Saiba como bombar no IGTV do Instagram

O IGTV do Instagram vem revolucionar ainda mais a maneira como experimentamos o consumo de conteúdo na internet. Você já deve conhecer a nova ferramenta, uma plataforma de vídeos dentro do perfil de cada usuário que permite produções mais longas feitas especialmente para o mobile.

E ela merece a sua atenção, já que, cada vez mais, nós gastamos nossas horas assistindo a vídeos direto no celular.

O negócio é sério! Isso porque o vídeo para mobile deverá ser o formato que mais crescerá em 2018 na América Latina. Além disso, o consumo de vídeo em dispositivos móveis já supera as visualizações em desktop. Com esses dados em vista, é possível perceber de cara a relevância de uma ferramenta como o IGTV!

Por isso, neste artigo, nós elencamos tudo que você precisa saber para bombar essa ferramenta e conquistar mais seguidores! Acompanhe.

O que é o IGTV

O Instagram lançou uma nova ferramenta em comemoração aos seus 1 bilhão de usuários ativos. A ideia do IGTV é ser uma plataforma de vídeos de longa duração, em contraponto aos vídeos de Stories e outros apps famosos, como o Snapchat, que permitem o compartilhamento de vídeos curtos.

Isso é ótimo especialmente para blogueiros e influencers em geral, já que permite a organização e a distribuição de conteúdos muito mais profundos com os seguidores. Além, é claro, de ser super prático para quem já acessa com frequência o Instagram.

O grande diferencial do IGTV é que ele permite a produção de vídeos completamente voltados para o mobile — isso é o futuro! Vídeos na vertical preenchem completamente a tela do celular e não exigem do espectador o desconforto de ficar virando o aparelho em busca do melhor ângulo. Por isso mesmo o IGTV é visto como uma televisão, só que para o celular.

Como usar o IGTV no Instagram

Ao acessar o ícone da ferramenta, no canto superior direito do Instagram, você verá quatro abas:

  • para você: indica conteúdos produzidos por pessoas que você segue e que têm a ver com o que você costuma consumir;
  • seguindo: reúne todos os conteúdos das pessoas que você segue;
  • populares: aponta, como o nome já diz, os conteúdos mais populares da plataforma;
  • continuar assistindo: permite que você retome conteúdos.

Você pode utilizar o ícone de busca no canto esquerdo para pesquisar temas, hashtags, palavras-chave e produtores de conteúdo. Já no canto direito acima das abas, existe um ícone de ferramenta, onde você deve clicar e selecionar “Criar canal” para começar a compartilhar os conteúdos produzidos por você.

Fique atento! Os vídeos devem seguir algumas normas, como:

  • ter resolução de até 4K;
  • ter tamanho entre 650 MB e 5,4 GB;
  • ter entre 15 segundos e 10 minutos (para os perfis oficiais, são permitidos conteúdos de até 1h de duração).

Como bombar o seu canal no IGTV

Apesar de o IGTV estar disponível para qualquer usuário, você já deve imaginar que não é só filmar qualquer coisa e postar para começar a utilizar a ferramenta da melhor maneira possível. Se você deseja popularizar o seu canal e ser reconhecido pela qualidade do conteúdo que produz, existe uma série de boas práticas a serem seguidas. Veja só!

Faça vídeos na vertical com qualidade

O bom digital influencer é esperto e produz imagens e vídeos com câmeras profissionais, para depois adaptar o conteúdo ao mobile. Isso porque, por mais que o celular produza vídeos cada vez melhores, eles ainda não chegam a superar a qualidade de um vídeo de uma câmera.

Para já fazer o seu vídeo na vertical, existem duas possibilidades: gravar com a câmera na lateral ou editar o vídeo pronto, cortando as laterais. Prefere filmar direto do seu smartphone? Tudo bem, mas garanta que possui um modelo avançado, capaz de produzir uma imagem bacana.

Atenção! O foco do seu vídeo deve permanecer no centro da tela. Lembre-se que não haverá muito espaço para estripulias e excesso de movimento e faça testes antes de começar a gravar para encontrar o ângulo perfeito!

Fique de olho no tempo

Ainda que o IGTV permita vídeos longos, comece produzindo conteúdos entre 2 e 5 minutos. Você já sabe que a atenção do espectador na internet é facilmente perdida, portanto, evite conteúdos verborrágicos ou enrolar demais. Faça vídeos mais longos apenas em casos específicos, como em uma entrevista ou no caso de um tutorial mais complexo, por exemplo.

Explore o terreno

Antes de começar a produzir o seu próprio conteúdo, explore o IGTV e veja o que está em alta. Confira os vídeos mais populares e saiba o que outros produtores de conteúdo como você andam postando. Assim, você já entra na ferramenta com um direcionamento do que melhor se encaixa ao seu tipo de conteúdo.

Saiba utilizar as hashtags

As hashtags seguem relevantes também para a produção de conteúdos no IGTV, ainda que não possuam tanta eficácia quanto nas fotos do Instagram. A melhor maneira de utilizá-las é na descrição do seu vídeo. Quando o espectador clicar nela, será encaminhado para a busca no feed do Instagram.

Portanto, que tal criar hashtags próprias para você e seu conteúdo? Assim, o seu público saberá como encontrá-lo e sempre será redirecionado a outros conteúdos produzidos por você.

Promova os seus vídeos

Sempre que postar um novo vídeo no IGTV, não espere que os seus seguidores descubram sozinhos. Faça um stories divertido e convidativo avisando sobre o novo conteúdo.

Construa um conteúdo único

Se você tem um blog, por exemplo, não há nada de errado em adaptar conteúdos já publicados anteriormente, explorando o novo formato mobile. Até porque já sabemos que o público gosta cada vez mais de assistir a conteúdos, ao invés de lê-los.

Além disso, busque produzir conteúdos exclusivos para o seu canal. Isso faz com que o seu público se sinta estimulado a ir até o seu IGTV para assistir aquele vídeo que só existe ali e em nenhum outro lugar, além de ser mais um ótimo jeito de conquistar novos seguidores.

Não esqueça de testar diferentes possibilidades e de motivar o seu público a trazer retornos. Incentive o compartilhamento de opiniões e acompanhe as métricas. Faça isso intercalando novidades com conteúdos que já têm a sua cara. Assim, você cria uma identidade para o seu canal, ao mesmo tempo que descobre as preferências dos seus seguidores.

E aí, está se sentindo pronto para bombar no IGTV do Instagram com essas dicas? Leve o seu perfil online ainda mais longe! Confira o nosso artigo sobre como ser bem-sucedido com o marketing no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.