que se comunicam com seu empreendimento: desde a criação do conteúdo, até a última fase da venda do produto digital.

Esse controle do negócio permitirá que o empreendedor tenha um grande controle gerencial de seu negócio, podendo, desse modo, especificar formatos de conteúdo, propor a comissão dos afiliados, valores de venda, entre outros.

Para se tornar um produtor digital, a única exigência concreta é a sede pelo aprendizado e pela transmissão de conhecimentos.

Encontrar um bom nicho de mercado para definir as características do seu produto consiste, primeiramente, em identificar e lapidar suas próprias peculiaridades e interesses. Afinal, de nada adianta você investir numa temática que não é de seu interesse e competência apenas porque acredita que o número de interessados nela será maior.

Por esse motivo, procure identificar qual será seu produto digital e crie seu plano de curso em formato de ebook ou em videoaulas, o que for de seu interesse e mais pertinente para a temática escolhida.

Pode ser que seu produto não saia como você idealizou logo de início, mas ainda assim, é importante que você comece o quanto antes. Desse modo, você poderá avaliar onde e como deverão ser realizados os ajustes desejados ou necessários.

Caso você não domine todo o assunto de seu produto digital, é possível, ainda, trabalhar com a co-produção, na qual você convida especialistas para aulas temáticas ou produção de conteúdos sobre os temas de sua preferência.

Mas se, depois de tudo, você ainda não se sentir preparado para criar um conteúdo, há ainda uma outra maneira de como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet, que é como afiliado.

E por falar em afiliados, é essencial entender o papel deles no mercado de produtos digitais. Confira na sequência:

Os afiliados

Os afiliados são os principais divulgadores dos produtos digitais e, por isso, são peças centrais para o sucesso do empreendimento.

O produtor digital deve se atentar bastante na escolha desses profissionais para que seu produto tenha uma escalabilidade maior. Os afiliados são, muitas vezes, o elo entre o produtor e o usuário final.

Para que eles possam desenvolver um bom trabalho, eles deve conhecer a fundo o produto digital que divulgam. Além disso, devem se empenhar também na aprimoração deste, junto ao produtor digital, sempre que possível.

O papel do afiliado não é logístico, ele não precisará se ocupar com especificações gerenciais. No entanto, é indispensável que ele desenvolva as habilidades de um vendedor de sucesso: persuasão, simpatia e conhecimentos sólidos em marketing.

Quais são os formatos de produtos digitais?

Existem diversos formatos de produtos digitais que você deverá escolher de acordo com sua preferência, Além disso, observe também qual é o mais relevante para o público que você quer atingir. (Ainda não sabe como definir seu cliente ideal? Leia nosso post sobre como criar uma persona para seu negócio).

Veja algumas das possibilidades de formatos para produtos digitais:

  • Ebooks;
  • Videoaulas
  • Palestras;
  • Filmes;
  • Templates;
  • Códigos fonte;
  • Scripts;
  • Imagens;
  • Fotos;
  • Software e serviços online (inclusive SaaS);
  • Aplicativos para celular;
  • Screencasts;
  • Ícones;
  • Webinar;
  • Manuais;
  • Email marketing
  • Serviços de assinatura;
  • Apostilas de concurso;
  • Músicas;
  • Relatório ou pesquisas de Mercado;
  • Revistas digitalizadas;
  • Trabalhos e artigos
  • Entre vários outros.

É importante ressaltar que você não precisa escolher, necessariamente, apenas um formato de conteúdo para seu produto digital.

A melhor abordagem será sempre aquela que se comunica melhor com seu público e com o formato que você esteja mais familiarizado. Assim, você consegue fazer o que gosta e ainda aprende como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet.

Como estabelecer o preço do meu produto digital?

Uma das dúvidas centrais de quem deseja saber como ganhar dinheiro vendendo produtos digitais na internet é como o preço será determinado. Além disso, querem saber também qual a possibilidade de lucratividade e crescimento.

Definir esses valores não é tão complexo quanto pode parecer. O primeiro passo é, naturalmente, o quanto se é gasto com a produção. Você deve incluir o tempo de dedicação de profissionais envolvidos e materiais utilizado (como câmeras, microfone e iluminação, em caso de videoaulas).

Em seguida, é importante observar os preços praticados pela concorrência, perfil socioeconômico dos seus usuários, projeções e perspectivas de ganhos e, por fim, o valor final do produto digital.

Depois que você começar a vender seu produto na internet, você conseguirá analisar se o valor definido é o correto. Isso porque será possível metrificar e verificar se, depois de toda divulgação feita, as pessoas têm mostrado interesse em comprar seu produto digital.

Caso você ache necessário, é sempre possível modificar o ticket médio e aumentar ou diminuir o preço conforme a aceitação de seu público.

