Como elaborar um case? 5 dicas práticas para usar a estratégia em seu negócio

Neste post, abordaremos algumas dicas práticas para que você possa montar o seu case e começar a usufruir dos benefícios dessa estratégia. Confira!

Como elaborar um case? 5 dicas práticas para usar a estratégia em seu negócio - E-goi

Montar um caso de sucesso (ou case) é uma excelente forma de expor os resultados de sua empresa, demonstrando autoridade em seu ramo de atuação e eficiência de seus produtos e serviços, além de ser uma peça-chave para a prospecção de novos clientes e o aumento de vendas.

Contudo, é preciso saber como elaborar um case. É preciso verificar quais clientes têm potencial para ser um e, ainda, quais desejam contar a sua história.

Neste post, abordaremos algumas dicas práticas para que você possa montar o seu case e começar a usufruir dos benefícios dessa estratégia. Confira!

1. Faça uma seleção de possíveis participantes

O primeiro passo é identificar, em sua base de clientes, quais são os que têm os requisitos básicos para se tornar um case de sucesso. Busque por aqueles que tiveram um retorno bem acima do esperado ou que surpreenderam com uma nova abordagem.

Ao construir um case, é fundamental que se tenha em mente que não será a empresa falando sobre os resultados que gerou para o cliente, mas, sim, o cliente falando como a sua empresa o auxiliou a alcançar um determinado resultado.

Por essa razão, as informações utilizadas deverão ser o mais transparentes e sinceras possível, a fim de transmitir credibilidade para quem está consumindo o seu material.

2. Faça contato e verifique o interesse

Após identificar os potenciais clientes para a construção de seu case, é preciso verificar se eles têm interesse em contar a sua história. É quase certo que não existam grandes objeções, contudo, não espere por 100% de adesão.

Muitos clientes declinam ao convite, simplesmente, por terem vergonha de aparecer em um vídeo, por exemplo. Nesse momento, é preciso explicar a ele que existem diversas outras maneiras de se construir um case.

É certo que um vídeo é um material muito mais completo e pode ser utilizado de diversas maneiras, incluindo sua transcrição para um blogpost ou o aproveitamento do áudio para a confecção de podcast, por exemplo.

Contudo, você não consegue utilizar um conteúdo escrito para elaborar um vídeo. Mas não o pressione! Busque por formas alternativas para estimular o cliente a participar e, caso ele recuse, tudo bem! Passe para o próximo cliente.

3. Elabore perguntas estratégicas

Sem dúvidas, esse é o ponto mais importante para a construção de um case de sucesso. Ao marcar uma entrevista com o cliente, você deverá levar algumas perguntas que servirão como guia para orientar o processo.

Veja as principais perguntas que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  • quais eram os problemas que sua empresa tinha antes de conhecer os nossos produtos ou serviços? — Essa pergunta situará a audiência sobre quais circunstâncias o cliente encontrava-se antes de conhecer as soluções de sua empresa e embasará toda a construção lógica da narrativa sobre o caminho que ele percorreu até chegar aos dias atuais;
  • como você conheceu a nossa empresa? — Ao respondê-la, o cliente servirá como uma referência aos que chegaram até você pela mesma maneira, seja por indicação, pesquisas na internet ou pelas redes sociais;
  • o que fez você optar por nossas soluções? — É comum que, antes de fechar um negócio, as pessoas sintam-se inseguras a respeito da eficiência do que foi contratado. Ao explicar suas razões, o cliente estimulará a audiência a repensar alguns pontos e dar uma chance à sua empresa;
  • quais foram seus problemas no início da utilização dos produtos ou serviços e como eles foram superados? — Ao falar sobre suas dificuldades com as novas soluções, o cliente traz mais autenticidade ao case, afinal, nenhuma mudança está livre de problemas e o fato de contar como eles foram superados mostra que é possível adaptar-se ao novo cenário;
  • quais foram os resultados obtidos após a implantação da nova solução? — A apresentação dos resultados obtidos é a parte mais esperada pela audiência. Nesse momento, peça para o cliente expor alguns dados sobre os resultados obtidos e como as soluções de sua empresa colaboraram para tal.

Ao elaborar seu questionário, é possível adicionar outras questões que se mostrem relevantes para a construção do case. Uma boa dica é evitar perguntas que possam ser respondidas com um simples sim ou não.

Quanto mais espaço você der para o cliente expressar-se, mais autênticas serão suas respostas e mais verdadeiro será o processo.

4. Organize as informações

Após a coleta do depoimento, é preciso organizar todas as informações de modo a contarem uma história empolgante, com início, meio e fim. Mexer tanto com a razão quanto com a emoção é o objetivo de um case de sucesso.

Para gerar mais impacto, é interessante separar algumas frases marcantes ditas pelo cliente e trabalhá-las com destaque, seja por meio de legendas no vídeo ou boxes de destaque no corpo de um blogpost.

Outro fator de extrema importância para a construção de um case é a seleção de imagens relacionadas. Sempre que possível, utilize fotos do seu cliente usando seu produto ou serviço, demonstrando sua satisfação.

Mas, atenção! Ao organizar o material, busque não deixá-lo extremamente comercial, sendo esse um dos maiores erros de uma empresa. Busque elaborar conteúdos mais educativos e que aticem a curiosidade do leitor.

5. Divulgue os seus cases em uma página específica

De nada adiante gastar o tempo de sua equipe e de seu cliente, elaborando um case de sucesso, se não ocorrer a divulgação desse material nos diversos canais de sua empresa. Como dissemos, um case de sucesso é uma ótima ferramenta para auxiliar seu time de vendas.

Além da divulgação feita por sua empresa, peça ao cliente que também compartilhe o case em seus canais de comunicação, como redes sociais, blog, site e, até mesmo, por meio de e-mail marketing.

Quanto maior o número de pessoas que esse material alcançar, maior será sua credibilidade e possibilidade de fechar novos negócios.

Não há dúvidas de que é preciso saber como elaborar um case para se ter sucesso com essa estratégia, contudo, ao seguir essas dicas práticas, seu trabalho será muito mais eficiente e os resultados serão incríveis.

Agora que você já sabe como elaborar um case para a sua empresa, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.