Saiba como fazer seu e-mail não cair no spam em 7 passos

Nos últimos tempos, uma das estratégias de marketing digital mais promissora tem sido o envio de e-mails para o público-alvo e os leads de uma empresa, o chamado e-mail marketing.

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O investimento no disparo desse tipo de mensagem eletrônica permite divulgar um produto ou serviço e ajuda a criar um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Infelizmente, muitas mensagens não chegam sequer ao usuário e se tornam lixo eletrônico. Para evitar esse tipo de situação, existem algumas maneiras de como fazer para o e-mail não cair no spam e você conseguir atingir o seu alvo.

Pensando nisso, vamos apresentar sete dicas que ajudam a configurar o e-mail para aumentar a eficiência de entrega dos seus disparos e evitar que eles caiam na caixa de spam dos seus leads. Acompanhe a leitura!

1. Construa sua própria base de leads

O software presente nos serviços de e-mail está sempre atento à forma que os destinatários reagem ao recebimento da sua mensagem. Dessa forma, esse sistema permite identificar quando uma mensagem está sendo enviada aleatoriamente para um grande número de endereços eletrônicos.

Essa prática leva o remetente a ter uma baixa reputação e, assim, as próximas mensagens poderão ir para a caixa de spam e, até mesmo, serem bloqueadas, resultando em um alcance menor.

Confira as práticas mais comuns que geram baixa reputação:

  • e-mails ignorados e excluídos por muitos usuários;
  • e-mails marcados como spam pelos clientes;
  • e-mails enviados para endereços eletrônicos inválidos ou inativos;
  • e-mails enviados para spamtraps (endereço criado propositalmente, para identificar spammers).

Por outro lado, se o destinatário abre o e-mail, clica no link, responde, encaminha para alguém, por exemplo, o sistema aumenta a reputação do remetente. E, como consequência, os próximos e-mails têm maior chance de entrar na caixa principal (inbox) e, portanto, mais chance de serem acessados e visualizados.

Você não quer que o seu negócio sofra represálias, não é mesmo? Por isso, os e-mails devem ser enviados com o consentimento prévio dos consumidores. Assim, evite disparar mensagens para pessoas que não deram autorização para isso.

2. Utilize uma ferramenta adequada para o disparo de e-mails

Escolha uma ferramenta de uso fácil, que disponibilize um suporte eficiente e que faça o disparo de e-mail marketing. Antes de contratar, procure saber a avaliação e a reputação do IP da empresa.

Veja se ela mantém o monitoramento das pontuações dos endereços de IP que ela usa (sender score) e como eles são considerados.

Muitos provedores têm softwares que detectam a reputação do IP que é usado pelo remetente no disparo de e-mails. Se ele for considerado ruim, as chances de alcance ao público serão bem menores.

Se o número reclamações for alto e a quantidade de spamtraps for grande, é um sinal de que a ferramenta tem uma reputação baixa, e o e-mail que for disparado cairá diretamente na caixa de spam ou será bloqueado.

3. Forneça a opção de descadastramento

Manter um bom relacionamento com o público é uma estratégia de extrema relevância. Entenda que os clientes podem não ter mais interesse no seu produto, ou, pelo menos por um tempo. E, sendo assim, eles têm todo o direito de não quererem receber mais o seu contato.

A insistência contínua no disparo de e-mails indesejados pode causar desprezo e gerar uma imagem negativa no potencial lead. Por isso, é importante que você dê ao cliente o direito de retirar o endereço de e-mail dele da sua lista de contatos. Essa medida é resolvida de uma maneira bem simples: por meio do descadastramento.

No próprio corpo do e-mail você pode disponibilizar a opção de descadastramento. Pense em uma frase simples, como “clique aqui se não quiser mais receber nossos e-mails” e deixe um link disponível para realizar esse procedimento.

4. Faça os disparos com frequência adequada

É importante manter a regularidade no envio do conteúdo. A periodicidade pode variar conforme o segmento do negócio e a preferência e segmentação da sua base de público. Muitas pessoas têm pouco tempo livre para abrir e-mails, assim como aquelas que foram recentemente adicionadas têm maior interesse na frequência maior de envios.

Por outro lado, se a frequência dos envios for pequena, o usuário perderá interesse na sua marca e poderá migrar facilmente para o concorrente, marcando o seu e-mail como spam.

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Além da frequência, pesquise e invista na segmentação do público e esteja atento à qualidade do conteúdo enviado. Sites que usam mecanismos de busca, como o Google, conseguem ranquear melhor um conteúdo por meio da frequência das publicações feitas, por exemplo.

5. Configure o DKIM e o SPF da ferramenta

Criar uma estratégia de e-mail marketing de forma que esses e-mails não sejam considerados inúteis ou spam exige uma série de cuidados técnicos. Para isso, utilize ferramentas eficientes.

Diante disso, é importante configurar as entradas DKIM e SPF da ferramenta. A DKIM (Domainkey) é a chave de autenticação do seu domínio que fica no servidor de DNS. Por sua vez, SPF (Sender Policy Framework) é a autorização que permite o envio de e-mails em seu nome.

Dessa forma, as mensagens têm maiores chances de chegar até a caixa de entrada do cliente. Essa configuração também permite que o servidor envie e-mails em nome do domínio que foi escolhido.

6. Evite enviar conteúdo impróprio

Tenha cuidado com a qualidade do conteúdo que será enviado. Utilize texto e imagens do e-mail. O conteúdo deve ser claro, objetivo e despertar a atenção do leitor. Assim, as chances de a sua mensagem ir diretamente para a caixa de entrada do público são maiores.

Proponha uma ação a ser feita, como clicar em um produto ou baixar um e-book. Isso ajuda a manter o consumidor mais tempo atento à sua marca.

Hoje em dia, grande parte dos acessos acontece por meio de dispositivos móveis, como o celular. Por isso, não se esqueça de elaborar um design responsivo.

7. Evite comprar listas de e-mails

O investimento não vale a pena. Listas prontas com e-mails organizados não costumam funcionar e têm o poder de manchar a imagem da sua marca.

O principal objetivo do e-mail marketing é que o público abra e leia o conteúdo enviado. Se ele foi enviado e foi movido para a caixa de spam, ele não cumpriu o seu objetivo — informar, atrair, convencer e fidelizar o cliente.

Além disso, o destinatário pode sentir a sua privacidade ameaçada, principalmente porque não consentiu com a divulgação dos dados para a sua empresa. E, logo, marcará o e-mail como spam, reduzindo, assim, a sua reputação perante o servidor.

Portanto, não dispare mensagens para destinatários que não deram autorização para isso. Essa prática pode ter o efeito contrário ao que você está esperando.

Os profissionais de marketing devem estar atentos no momento de realizar ações de marketing e precisam saber como fazer para o e-mail não cair no spam. Portanto, invista nessas estratégias. Você vai perceber que os e-mails vão gerar resultados positivos e deixar de cair no lixo eletrônico. Além do mais, a empresa se torna mais confiável e ética no ponto de vista dos provedores.

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