E-goi Novidades

[Integração] E-goi + Manychat: Chatbot para Facebook Messenger

30 janeiro, 2019 |

Não perca uma única mensagem de seus clientes! Saiba como o Maychat pode ajudar nisso e muito mais! Acompanhe!

Provavelmente já usa o Facebook Messenger em seu negócio e também sabe que seus clientes usam e valorizam esse canal de contato. Com o ManyChat você ganha um robô que responde e envia mensagens automaticamente por você. Mas ele não faz somente isso!

Neste post vamos mostrar como pode também pode aproveitar essa ferramenta para apoiar a sua estratégia de Geração de Leads e de Email Marketing.

As ferramentas de comunicação mais usadas nos dias de hoje, são os aplicativos de Chat como o Facebook Messenger. Esse aplicativo está de tal forma integrado no nosso dia-a-dia que passou de uma simples ferramenta de chat para um aplicativo de apoio ao cliente.

É frequente encontrar o Messenger em websites, lojas virtuais ou blogs que usam este serviço para melhorar a comunicação e aumentar a proximidade com seus clientes. É nesse momento que são acionados os chat bot como o ManyChat. Saiba como configurar o bot no Messenger.

O ManyChat pode ajudar o meu negócio?

Com certeza!

O ManyChat pode ser usado de diversas formas, por exemplo, no atendimento ao cliente você pode configurar uma mensagem de boas-vindas automática. Esta mensagem de boas vindas vai surgir na tela do cliente na primeira vez que alguém abrir o Messenger. Nesse momento pode incluir um menu com as perguntas mais comuns e respostas pré-escritas.

Em todo esse processo o ManyChat vai recolhendo informações sobre o cliente ou visitante e essa informação pode ser muito útil na sua estratégia de marketing.

O ManyChat só serve para enviar mensagens?

NÃO! Mas ele faz até magia!

Uma das funcionalidades mais incríveis do ManyChat é a possibilidade de iniciar automaticamente uma conversa com alguém que comente um post da sua página de Facebook (entre outras formas). Essa funcionalidade se chama Growth Tool. Por exemplo, você pode fazer um post em que entrega uma oferta para quem comentar “SIM” na caixa de comentários desse seu post.

A partir do momento em que a pessoa comenta a sua publicação, recebe uma mensagem sua de agradecimento solicitando que confirme a ação (esta chamada pode ser personalizada como quiser). Assim que a pessoa confirmar, você pode enviar para ela as mensagens que quiser.

E onde entra o E-goi nessa história?

Recentemente o ManyChat impôs alguns limites aos seus usuários.

Resumidamente, a partir do momento que o seu “Lead” faz os passos que citamos acima, você tem somente 24h para poder comunicar com ele. Muitos usuários ficaram furiosos com este limite, mas como em muitas outras situações, o problema é os negócios “jogarem todos os ovos na mesma cesta”, ou seja, ficarem dependentes de ferramentas externas que não conseguem controlar.

MAS, não se preocupe, pois o Super E-goi chegou para salvar você!

Como? Vamos explicar aqui, passo a passo:

A partir do momento que você tem a confirmação do seu “Lead”, a primeira coisa que deve fazer é pedir o email dele (como sendo uma regra para receber a oferta). Para isso, você adiciona na sequência um elemento que se chama “Free keyboard input” que basicamente guarda o que o Lead escrever ali, num campo que você escolher (neste caso, o campo de email).

Depois disso, basta que você envie para o E-goi os dados do “Lead” (já com o campo do email) através do webhook que a integração oferece. Mais abaixo tem o passo a passo para realizar essa integração, não se preocupe! É bem simples!

Qual é a eficácia desse método para Gerar Leads?

É muito maior do que qualquer outra que você possa imaginar!

Se aquilo que você tem para entregar for realmente bom e de grande relevância para o seu público, vai ficar com a caixa de comentários lotada de Leads entrando na sua lista E-goi. Lembrando que quantas mais pessoas comentarem sua publicação, mais alcance orgânico o Facebook vai dar para ela!

O resultado é uma quantidade absurdamente maior de leads capturados e a um custo absurdamente inferior ao que você consegue hoje por outros métodos mais “tradicionais”.

Como posso integrar o ManyChat com o E-goi?

Se usa o ManyChat com certeza já recolheu muita informação dos seus clientes que gostaria de enviar para uma ferramenta de email e automação de marketing como o E-goi.

O processo é simples e vamos explicar para você como pode fazer essa integração em poucos minutos.

1. Já tem conta no ManyChat?

Se já tem, pode avançar para o passo 2
Caso contrário, pode criar aqui uma conta ManyChat.

Lembrando que esta integração só funciona com contas ManyChat PRO. Porém, como você não precisa manter seus contatos após a captura do email, pode apagar os usuários cadastrados no ManyChat e assim manter o preço BEM reduzido. Além disso, só precisa contratar uma assinatura no ManyChat enquanto estiver fazendo alguma ação de captura de Leads.

2. Crie o seu Growth Tool

No ManyChat vá a GROWTH TOOLS >> WIDGETS >> FACEBOOK COMMENTS (usaremos os comentários num post tal como o exemplo que citei. Porém, pode explorar outras formas de capturar seus leads.

Dica: Se ativar o Growth Tool para um post já publicado no Facebook, os comentários que aconteceram antes da ativação, não irão entrar no fluxo. Por isso, recomendo você fazer um novo post e programar ele para um horário mais tarde.

3. Configure a Captura do Lead

Na sequência automática de mensagens, adicione um elemento FREE KEYBOARD INPUT para que o lead possa digitar o seu email. Depois, basta dizer onde quer salvar a informação desse campo (neste caso será no campo base de EMAIL do próprio ManyChat) e adicione uma ação EXTERNAL REQUEST para ser executada assim que o Lead envia o email dele para você.

Já voltaremos nesta tela para concluir a configuração.

4. Gerar Webhook no E-goi

Acesse sua conta E-goi e vá em MENU (com o seu nome) > INTEGRAÇÕES > VER TODAS (no fundo da página) e crie a sua nova integração com o ManyChat.

Copie o seu WebHook e clique em COMEÇAR.

5. Ativar Ligação com o E-goi

Agora, volte à tela do Ponto 3 e conclua a configuração, testando a ligação entre as duas plataformas, seguindo os passos conforme a imagem abaixo.

6. Configure a sincronização com o E-goi

De volta no Goidini e com a integração entre as duas ferramentas já testada, terá agora a possibilidade de acessar as configurações no E-goi. Escolha em que lista quer adicionar os Leads, qual a Tag que quer que fiquem os cadastros que chegam do Manychat (opcional), o idioma dos leads e os campos que precisa sincronizar.

Faça o mapeamento dos campos do ManyChat com os campos correspondentes no E-goi e clique em SAVE.

Se tiver feito tudo corretamente, pode concluir a integração e começar a sincronizar os e-mails recolhidos no ManyChat para o E-goi.

Não se esqueça de testar! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.