Como Criar um E-book para Atrair Mais Leitores para Seu Negócio

Como Criar um E-book para Atrair Mais Leitores para Seu Negócio - E-goi

O mercado de e-books é relativamente novo no Brasil e, por isso, são poucos os dados a seu respeito. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2016 indicou que, entre as pessoas que se consideram leitores, 34% tem o costume de ler e-books. Ou seja, além de promover o seu negócio, oferecer livros eletrônicos estimula essa nova maneira de se relacionar com a leitura.

Oferecer um e-book também irá agregar valor ao seu negócio, podendo ajudá-lo a se tornar uma referência no assunto. Mas afinal, como criar um e-book? Depois de entender a importância e como se relaciona com a sua estratégia de marketing, confira as dicas de como fazer um e-book atrativo para o seu público alvo.

Como criar um e-book

 

Tamanho adequado ao objetivo

Quando a ideia é criar um e-book para atrair mais clientes para o seu negócio, o indicado é produzir um material mais enxuto e que tenha informações realmente relevantes. A produção desse material envolve investimento: de tempo se você for o desenvolvedor ou de dinheiro se você contratar alguém para produzi-lo.

Sendo assim, e-books menores são mais baratos e mais rápidos de fazer. Nada de textos longos e cansativos, ok? Opte pela praticidade.

Calendario Marketing E-goi

Conteúdo relevante e de qualidade

O primeiro passo na hora de criar um e-book é escolher um tema que seja de interesse do seu público alvo e que esteja relacionado ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma empresa de suplemento alimentar, pode oferecer aos internautas um e-book sobre emagrecimento, com receitas que ajudam na perda de peso ou dicas de exercícios físicos.

É fundamental que o seu conteúdo seja bem escrito, o que certamente já é uma preocupação que você tem com qualquer tipo de conteúdo gerado em seu negócio. Se você tem conhecimento do assunto pode escrever o e-book, porém, é bastante comum contratar um redator ou um revisor de textos.

Um título e uma capa muuuuuito atraentes!

Igualmente ao livro impresso, o e-book precisa ter um título persuasivo e uma capa com design profissional. Isso porque somos condicionados a aceitar o que nos desperta melhores sensações. Por isso é importante verificar alguns aspectos: Que expectativa o título gera ao leitor? A capa tem uma foto ou ilustração que remete ao assunto do e-book? As fontes e cores correspondem ao objetivo do título?

Se design não for o seu forte, considere contratar um profissional que possa ajudá-lo a desenvolver um e-book que desperte realmente interesse. Uma estratégia válida é submeter mais de uma opção de título e capa aos colegas profissionais, com o objetivo de colher opiniões e escolher a versão mais adequada.

Diagramação organizada e atrativa

A diagramação é outro ponto fundamental. Além do conteúdo ser bem escrito, o e-book deve ter uma apresentação atrativa, de forma que não canse o leitor. Por isso, o mais adequado é que ele possua parágrafos e frases curtas, ajudando a fluir a leitura.

Outras dicas: começar com um sumário, introdução e depois criar subtítulos e listas, os quais ajudam a dividir o texto em tópicos. Um e-book não precisa ter só texto, mas sim, imagens, fotos, infográficos e outros. Nessa hora, é fundamental o bom senso e a criatividade, os quais juntos podem criar um bom trabalho.

Disponibilização e divulgação assertiva

Depois de pronto o e-book, é preciso deixá-lo disponível a quem deseja obtê-lo, dentro da sua estratégia de marketing. Conforme o tipo de plataforma que o seu site está hospedado (nesse artigo eu dou algumas recomendações) pode haver maneiras diferentes de fazer isso.

De qualquer forma, o mais importante é que o seu download seja rápido, evitando assim que os interessados sem paciência desistam de baixá-lo. Para tanto, o e-book não pode ser muito “pesado”, o que pode ser feito deixando as imagens apenas com a resolução suficiente para serem vistas com qualidade.

Quanto à divulgação, quando o internauta acessar o seu site, pode ser impactado com um banner divulgando o e-book, levando-o a uma página de captura, a famosa landing page. Mas também é necessário divulgá-lo em outras mídias, inclusive, para quem não conhece o seu negócio. Uma dica é fazer parcerias com outros sites e blogs e valer-se da abrangência das redes sociais.

Eu já tenho meu ebook pronto. E você?

O que pensam deste artigo...
  1. Jose Carlos Santos says:

    Olá! Excelente artigo sobre e-book, vai me ajudar a criar os meus, vou indicar este site. Obrigado!

    • Alex Barbosa says:

      Olá Jose, obrigado pelo elogio e pelas indicações. Desejo sucesso para seus futuros e-books! 😉

  2. Veronica Bertholddo says:

    Olá!

    Gratidão pelo compartilhamento dessas informações. Eu já tenho dois feitos, mas só consegui com a ajuda da minha irmã que entende bem mais desse mundo virtual do que eu. Mas com as suas dicas, vou aproveitar pra praticar e me aprimorar.

    • Alex Barbosa says:

      Olá Veronica. Gratidão pelo seu comentário. Acessei o seu site e gostei. Você pode impulsionar os downloads do seu e-book fazendo campanhas nadas redes sociais e no Adwords. Parabéns pelas informações. 🙂

  3. GUSTAVO says:

    Muito bom conteúdo tanto do texto quanto do e-book. Parabéns

    • Alex Barbosa says:

      Gustavo, obrigado pelo elogio. Não é complicado criar um ebook, basta um tempo livre para escrever e alguma habilidade para fazer a editoração. Outra opção seria você contratar alguém que faço o ebook, a partir de um tema/roteiro da sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.