Redes Sociais

Como ganhar dinheiro no Instagram 8 dicas infalíveis

28 janeiro, 2019 |

O Instagram já se consolidou como uma das principais redes sociais, tanto no Brasil quanto no mundo. Atualmente, a plataforma cresce mais que o Facebook e já atingiu a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos mundo afora. Essa grande popularidade faz com que muitos usuários enxerguem a possibilidade de ganhar dinheiro com o Instagram.

Seja por meio da criação de lojinhas virtuais e venda de produtos ou pelo fortalecimento de uma marca pessoal, é preciso seguir algumas regras de boa conduta e ganhar relevância dentro da rede se a intenção for monetizar suas publicações. 

Mas o que fazer? A seguir, listamos 7 dicas infalíveis que podem ajudar você nessa missão. Acompanhe até o fim e descubra o que é preciso colocar em prática!

1. Invista em fotos de qualidade

Mais do que qualquer outra rede social, o Instagram é uma plataforma visual. Por conta disso, é fundamental oferecer um bom material fotográfico aos seus seguidores em qualquer situação.

Seja vendendo produtos ou sendo você mesmo a sua marca, é válido investir em equipamentos profissionais e/ou cursos que ajudem a fazer boas fotos com smartphones, por exemplo.

Além disso, também é possível apostar em estratégias como a hashtag #regram e republicar fotos de outros perfis, de forma a criar um bom moodboard e mesclar essas imagens com o seu material fotográfico próprio.

2. Produza vídeos atrativos

Você lembra quando o Instagram era apenas uma rede social para o compartilhamento de fotos — e todas sempre quadradas? Velhos tempos, não é? Desde então, o aplicativo já passou por diversas atualizações e hoje em dia é possível publicar vídeos de até um minuto no feed.

A novidade é que recentemente a plataforma passou a priorizar o consumo desse tipo de conteúdo, assim como o Facebook. Isso significa que quem posta vídeos tem mais chances de ser visto e de aumentar o engajamento do seu perfil.

Porém, assim como acontece com as fotos, vai ser difícil ganhar dinheiro no Instagram — seja um produto ou a sua imagem — se o seu vídeo não tiver uma boa qualidade de captação, edição, iluminação e áudio.

3. Arrase no relacionamento

Provavelmente você já ouviu falar no algoritmo do Instagram. Além de priorizar a entrega de vídeos no feed dos seguidores, ele também considera o engajamento das publicações ao “decidir” quem vê o quê na timeline.

Os primeiros minutos de uma publicação são cruciais para definir o seu sucesso: quanto mais likes ela receber nesse momento, mais aparecerá para os seus seguidores. Por isso, é importante retribuir as curtidas e responder aos comentários dos seus seguidores sempre que possível.

Assim, fazer publicações com um call to action — ou seja, que gerem uma resposta nos comentários — também é sempre uma boa estratégia. Mas lembre: se você iniciar uma conversa, é importante que você dê sequência a ela.

4. Tenha um perfil profissional

Essa poderia facilmente ser a nossa dica número um por aqui. Se você quer ganhar dinheiro no Instagram e utilizá-lo de forma profissional, é preciso que você “comunique” isso tanto à plataforma quanto aos seus seguidores.

Desde 2016, a rede social criou uma configuração que permite a transformação de perfis pessoais em empresariais. Além de garantir uma oficialização da sua arroba enquanto marca, essa simples alteração também permite que você tenha acesso a métricas e informações sobre seus seguidores que os perfis comuns não têm — o que pode ser muito útil à produção de conteúdo.

5. Não se esqueça dos Stories e do IGTV

Ao pensar o Instagram, é preciso considerar também os espaços dos Stories e do IGTV. Aqui, a dica de ouro é trabalhar essas diferentes divisões de formas integradas, mas diferentes. Imagine você como consumidor de conteúdo e pense o quão interessante seria ver meras replicações de conteúdos em diferentes locais de uma mesma rede.

