Email Marketing

Como criar e medir os resultados de teste A/B no e-mail marketing?

9 agosto, 2018 |

O e-mail marketing é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital. Tem custo baixo e é excelente para promover relacionamentos, produtos, serviços e muito mais. Se você tem uma lista de e-mails, precisa aproveitar a oportunidade e explorá-la da melhor forma possível.

Existem inúmeras possibilidades e você pode, por exemplo, enviar newsletters, ofertas e divulgar eventos. A comunicação por meio dessa ferramenta é flexível e permite explorar sua criatividade à vontade. O “pulo do gato” é trabalhar os disparos de acordo com as motivações, necessidades e desejos dos seus atuais e futuros consumidores.

Nesse universo, é impossível ter certeza se a sua mensagem será 100% eficiente, concorda? Mas não se preocupe. Existem algumas práticas e técnicas que podem lhe mostrar o caminho das pedras. Uma dessas ferramentas são os testes A/B. Por meio deles, você faz testes para avaliar qual mensagem traz os melhore resultados.

Isso é demais, não é mesmo? Neste texto, mostramos o que é e explicamos as melhores práticas de teste A/B no e-mail marketing. Em seguida, destacamos como você pode medir seus resultados. Vamos em frente?

O que é teste A/B no e-mail marketing

Como o próprio nome sugere, trata-se de um teste que avalia uma variável por vez. A ideia é gerar dois tipos de mensagens (por isso, o conceito “teste A/B”) dessa variável para entender aquela que gera mais resultados. Você pode testar dois assuntos diferentes de e-mail, por exemplo, para ver aquele que tem mais abertura.

Dessa maneira, não é necessário adivinhar qual é o tema preferido dos seus potenciais clientes. É preciso apenas disparar um teste A/B para parte da sua lista de e-mails e analisar os números. Esse tipo de ferramenta é essencial para você explorar ao máximo os potenciais do e-mail marketing.

Teste A/B na prática

Para colocar um teste A/B em prática, um dos primeiros passos é definir qual aspecto da lista será analisado. Por exemplo, é possível testar se uma afirmação funciona melhor do que uma pergunta no campo “assunto” do e-mail. Em seguida, é preciso saber quem receberá cada opção de mensagem.

A melhor forma para assegurar a precisão do teste é por meio da divisão aleatória da lista de assinantes. No entanto, em algumas situações, é recomendado fazer o teste com um número menor de pessoas. Afinal de contas:

  • caso o serviço cobre por cada contato, pode ficar caro realizar testes com toda a lista;
  • antes de realizar uma grande promoção, pode ser extremamente útil fazer um pequeno teste para ter ideias sobre como assegurar uma conversão maior;
  • se uma campanha agressiva ou assunto polêmico for testado, corre-se o risco de gerar um marketing negativo para a marca.

Após realizar o teste, basta comparar os dados e identificar qual opção é mais vantajosa. Mas não pare por aí. Quanto mais testes feitos em determinados aspectos de uma campanha de e-mail marketing, mais otimizada sua mensagem será.

Nesse contexto, um teste A/B pode ajudar e muito a aumentar a conversão e a efetividade de uma estratégia de e-mail marketing. Para que você conquiste resultados cada vez melhores, siga as dicas a seguir:

  • teste uma variável por vez, o que assegura os melhores resultados;
  • utilize a maior amostra, ou seja, a quantidade de leads. Isso é sinônimo de conquistar resultados mais refinados;
  • teste duas versões ao mesmo tempo, pois é sempre o melhor a ser feito. Não é recomendável, por exemplo, testar o e-mail A em um dia e o e-mail B em outro. Os dias da semana e horários podem interferir nos resultados;
  • não se deve confiar no seu instinto. Em vez disso, analise as métricas do teste, pois elas representam um resultado concreto;
  • utilize ferramentas de automação para os testes, pois é mais rápido e fácil;
  • não espere demais para começar a realizar os testes. Um pequeno aumento na conversão pode ser sinônimo de aumento das vendas;
  • testar continuamente é essencial, pois sempre haverá questões para serem melhoradas na sua estratégia.

Como medir os resultados extraídos dos testes A/B

Outro aspecto essencial para que a sua campanha de testes A/B em e-mail marketing dê ótimos resultados é saber quais são as métricas mais importantes para serem medidas. É imprescindível que você defina quais são os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs), que podem ser:

Taxa de abertura e de cliques

É, respectivamente, a quantidade de pessoas que abriram sua mensagem e o número de usuários que se engajaram com seu e-mail e clicaram em algum link. Ambas as taxas estão relacionadas e devem sempre ser observadas em uma estratégia de e-mail marketing.

Taxa de conversão

Representa as pessoas que abriram seu conteúdo, clicaram em algum link e praticaram alguma ação, como baixar um e-book. Essa taxa é essencial porque dirá se a sua campanha está sendo eficaz.

Taxa de rejeição

Também conhecida como bounce rate, mostra a porcentagem de mensagens enviadas que não chegaram aos usuários. Isso pode acontecer por vários motivos, como uma conta desativada ou um endereço de e-mail ter sido digitado errado.

Taxa de crescimento da base

Para isso, é preciso ir além de acrescentar novos usuários. É necessário subtrair o número de unsubscribers pelo total de novos subscribers e dividir pelo número total de e-mails que estão cadastrados. Exemplo: 400 (novos subscribers) – 50 (unsubscribes) / 10.000 (e-mails totais da lista) * 100 = 3,5% de crescimento.

Retorno sobre investimento (ROI)

Obviamente, para valer a pena, a campanha de e-mail marketing tem que dar retorno, não é verdade? O ROI mede a eficiência de um investimento e, para chegar a essa métrica, basta dividir a receita que sua empresa conquistou pelo valor de investimento realizado em uma determinada campanha. Por exemplo, se você aumentou as vendas em R$ 1.000,00 e investiu R$ 100,00 na campanha, seu ROI é de 900%.

Sem nenhum de exagero, o teste A/B no e-mail marketing é capaz de revolucionar sua estratégia de e-mail marketing. Em vez de contar com o achismo ou a intuição, utilize essa ferramenta para entender o comportamento do consumidor e entregar conteúdos totalmente alinhados com as suas necessidades. Dessa maneira, seus números, seu engajamento e seus resultados melhorarão de forma substancial.

Além disso, para você entender o assunto de forma mais profunda, confira um artigo específico sobre métricas de e-mail marketing.

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