Como lançar meu produto no mercado?

A melhor maneira de verificar se sua estratégia de negócio é eficaz é lançando seu produto digital no mercado.

Mas como fazer isso? — você pode estar se questionando.

Uma medida inteligente é realizar o lançamento de uma prévia para o público e estudar como foi o retorno nesse teste. A partir daí, você poderá determinar ajustes, melhorias de acordo com os feedbacks recebidos ou, no melhor dos cenários, lançar o produto digital oficialmente.

Lembre-se que a pressa atrapalha em muito a qualidade. Por isso, realize tantos testes quanto necessário e ajuste até que os resultados obtidos sejam satisfatórios.

Como lucrar com meu produto digital?

A conquista de visibilidade no mercado digital é, de fato, trabalhosa. Por isso, para se destacar dos concorrentes, você precisa se diferenciar. Isso deve ser feito tanto em relação ao produto em si quanto em relação às estratégias de venda e divulgação.

Por isso, estar sempre atento às novidades do mercado é imprescindível para prosperar no meio digital. Desse modo, você poderá se valer das novidades e soluções que surgirem, deixando seu conteúdo atual e relevante.

Ter um site é um passo importantíssimo para dar credibilidade e visibilidade ao seu produto. Esse deve ser, é claro, muito bem estruturado e com um layout que torne o produto atraente e persuasivo.

Logo, certifique-se de garantir um design atraente e, principalmente, funcional para o site de seu produto. Fotos e descrições bem estruturadas e claras são indispensáveis para a atratividade do que se comercializa.

Além disso, você terá a possibilidade de contar também o auxílio de plataformas para produtos digitais. Essas plataformas são determinantes para o sucesso de uma estratégia de divulgação online.

Existem também outras possibilidades de canais que podem garantir uma boa divulgação para seu produto. Esse é o caso do e-mail marketing, dos anúncios online e das campanhas orgânicas e patrocinadas nas redes sociais.

Mais uma vez, o canal de comunicação escolhido para estar sempre em contato com seus clientes dependerá de sua persona e do que eles mais utilizam na internet.

Conclusão

Se você está cansado dos formatos tradicionais de trabalho e não vê a hora de prosperar como um empreendedor de produtos digitais, lembre-se que produzir materiais memoráveis e que agreguem valor ao cotidiano de seus usuários é a chave para o sucesso nessa área.

Para isso, mantenha-se atualizado (assim como seu produto digital). Procure montar um bom time de afiliados e sempre tente entender como você pode ajudar de maneira ainda melhor seu usuário. Esses são os pilares fundamentais para que você seja um grande destaque em seu mercado.

Por fim, memorize como se fosse um mantra: foco, trabalho em equipe, comprometimento e inovação! Esses devem ser seus objetivos primários em seu cotidiano como empreendedor digital.

E então, gostou de aprender mais sobre como ganhar dinheiro na internet com produtos digitais? Já está preparado para revolucionar sua carreira profissional?

Se você quer ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre como empreender online, não perca este post com 23 ideias simples para trabalhar em casa.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart

9 thoughts on “Como Ganhar Dinheiro Vendendo Produtos Digitais na Internet [guia para iniciantes]

    Avatar
    João Eudes de Oliveira
    20 novembro, 2017

    Este é o tipo de conteúdo esclarecedor, que muitos precisam para tirarem de suas cabeças idéias erradas e preconceituosas sobre os profissionais que trabalham neste ramo e sobre tudo os iniciantes, que por falta de alguém que os orientem, acabam desistindo. Muito obrigado por compartilharem tão bom conteúdo, irei repassar.

    Avatar
    Débora Patrícia
    14 janeiro, 2020

    Parabéns pelo artigo!
    Super esclarecedor!
    Realmente existem diferenças entre afiliados e produtores.

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 fevereiro, 2020

      Que bom que gostou Débora! É verdade que existem diferenças, mas existem muitos profissionais que atuam tanto como produtores como também como afiliados.

    Avatar
    Mary D'arc dos Santos
    22 janeiro, 2020

    Conteúdo muito bom, por ser esclarecedor de forma prática e simples!
    Parabéns!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 fevereiro, 2020

      Que bom que gostou Mary! Obrigado!

    Avatar
    Erivan
    15 janeiro, 2021

    Maravilha tirei muitas dúvidas

    Avatar
    Leandro Freitas
    16 fevereiro, 2021

    Parabéns pelo conteúdo! Porque para começar a vender pela internet é preciso ter uma base, e o seu artigo nos ajuda a ter essa base, porque ele é muito preciso nas informações. Por isso muito obrigado suas dicas ajudaram muito!

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou Leandro! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.