Explore cada um desses segmentos de forma criativa, preze sempre pela interação com seu público e se aproprie dos elementos próprios disponibilizados pelo Instagram. No Stories, por exemplo, não economize nas enquetes, nas caixas de pergunta e até mesmo nos gifs animados. No IGTV, vale experimentar em edições e ângulos que privilegiem o formato dos vídeos verticais.

6. Lembre-se das hashtags

Entre as muitas atualizações do Instagram, uma relativamente recente foi a possibilidade de acompanhar hashtags. Quais tags associadas ao universo do seu trabalho são as mais seguidas? Já experimentou vincular um post seu a elas? Essa prática pode trazer um bom resultado, uma vez que aumenta as chances do seu conteúdo chegar a mais pessoas.

Outra estratégia é criar hashtags próprias, que possam imprimir uma característica de exclusividade às suas publicações. Os seus seguidores mais empenhados certamente vão querer acompanhá-la e, dependendo do tema dessa tag, pode ser interessante que você os estimule a também utilizá-las em situações específicas (como se fosse um bordão, por exemplo).

7. Invista no seu conteúdo

Para ganhar dinheiro no Instagram, é preciso que seu conteúdo tenha grande visibilidade. Se você está começando do zero, pode ser interessante realizar um investimento inicial e promover os seus conteúdos. Atualmente, a rede social disponibiliza diversas formas de mídia paga e elas funcionam tanto no feed como nos Stories.

Nesse segundo formato, é possível linkar o conteúdo patrocinado a outros sites, o que pode ser interessante para quem quer quer criar uma base de fãs — você pode criar um CTA que convide as pessoas a assinar uma newsletter ou a fazer download de algum material interessante em uma landing page, por exemplo.

8. Procure por parcerias

Depois de seguir todas essas boas práticas que listamos até aqui, fica mais fácil conseguir ganhar dinheiro no Instagram. Ao ter um grande alcance, seguidores cativos e um bom engajamento, o seu perfil pode facilmente chamar a atenção de marcas parceiras.

Entretanto, é sempre interessante que elas tenham um discurso alinhado ao seu. Sobre o que você fala? Como você fala? Quais marcas falam de forma e para um público semelhante?

Inicialmente, você pode ter mais facilidade em conseguir acordos com marcas pequenas — e tudo bem. Comece no seu bairro, divulgue a marca de comida fitness que um amigo criou mais por lazer e não diga não a permutas. Lembre que é preciso começar de algum lugar. O passo seguinte são os famosos #publiposts, que já têm uma característica mais estruturada de propaganda e já envolvem cachês e contratos mais elaborados.

São muitas as “melhores práticas” que precisam ser seguidas para garantir que você tenha visibilidade e relevância dentro da rede e, assim, consiga pensar em ganhar dinheiro no Instagram. Entretanto, ao seguir essas dicas, a tendência é que as coisas aconteçam de forma até mesmo natural. Para isso, é imprescindível encontrar a sua tribo e levar conteúdos relevantes aos seus seguidores.

Está pronto para começar e quer aperfeiçoar ainda mais o seu Instagram? Temos o conteúdo perfeito para isso. Continue em nosso site e veja como bombar o seu IGTV

4 thoughts on “Como ganhar dinheiro no Instagram 8 dicas infalíveis

    Avatar
    Ana carolina soares
    3 fevereiro, 2019

    Muito boa essas dicas! Vou começar a aplicá-las. Eu sempre tive um certo receio com o instagram, mas decidi testar com essas dicas que achei incríveis!

      Avatar
      Daniel Bento
      4 fevereiro, 2019

      Obrigado Ana, esperamos sempre criar novos artigos que ajudem.

    Avatar
    Luan
    10 novembro, 2020

    Opa, estou passando nesse blog e seu conteúdo ficou ótimo

      Avatar
      Hugo Pascoal
      13 abril, 2021

      Que bom que gostou Luan! 🙂 Continue nos acompanhando… até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.